Se o Senhor se agradar de nós – Pregação
Esboço de Pregação em Números 14:7-8 – “E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel”.
Introdução de Números 14:7-8
O momento era de grande expectativa, era uma nova etapa. As experiências trazidas do deserto eram: a dependência do Senhor, do milagre: a nuvem, a coluna de fogo, o maná, a água que brotou da rocha, as águas de Mara, dentre outros milagres que o povo pode vivenciar.
Agora era a tomada da terra onde havia muitos obstáculos, mas era a terra da promessa, uma vez mais teriam que viver do milagre: o milagre de entrar na terra e possuí-la.
A terra … é terra muito boa, pois os frutos produzidos (vitórias, profecias, alegria do Espírito Santo) puderam ser experimentados por todos aqueles que conheceram até aqui o projeto de Obra do Espírito Santo que o Senhor nos tem revelado. Os que valorizaram e amaram o conhecimento da terra, não temem os gigantes, mas buscam a cada dia ser agradáveis aos olhos de Deus através da obediência, da oração, dos dons espirituais e tantas operações do Espírito Santo no nosso meio.
A TERRA – OS OBSTÁCULOS E OS FRUTOS DA TERRA – ISRAEL
1) As Preocupações: (Números 13.28-29)
a) Eram terras habitadas pelos filhos de Anaque – homens fortes e grandes (Gigantes);
b) As cidades grandes e fortificadas;
c) Povo poderoso: Amalequitas – Heteus e os Jebuseus (inimigos seculares)
Os 12 espias averiguaram a terra a possuir desde o deserto de Zim (ao sul) até Reobe (ao norte 13.21). Próximo a Hebrom encontraram os gigantes filhos de Anaque mencionados em Deuteronômio 2.10-11. Suas cidades eram grandes e fortificadas como Jericó.
2) O Fruto da Terra – (Números 13.23-24)
“Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas”. (Números 13.20)
a) Cachos de uvas carregados por 2 Homens – Comunhão: corpo. Só no corpo as bênçãos do Espírito Santo podem ser transportadas. Uvas: Alegria do Espírito Santo
b) Romãs – Cura – Libertação – Vitória
c) Figos – Profecia
Para compensar as preocupações, eles encontraram também um vale cheio de vinhas de onde trouxeram, além de romãs e figos, um cacho de uvas que foi trazido por dois homens numa vara. Mais tarde os Israelitas chamaram aquele lugar de vale de Escol (Escol significa: “cacho de uvas”).
Os relatos indicavam que a terra era mesmo “boa e larga e que manava leite e mel”, porém era habitada por povos aguerridos, mas que Deus havia prometido expulsá-los dali.
Foi confiado na promessa de Deus que faria o seu povo entrar na terra, que Josué e Calebe usam a expressão: “Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel”.
Diante da palavra corajosa de Josué e Calebe, o povo quis apedrejá-los, achando impossível conquistar aquela terra, mas a glória do Senhor apareceu subitamente com objetivo de salvar a vida de seus servos fiéis. Josué e Calebe não olharam para si mesmos dentro de suas limitações, nem para os gigantes, mas puseram a sua confiança em Deus.
Também nós hoje, se olharmos para nós mesmos, poderemos ficar desanimados com as nossas limitações, mas nosso olhar está posto naquele que tem o poder para nos dar a posse da Canaã Celestial.
Ambos viram, como os demais, as mesmas dificuldades e obstáculos, mas reagiram com ânimo, coragem e disposição para continuar naquele projeto de Deus.
MOMENTO PROFÉTICO – IGREJA
1) AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES – OS GIGANTES – A CARNE
Lutas diversas
a) A família – Casas fortificadas – a Cultura, filosofia.
b) O emprego – Povo poderoso – Mundo materialista
c) Incompreensão – Competição
2) O Fruto da Terra – Fruto da fidelidade – O momento é de gozarmos as bênçãos do Espírito Santo, lançando aos pés do Senhor toda a nossa ansiedade.
a) O PAI – a Profecia – direção – Revelação
b) O FILHO – a Salvação – Corpo
c) O ESPÍRITO SANTO – a Alegria do Espírito – Palavra revelada
OS FRUTOS DA TERRA
Eles voltaram daquela terra sabendo da terrível aparência de guerra do povo que habitava ali, mas traziam consigo um grande segredo: o fruto da terra. Eles entraram para expiar a terra nos dias das primícias das uvas, e trouxeram um grande cacho de uvas, além de romãs e figos.
A igreja hoje tem também conhecimento das grandes batalhas que ela trava para possuir a benção, porém ela está vendo a promessa do Senhor nos dias das primícias das uvas. A alegria do Espírito Santo tem sido o motivo do ânimo da igreja e do seu preparo para ir ao encontro do Senhor Jesus.
FIGOS: – PROFECIA, A DIREÇÃO – O PAI
O povo de Israel precisaria de uma estratégia de guerra para a entrada na terra de Canaã e isso Deus lhes deu com antecedência. A estratégia para a igreja vencer todas as batalhas para a sua posse na Canaã Celestial, também tem sido dadas pelo Senhor com antecedência. São as profecias que nos fazem antever o grande momento da nossa vitória final na posse do Reino Eterno.
ROMÃS: SALVAÇÃO – O FILHO
O povo para entrar na terra precisaria de armas para enfrentar (tanto para se defender, como para atacar). Também a nossa salvação nos provê de todas as armas que precisamos, para garantir nossa entrada na Canaã Celestial . Em Efésios 6.11-18, vemos como a igreja está preparada para enfrentar a batalha. O Senhor Jesus tem sido nosso Príncipe dos Exércitos que, com sua salvação, tem nos guardado.
CACHOS DE UVAS: ALEGRIA DO ESPÍRITO SANTO
Todos os frutos trazidos da terra representam, em suas formas, uma figura dos recursos que a igreja possui hoje para entrar e tomar posse da terra.
O povo de Israel iria precisar de muito ânimo, coragem e força para vencer batalhas e possuir aquela terra por herança. Assim está a igreja hoje revestida do ânimo, da coragem e da força que o Espírito Santo tem imprimido na sua caminhada, a fim de vencer todos os obstáculos que se interpõem no projeto do seu arrebatamento.
Sem dúvida muitas expectativas se apresentam para o próximo ano, mas a Igreja estará entrando neste novo ano segura de que o Senhor estará presente todos os dias dando-lhe a vitória, suprindo as suas necessidades, fazendo-nos ver que os obstáculos, as provas, as lutas, são todas pequenas diante da promessa gloriosa de que em breve ela, a Igreja, entrará na eternidade, onde tudo será novo. E a grande preocupação é “o Senhor se agradar de nós”, pois nesta posição não há o que temer.
Qual a posição da igreja que agradará ao Senhor?
Na fidelidade – O Senhor fará o milagre
Na comunhão – Cacho de uvas – Comunhão
Ministérios – Romãs – Curas – Dons – Figos –
Esperança – Profecia
“Deus Proverá”
Esboço de Pregação em Números 14:7-8 – “E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel”.
Mais Esboço de Pregação
Levanta-te, resplandece – Isaías 60:1
O amigo importuno – Lucas 11:5-8
Levanta-te e vem para o meio – Marcos 3:1-5
As aflições neste mundo – Marcos 4:36-39
A terceira trombeta – Apocalipse 8:10-11
E Jacó não tinha sede – Isaías 48:21
Nosso Redentor vive e voltará – Jó 19:25
A Cura dos Três Cegos – Mateus 4:16