Onde colheste e onde trabalhaste? – Pregação
Esboço de pregação em Rute 2:19 – “Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.”
INTRODUÇÃO de Rute 2:19
Quando Rute foi a Israel com sua sogra Noemi, após o seu retorno, precisava de recursos para seu sustento, e assim como nós temos sido vitoriosos pela oração e pelo trabalho, ela achou o campo de Boaz para trabalhar. Ali estaria seu sustento. Naquele campo Rute encontrou coisas que não encontrara em lugar algum. Aquele era o lugar certo para Rute.
DESENVOLVIMENTO
O campo de Boaz é uma simbologia da Obra do Senhor. Quando chegamos cansados deste mundo encontramos um lugar onde, assim como Rute, achamos:
Acolhimento: Rute foi acolhida por Boaz, que disse para ela que não fosse para outro campo.
“Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.” Rute 2:8
Assim tem sido conosco. Temos um lugar onde colhemos as bênçãos do Senhor todos os dias
Trabalho: Rute sabia que seu trabalho teria um resultado, ela volta para casa com um efa de cevada, mais do que precisava e muito mais do que merecia. Nesta obra todo nosso trabalho tem um resultado. E nosso trabalho tem trazido sustento para nossa vida espiritual.
Misericórdia: No trabalho no campo ela achou a misericórdia de Boaz. Quando o homem realiza a Obra, Deus se agrada dele.
Rute tinha uma grande luta: Conseguir seu sustento. A única maneira de vencer era trabalhar no campo de Boaz, e construir um relacionamento com Ele. A solução para Rute era conhecer e falar Boaz (oração) e o trabalho no campo.
O que tem sustentado esta obra e esta igreja é a falar com o dono do Campo, o Senhor Jesus, é a oração, é construir um relacionamento com Ele, é o trabalho no Campo.
CONCLUSÃO de Rute 2:19
O trabalho de Rute teve um resultado. Nosso trabalho no Evangelho é a arma que temos para vencer este mundo, para sermos sustentados.
Foi no Campo que Rute falou com Boaz, é nos envolvendo com a Obra que somos levados a ter uma vida de oração, e assim alcançamos misericórdia e somos sustentados.
Onde eu e você estamos trabalhando? O que temos colhido?
Bruno Rocha
Maceió/AL
Esboço de pregação em Rute 2:19 – “Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.”
Mais Esboço de Pregação
ESTAR AOS PÉS DO SENHOR – Rute 3:8
JESUS, O MESTRE VIDA – João 20:16
CONVITE À COMUNHÃO – Rute 02:14
A última Igreja Fiel no Livro de Rute – Rute 1:1-5