O desamparo de Jesus – Pregação
Esboço de Pregação em Isaías 54:7-8 – Por um pequeno momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei, em grande ira, escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.
Amados, estes versículos refletem alguns momentos da crucificação do Senhor Jesus e o resultado deste extraordinário gesto de amor pelo homem, lhe concedendo a Salvação da sua alma.
Por um pequeno momento te deixei
Que pequeno momento foi este? Foi aquele momento que Jesus estava no Getsemani, orando ao Pai.
Naquele momento o Senhor Jesus como homem sentiu a dor de não ser atendido pelo Pai. Ele sabia da dor que iria passar e todas as angústias nas mãos dos romanos e tudo o que lhe iria acontecer. Não foi fácil!
O senhor Jesus desejou que o cálice fosse passado, mas o nosso Deus não lhe respondeu. O próprio Senhor Jesus entendeu que a ausência de resposta já declarava que não havia outra forma, a vontade do Pai era aquela. Há momentos em nossas vidas que parece que o Pai nos deixou, mas tudo está no controle.
…Mas com grandes misericórdias te recolherei…
Que grandes misericórdias eram estas?
A palavra diz que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. O Senhor Jesus precisava passar pela morte, e morte de cruz, para a misericórdia de Deus nos alcançaste por meio do sacrifício de Jesus.
Jesus foi recolhido ao túmulo, envolto aos panos, para muito a esperança tinha desaparecido, mas ao terceiro dia a grande misericórdia de Deus foi manifesta nos trazendo a Salvação.
Escondi a minha face de ti
Em grande ira, escondi a minha face de ti por um momento
Que grande ira foi esta? Foi a ira do juízo do pecado que Jesus suportou por nós.
Naquele momento o Pai virou o rosto para Jesus. Escondi a minha face de ti e levou o Senhor Jesus a gritar em alta voz dizendo: Meu Deus, Meus Deus, porque me desamparaste.
O profeta falando ainda e dizendo: escondi a minha face de ti por um momento foi o momento que ele assumiu sobre ele o juízo do pecado que era para descer sobre nós, Jesus suportou em nosso lugar.
Me compadecerei de ti
Finalmente o senhor faz uma promessa eterna ao Senhor Jesus, ele diz assim: mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.
A benignidade eterna foi ele tornar Jesus Rei e Senhor, àquele que está sentado à direita do Pai. Agora Jesus vive e reina para todo o sempre.
Ali está o desamparo de Jesus. Ele foi desamparado na profecia do profeta Isaías, mas o Senhor depois o amparou para sempre, recolhendo-o no terceiro dia, na ressurreição. Jesus vive e reina para todo o sempre.
Quando você se sentir desamparado, lembre-se que o Senhor Jesus pagou um alto preço, o bom Deus enviou sua redenção para remir a alma de todo aquele que crer em Jesus, o salvador.
Esboço de Pregação em Isaías 54:7-8 – Por um pequeno momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei, em grande ira, escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.
Mais Esboço de Pregação
A ternura do teu coração e as tuas misericórdias – Isaías 63:15
O Senhor tem prazer na benignidade – Miquéias 7:17-18