Pular para o conteúdo

Tua alma terás por despojo – Jeremias 39:15-18


Tua alma terás por despojo – Pregação

Esboço de Pregação em Jeremias 39:15-18 – “Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada, mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o Senhor.”

Introdução de Jeremias 39:15-18

Como temos visto no livro de Jeremias, o período de seu ministério de profeta foi muito difícil. Eram os últimos dias do reino remanescente de Judá. Em breve ele seria destruído por Nabucodonosor e todas as profecias que ele proclamava ao povo judeu, e eles não criam, se cumpririam.

Sua mensagem era dura, porque o povo não queria se entregar ao reino invasor.
Eles não criam que Deus permitiria a derrota da nação, pois eram, afinal de contas, povo de Deus e se julgavam dignos disso.

O rei havia permitido que os príncipes lançassem a Jeremias numa cisterna e ele atolou-se ali, na lama. Ebede-Meleque, um estrangeiro etíope, eunuco, intercedeu por Jeremias e o rei permitiu que o tirassem da cisterna e ele ficou detido no átrio da guarda.

Desenvolvimento de Jeremias 39:15-18

O momento agora neste capítulo era o cumprimento das profecias. Os príncipes foram mortos e o rei teve seus olhos vazados e foi levado para a Babilônia.

Quanto a Jeremias, Nabucodonosor mandou soltá-lo e escolher para onde desejaria ir. Se para a Babilônia com o povo, ou ficar na terra. Jeremias preferiu ficar em Judá.

O Senhor viu o que fez Ebede-Meleque em favor de Jeremias e mandou que o profeta lhe entregasse a profecia: Te livrarei; não cairás à espada; tua alma terás por despojo. O despojo era a recompensa da guerra. Era o butim, o prêmio do guerreiro.

  • Te livrarei: Promessa que O Senhor fez e cumpriu, livrando o homem da morte.
  • Não cairás à espada: A espada é a Palavra de Deus, que traz juízo ao incrédulo, como fez com o povo judeu, mas para o que ouve ela conserva a vida.
  • Tua alma terás por despojo: A promessa maravilhosa de Deus é devolver ao homem a alma, que estava empenhada pela morte. Mas O Senhor deu ao homem como prêmio por ter guardado sua Palavra, a libertação de sua alma.

Esboço de Pregação em Jeremias 39:15-18 – “Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada, mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o Senhor.”


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo – Salmos 91:14-16

O Resgate de Jeremias – Jeremias 38:6-13

Cisterna de Belém – 2 Samuel 23:15

Vigilância, Santificação, Religião – 2 Reis 18:31-32


Don`t copy text!
Alguma dúvida?