A vida Espiritual de Israel – Pregação
Esboço de Pregação em Isaías 4:1 – “E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.”
Desenvolvimento
Vimos nos três primeiros capítulos que o Senhor repreende Israel e Judá e diz que: Tirará deles o trigo e o vinho;
Tirará as vestes e os ornamentos. Os homens cairão à espada.
As mulheres não terão maridos, a ponto de sete mulheres suplicarem a um homem para recebê-las como esposas e tirar a vergonha que estava sobre elas por não terem marido. Israel era depositário das bênçãos espirituais que O Senhor entregou para guardar e cuidar. Em troca, O Senhor lhe deu uma nação, um nome, uma história gloriosa de vitórias e muitas riquezas.
Já citamos várias vezes e tornamos a lembrar: Israel despreza a parte espiritual da herança e toma para si apenas a material, afastando-se do Senhor e vivendo como outro povo qualquer. O Senhor Jesus faz um lamento sobre isso em Lucas 15:11-13 – Ele diz que Israel é um filho pródigo, porque não entende o real valor dos bens de seu Pai.
A vida espiritual
Devido à falência de sua vida espiritual, Israel sofreu todas as calamidades profetizadas contra ela.
- O Senhor tirou a chuva e os campos falharam, resultando em longos períodos de seca e fome;
- A terra foi invadida por vários povos adversários que mataram a muitos, levaram grande parte do povo cativo para suas terras e saquearam suas riquezas;
- A alegria do povo se tornou em pranto.
Esta profecia contida em Isaías 4:1, além de se cumprir sobre esse povo infiel, tem também aplicação espiritual para a igreja fiel.
O Senhor retirou sua potente mão que estava sobre seu povo e a estendeu sobre outro povo, fazendo desse último os atuais depositários da herança que Israel rejeitou.
O trigo foi tirado de Israel – O Senhor revelou Jesus para a igreja;
O vinho foi tirado de Israel – O Espírito Santo foi derramado sobre a igreja;
Israel ficou nua – O Senhor deu vestes de salvação para a igreja;
As mulheres tiraram os adornos – A igreja recebeu os enfeites e os usa; Israel rejeitou o Projeto do Pai – a igreja ama o Projeto, ela ama a Jesus.
Quando O Pai elegeu a Israel como seu povo, os demais povos da terra ficaram envergonhados.
Naquele dia – No dia que Israel rejeitou o Projeto do Pai, os gentios a abraçaram.
Sete mulheres – São as sete igrejas. As sete mulheres têm seus nomes escritos na Palavra:
- 1 – Éfeso
- 2 – Esmirna
- 3 – Pérgamo
- 4 – Tiatira
- 5 – Sardes
- 6 – Filadélfia
- 7 – Laodiceia
Lançarão mão de um homem – Elas escolheram um só marido; um só salvador. Elas não querem outro qualquer. Ele é o mesmo desde o princípio e será até o fim – Ele é o Alfa e o Ômega.
Em todos os períodos proféticos da igreja, o amado será sempre o mesmo.
Nós comeremos o nosso pão: A igreja fiel conserva desde o início a verdadeira comida – o pão da vida que lhe foi dado dos céus – ela tem se alimentado dele até hoje;
E vestiremos do que é nosso: Também conserva as vestes de salvação que recebeu e não se consumiu na caminhada – assim como o povo hebreu que ficou 40 anos no deserto.
Conclusão de Isaías 4:1
Ela guardou o pão (Jesus vivo) e as vestes de salvação (Espírito Santo). O que ela quer é ser chamada pelo nome do noivo.
Tudo o que ela deseja é o arrebatamento.
Tira o nosso opróbrio – a vergonha da mulher era tirada quando ela era recebida em casamento. A igreja fiel não será envergonhada, mas entrará nas bodas do Cordeiro.
Devemos também lembrar que Israel no tempo determinado por Deus será restaurada e reconhecerá que Jesus é o seu Senhor e Rei.
Esboço de Pregação em Isaías 4:1 – “E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.”