Sara-me Senhor – Pregação
Esboço de Pregação em Jeremias 17:14 “Sara-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.”
Introdução de Jeremias 17:14
O capítulo 17 de Jeremias é um dos mais reconhecidos da obra. Nele, o profeta aborda a desobediência de Israel e a humilhação que dela resulta, mas também ressalta a graça e a misericórdia de Deus.
No texto observamos um apelo do necessitado, da alma que sabe que só Senhor pode ouvir o seu clamor e operar em seu favor. Ele admite que não pode salvar a si mesmo e que depende da intervenção divina para alcançar a cura e a salvação. Trata-se de um clamor por confiança no Senhor, pois apenas Deus tem o poder de verdadeiramente curar e salvar.
Desenvolvimento
Sara-me
É o clamor de quem está enfermo e precisa de saúde. Sabemos que quando estamos enfermos e vamos ao médico para uma consulta, primeiramente depois da consulta, ele passa os exames para nos conhecer, para saber como está o nosso organismo e que doença é que está no corpo e qual o melhor tratamento.
O Senhor Jesus conhece o nosso ser, pois é o nosso Deus Onisciente, sabe exatamente quem nós somos e do que necessitamos para sermos saudáveis. Ele vem com a medicação correta: Oração, Louvor, Jejum e a Palavra. Também vemos que quando chegamos à presença do Senhor, a primeira coisa que ele faz nas nossas vidas é a cura, tirando a morte, trazendo a Vida, pois o pecado é como uma enfermidade que leva o homem à morte, mas somente o Sangue do Senhor Jesus nos limpa e nos dá vida.
E sararei
É a certeza, confiança que somos cuidados pelo Senhor, o nosso Bom Pastor, que não nos deixa só. Tem prazer de restaurar a nossa saúde física ou espiritual. É a certeza que somos lavados e purificados pelo Sangue de Jesus e que a nossa vida é contada agora só para a Eternidade. Sabemos que não temos méritos nenhum para herdarmos tão grande salvação.
Salva-me
Observamos que a pessoa só pede para ser salva se estiver em perigo. Só um Deus Onipotente pode nos garantir a vitória contra todos os perigos deste mundo.
Deus Filho veio ao nosso encontro. “…Ele nos amou primeiro…” O encontro que nos tirou do caminho de morte e agora caminhamos na sua Luz, para a vida Eterna com Deus. O ato do Filho de morrer na cruz por nós, para herdarmos com Ele a Eternidade. Serei salvo – Temos uma esperança em um Deus que preza pela nossa salvação. “Deus cuida de ti”.
Porque tu és – A esperança é para agora, presente, a salvação é hoje. Todos os dias temos que ter uma experiência de Salvação.
O meu louvor
Louvor é fruto de um coração grato, ou seja, que tem o Senhor Jesus presente em sua vida. Coração que tem um Deus Onipresente, onde em meio às provas temos sempre um louvor.
O Espírito Santo, o outro Consolador, está conosco, conduzindo-nos para a Eternidade. Trazendo o renovo e a vida que tanto precisamos para ouvimos a voz de Deus. É a nossa esperança de quando entrarmos na Eternidade, louvaremos ao Senhor para todo o sempre.
Esboço de Pregação em Jeremias 17:14 “Sara-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.”
Mais Esboço de Pregação
- Marcos 5:28 – Porque dizia…
- A reconciliação – Isaías 57:18
- Brevemente deixaremos este tabernáculo – II Pedro 1:14