Todavia me alegrarei no Senhor – Pregação
Esboço de Pregação Habacuque 3:18 “Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.”
– O livro do profeta Habacuque aborda em seu primeiro capítulo acerca de um grito: VIOLÊNCIA! Esse é o grito que impera em nossos dias, atingindo a diversas pessoas e famílias. É o grito que traz dor, preocupação e mazelas.
Mas para o profeta ainda havia esperança e no terceiro capítulo, ele passa a abordar uma oração cantada (Sigionote, um termo ligado à música), ele se volta para o seu DEUS, o único que podia livrar da Violência e de todas as preocupações…
Com isso, ele usa uma palavra: TODAVIA (na Versão RC de João Ferreira).
Todavia, é uma palavra usada para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito. Sinônimos: Contudo; não obstante; porém; apesar disso; ainda assim.
A palavra TODAVIA é a chave desta meditação: Se o livro de Habacuque começou com um grito acerca da violência, TODAVIA (em oposição), termina com um canto, uma oração.
A violência deu lugar à esperança. O medo deu lugar à segurança. A guerra deu lugar à paz. Porque o DEUS de Habacuque é o nosso DEUS!
Às vezes começamos momentos com gritos diversos (de dor, de desânimo, de enfermidade). TODAVIA, o DEUS a quem servimos está VIVO! Nos alegraremos Nele (Habacuque 3:18)
Conclusão de Habacuque 3:18
Às vezes enfrentamos o vale da sombra da morte, TODAVIA o SENHOR é o Nosso Pastor! Às vezes estamos na cova dos leões, TODAVIA o SENHOR enviará o Socorro!
Podemos sempre começar uma nova fase. Talvez tudo tenha começado de uma forma difícil e de dor, TODAVIA nosso DEUS está sempre conosco e não nos desampara.
Se algo tenta tirar sua paz ou sua Salvação, usa a palavra TODAVIA e inicie suas orações e renda seu louvor a DEUS!
Mais Esboço de Pregação
Vede entre as nações – Habacuque 1:5
Fortaleza da Salvação – Habacuque 2:1
Na ira lembra-te da misericórdia – Habacuque 3:1-2