Pular para o conteúdo

O caminho do homem – Provérbios 4:18


O caminho do homem – Pregação

Esboço de pregação em Provérbios 4:18 – “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

1. O CAMINHO DO HOMEM

O homem tem se debatido na busca de uma orientação segura para sua vida, na busca da razão do viver e de tantas perguntas e indagações sem resposta.

Os recursos utilizados pelo homem estão sempre na sua própria razão ou em princípios filosóficos, e até mesmo na religião e na cultura. São infrutíferos e decepcionantes para muitos tais artifícios.

O tempo passa, tudo passa. O relógio acelera os movimentos dos ponteiros. Mais um dia, mais um ano. Uma existência e tudo passa. Tudo em vão. Nenhuma descoberta.

2. DEUS TEM UM CAMINHO TRAÇADO PARA O HOMEM

  • Como é este caminho?
  • Que caminho é este?
  • Para onde leva este caminho?

É: VEREDA DOS JUSTOS (caminho dos justos) – Quem é o justo para Deus?

  1. Conceito Humano – É o que anda corretamente para com os seus semelhantes. É o que respeita as leis da pátria. É o virtuoso que encontra em si mesmo os motivos para se justificar. Não mata, não rouba, não deseja mal ao seu próximo, etc.
  2. Conceito Divino – O homem não é justo em si mesmo, mas é justificado – Romanos 5:1 “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”. “Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda descendência de Jacó (de Israel)” – Isaías 45:25.

JUSTIFICADO

  • No sentido bíblico, o justo é essencialmente o homem aprovado por Deus;
  • Há uma série de variantes nesta aprovação libertadora;
  • Será livre da opressão dos inimigos (Salmos 143:11-12 “Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia. E, por tua misericórdia, desarraiga os meus inimigos e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo”);
  • Será livre da tirania do pecado;
  • Será livre do mundo e da carne;
  • Neste caso, o homem percebe no seu coração que esta justiça é essencialmente de misericórdia e de perdão;
  • Essa justiça é sempre libertadora e muito ativa, agindo no sentido de levantar o homem para uma situação melhor.

Salmos 143:8-10 – TRINDADE

“Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma. Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana”.

  • Mostrou-me o caminho – (Jesus)
  • Guia-me o teu bom espírito – (Espírito Santo)
  • Pois tu és o meu Deus – (Pai).

3. A VEREDA DO JUSTO

A justiça no Novo Testamento não está em dar esmolas, rezas, jejuns como prática da lei ou tradição (práticas legais). É a justiça de Deus que envia um justo (seu filho Jesus) “…para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna…” João 3:16.

É uma justiça capaz de atingir de uma vez por todas o pecado, (I Coríntios 15:3 – “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”) é uma vitória sobre todas as potestades e tiranias do homem e do universo. É uma sujeição incondicional àquele que assumiu todo o nosso pecado e que pelo seu sangue (seu Espírito – Espírito Santo), nos lava e nos faz herdeiros das promessas de Deus.

O justo viverá por fé!

A vereda do justo

O caminho do que foi justificado por Jesus. É a salvação.

4. MAS A VEREDA DOS JUSTOS É COMO A LUZ DA AURORA QUE VAI BRILHANDO MAIS E MAIS ATÉ SER DIA PERFEITO.

A madrugada ou aurora é o romper de um novo dia. “Novas são a cada manhã as misericórdias do Senhor” Salmos 92:2.

NOITE

Muitos vivem na noite, não sabem o caminho, não tem direção, não sabem de onde vem nem para onde vão. O homem como ser solidário se apavora quando chega a noite e muitos vivem esse pavor todos os dias. Este não é o caminho dos justos.

No caminho dos justos a noite é passada, não voltará jamais. O medo, as incertezas, a falta de paz, a desconfiança e o pavor desaparecem porque é o raiar de um dia novo em sua vida. Uma luz que desponta no horizonte anunciando que um novo dia virá.

“Mas para vós, que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas…” Malaquias 4:2.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4:18.

É o novo nascimento. “…Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas…” João 8:12. Quem está na luz não erra o caminho.

O justo, o crente, o justificado por Jesus, tem a luz de Jesus, que começa como a luz da madrugada (da aurora), vai crescendo cada vez mais, vai brilhando mais e mais. Jesus vai se revelando mais e mais cada dia ao que está no caminho, até ser dia perfeito.

5. SER DIA PERFEITO

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4:18.

A salvação em Jesus é o caminho traçado para o justo. É como a luz da aurora (esperança do futuro). Esperança de um novo dia, de uma vida nova, de um dia perfeito.

É JESUS

É o dia perfeito sem sombras – DIA PERFEITO.

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Conclusão

Deus preparou um caminho para o homem. Deus tem plano para cada vida. Por que vacilar? Por que buscar em si mesmo os recursos que não são de Deus e não estão nos seus planos? Há uma direção segura. O amanhã virá para muitos, e para muitos, as trevas também virão. Se você estiver no caminho, você estará no plano que Deus traçou para sua vida. O Espírito Santo te mostrará a cada instante o caminho. Você não errará o caminho porque a luz vai brilhando mais e mais e o sol nunca mais se porá em sua vida. Até ser dia perfeito.

Esboço de pregação em Provérbios 4:18 – “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?