Fé – Pregação
Esboço de Pregação em Josué 14:11 – “Ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.”
Introdução de Josué 14:11
O povo de Israel havia saído do Egito debaixo de vários sinais e milagres operados por Deus. Foram os livramentos das dez pragas, a passagem no meio do mar, a derrota do exército de Faraó, tudo foi presenciado por mais de seiscentos mil homens (Ex. 12:37), inclusive Calebe.
Quando estiveram no deserto e sentiram sede, Deus proveu água, quando sentiram calor, Deus proveu a nuvem, quando sentiram fome, Deus proveu o maná, frio, Deus proveu a coluna de fogo para aquecer e iluminar. Entretanto, muitos do povo desanimaram, sentiram saudade do Egito, murmuraram contra o Senhor, e, sobretudo, esqueceram da grande promessa: herdar Canaã. E por isso morreram no deserto (por perderem as forças).
Desenvolvimento
Um dia fomos resgatados do mundo (Egito). O Senhor operou grandes sinais para que estivéssemos aqui, nunca deixa nos faltar água (refrigério do Espírito Santo), maná (alimento revelado), nuvem (consolo para suportar a prova – Sol), coluna de fogo (direção). E nos fez uma grande promessa: Eternidade.
Na palavra lida, vemos o testemunho de um servo que havia sofrido as mesmas provas que todos. Foram 40 anos no deserto. Quantas lutas, momentos difíceis ele havia passado, mas a sua fé e o seu testemunho nunca foram alterados (Num. 13:30), ele sempre tinha uma palavra de ânimo para seus irmãos.
Todo segredo de Calebe estava na fé de possuir uma herança que lhe tinha sido prometido. A palavra fala que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Ele podia não estar vendo Canaã, mas estava firmado na esperança de possuí-la, porque quem o havia prometido era o mesmo que o havia livrado da escravidão, e isto renovava sua força no deserto (“estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou”). Para a igreja, hoje o firme fundamento (fé) é Jesus, que nos dá suporte para vencermos o mundo e esperança para chegar à eternidade.
Conclusão de Josué 14:11
A herança é para quem persevera na fé de seguir ao Senhor (vers. 9). Ainda que venham os momentos de lutas travadas no deserto, quando houver a certeza da eternidade (fé para chegar a Canaã), no nosso coração haverá forças para seguirmos adiante. Dos mais de 600.000 que saíram do Egito, somente 2 pisaram o solo de Canaã, um deles foi Calebe, porque em momento algum teve sua fé abalada pelos acontecimentos no deserto. Foi conservado em vida.
OBJETIVO
Quem tema fé como fundamento (Jesus – a rocha) vence o deserto (mundo) e alcança Canaã (eternidade). A fé não envelhece (“estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou”).
Esboço de Pregação em Josué 14:11 – “Ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.”
Mais Esboço de Pregação
Ainda hoje estou tão forte… – Josué 14:11
FILHA DE CALEBE, PAI DA-ME UMA BENÇÃO – Casamento
Calebe toma Hebrom – Josué 14:6-12
Calebe: Dá-me este monte – Josué 14:12-13