Josué 10:2 – ”Gibeom era uma cidade grande e todos os seus homens valentes.”
Por causa da aliança, aos gibeonitas foi garantido o direito à vida e sua cidade preservada de toda assolação (Josué 10:6-7).
Desenvolvimento
I – Saul quis destruir esse povo e, por causa disso, Israel foi assolada por uma fome que durou três anos e o juízo que veio sobre a casa de Saul foi muito pesado – não se pode levantar a mão contra aqueles que têm aliança com Deus (2 Samuel 21:1-14).
II – Mas esse povo não somente habitou no meio de Israel, como outros estrangeiros fizeram, como também assimilou a cultura, a forma de vida e, principalmente, a condição de servos de Deus.
Quando parte de Israel volta do cativeiro babilônico junto com Neemias para a reconstrução dos muros, a Bíblia narra que os filhos dos nobres de Judá (tecoítas) não quiseram se submeter ao serviço, mas os homens de Gibeom estavam ao lado, ajudando a reedificar a Porta Velha (Neemias 3:5 e 7).
A Porta Velha simboliza O Pai – o Velho Pai, conforme Gênesis 44:20 – “Temos um velho pai” – não no sentido de velhice, mas de Aquele que Era, que É e sempre Será Eternamente – O Grande Eu Sou.
Os Gibeonitas conheciam O Pai – porque Ele foi misericordioso – reedificar a Porta Velha, era como restaurar a aliança com Deus.
III – Surpreendente é o texto de II Crônicas 1:3-5. Quando Salomão começa a reinar, a arca estava em uma tenda em Jerusalém, porque Davi a tinha levado para lá, mas o tabernáculo – tenda da congregação que Moisés tinha feito no deserto – estava em Gibeom, juntamente com o altar de cobre.
Ou seja, quem guardou o tabernáculo, o altar e, consequentemente o culto, foram os gibeonitas. Veja-se que Salomão oferece ali sacrifícios ao Senhor (II Crônicas 1:6).
Conclusão
Mais de quinhentos anos haviam se passado desde a aliança com Josué, porém os gibeonitas permaneceram no serviço do tabernáculo, que foi a parte que lhes coube no acordo.
Quem guardou a aliança? Quem guardou o nome do Pai? Quem guardou o culto?
Os gibeonitas!
Da mesma forma como a igreja fiel o faz até o dia de hoje.
Mais Esboço de Pregação
A bênção de José – Gênesis 49:22-26
JOSUÉ E OS GIBEONITAS – JOSUÉ 9:3-6
A oração de Josué – Josué 10:10-15
O Tabernáculo e a Igreja – Livro Bíblico