Pular para o conteúdo

A ternura do teu coração e as tuas misericórdias – Isaías 63:15


A ternura do teu coração e as tuas misericórdias – Pregação

Esboço de Pregação em Isaías 63:15 – Atenta desde os céus e olha desde a tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura das tuas entranhas e das tuas misericórdias detém-se para comigo!

Introdução de Isaías 63:15

O profeta Isaías exalta a grandeza do Senhor e conclama o povo para louvar a Deus. Trazendo a memória os feitos que o Senhor realizará em favor do seu povo; embora eles não merecessem, Deus nunca deixou de usar de compaixão para com o povo de Israel.

Desenvolvimento

Atenta desde os céus

O Senhor pelo seu grande amor tem atentado para o homem e as suas necessidades (paz, alegria, segurança e principalmente Salvação ).

O desejo do Senhor é de cuidar da vida do homem e dirigir o seu caminhar.

Olha desde a tua santa e gloriosa habitação

O Senhor da sua eternidade tem contemplado a vida do homem pecador, e deseja conduzi-lo a sua Santa e gloriosa habitação ( a eternidade), livrando-o da condenação eterna. Mas para isso é preciso que o homem tenha uma experiência com Jesus (Salvação).

Salmo 14:2- “ O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus”.

O profeta destaca dois aspectos da habitação de Deus:

Santa

A santidade é um dos atributos de Deus. Deus é Santo e só vão morar na eternidade aqueles que viverem em santidade, ou seja, sendo dirigidos e moldados pelo Espírito Santo.

Hebreus 12: 14- “ Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

I Pedro 1:15-16- “ Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda maneira de viver; Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

Gloriosa

Porque é a morada do Rei da Glória, o Senhor de todas as coisas. Não há como descrever na sua totalidade toda a glória, poder e majestade dessa morada Gloriosa onde vão morar eternamente todos os Salvos. O Salmista fala no Salmo 87.3- “Coisas gloriosas se dizem de ti, o cidade de Deus”.

O apóstolo Paulo diz em I Cor. 2: 9- “ Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as coisas que Deus preparou para os que o amam”.

Na oração do profeta podemos ver duas perguntas que são significativas para o entendimento do cuidado e da ação do Senhor em favor dos seus servos.

Onde estão o teu zelo?

O zelo (cuidado) do Senhor não estar sobre o mundo, mas sobre um povo que lhe obedece e anda na sua presença.

Em todos os momentos de nossas vidas vemos os cuidados do nosso Deus em favor do seu povo suprindo as nossas necessidades.

A palavra que o Senhor deixou para o seu povo e que é o lema do ano 2014 se encontra na carta de Paulo aos Filipenses 4:19- “ O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”.

O interessante é que a Palavra Lema no original significa algo que é dado como presente.

E as tuas obras Poderosas?

Não estão no passado apenas, como lembranças de um Deus que um dia operou e não opera mais.

Deus é o mesmo que continua operando obras poderosas ( Salvação, curas, libertação, transformando vidas, etc.)

Hebreus 13: 8 – “ Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”

E a pergunta é onde estão as tuas obras poderosas? A resposta estão na vida da Igreja Fiel.

Ao término da sua oração o profeta faz a Deus uma súplica que expressa o seu maior anseio que era que “… a ternura do teu coração e as tuas misericórdias se detém-se para comigo”.

A ternura do teu coração

O amor de Deus por nós. Em enviar o seu filho( Jesus) para morrer em nosso lugar. A cada dia temos provado desse amor puro e verdadeiro.

João 3: 16- “ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

E as tuas misericórdias

Necessitamos diariamente da misericórdia do nosso Deus. Como viver deste mundo sem a misericórdia de Deus? A igreja fiel reconhece que precisa da misericórdia de Deus.

Misericórdia é ter compaixão de alguém que está na miséria. E vemos amados que essa é a condição espiritual do homem sem Deus.

Detém- se para comigo

O amor de Deus e as suas misericórdias têm repousado ( estado ) sobre nós ( a igreja até aquele dia em que estaremos na sua Santa e Gloriosa Habitação ( Eternidade).

Conclusão de Isaías 63:15

Amados irmãos, a mesma experiência que o profeta Isaías teve com o Senhor. É a mesma experiência que o Senhor nosso Deus que nos conceder.

Como viver deste mundo sem o Amor e as Misericórdias de Deus?

Você deseja a ternura ( amor ) e misericórdia de Deus para a sua vida? Abra ao seu coração e aceite o Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Com certeza você desfrutará do Amor e das misericórdias de Deus.

Esboço de Pregação em Isaías 63:15 – Atenta desde os céus e olha desde a tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura das tuas entranhas e das tuas misericórdias detém-se para comigo!


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Junto ao poço – Gênesis 24:16

Lucas 2:30 – A apresentação de Jesus no templo

Livro de Zacarias – Resumo

Misericórdia salva – Lamentações 3:22



Don`t copy text!
Alguma dúvida?