Sonda-me, ó Deus – Pregação
Esboço de Pregação em Salmos 139:23-24 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.
Introdução de Salmos 139:23-24
Meus irmãos, nós não precisamos falar muito sobre o autor deste salmo que foi o rei Davi, porque, na verdade, todos os salmos de Davi, falam de uma necessidade da alma, porque essa necessidade era vivida por Davi. Essa necessidade era a relação dele com Deus; ele precisava sentir isso em sua vida, apesar das grandes lutas, dos grandes embates, estava sempre voltado para o Senhor.
Este Salmo de Davi expressa o seu desejo em que Deus permaneça com o cuidado com a sua vida, lhe apontando o caminho certo. Davi também neste Salmo reconhece que nada fica oculto diante de Deus.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração…”
Sondar é examinar com detalhes. Davi convida Deus a examinar a sua vida, seu coração.
Deus não é um intruso, ainda que tenha o direito como criador, ele precisa sentir o desejo do homem em entregar seu coração completamente a Deus.
“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará”
O coração é outro grande detalhe no Salmo de Davi. Coração fala de sentimento, e o nosso Deus conhece muito bem os sentimentos que guardamos em nosso coração, estes, muitas vezes, a causa do afastamento de Deus em nossa vida. Davi estava preocupado se havia algo em seu coração que desagradasse ao seu Senhor, assim também devemos proceder.
As maiores lutas do homem estão na sua mente
A mente é a sede dos grandes conflitos do homem, e o interessante é que nesses conflitos, nós ficamos pensando que eles vão atingir os outros e, na verdade, só atingem a nós mesmos. Nós somos as vítimas. Nós nos tornamos vítimas dos nossos próprios conflitos; e é por isso que nós devemos lembrar de uma coisa: Jesus disse assim: “Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei e encontrareis descanso para as vossas almas”.
Às vezes, nós não encontramos descanso para a noite. Nós deitamos e não temos descanso porque a mente começa a trabalhar: “O que vai ser amanhã, o trabalho, o serviço, eu vou ter que enfrentar a luta; vou ter que enfrentar a prova; vou ter que enfrentar o professor…” Então, são aquelas lutas.
Por outro lado, são aquelas guerras de família, de casa, aquelas coisas que ferem, há sempre alguém para nos dizer aquela palavra fora de hora, para nos acusar, para falar coisas que não poderíamos ter dito e são essas coisas que nos ferem. E nós nos esquecemos de uma coisa, é de que quando nós fomos salvos, nós fomos salvos para termos uma mente firme no Senhor.
“…Prova-me e conhece os meus pensamentos..”
Por isso, a nossa mente começa a balançar, começa a perder a estrutura. Daí a um pouco nós estamos envolvidos em tudo que está em volta. Isso acontece com todas as pessoas. Todos nós estamos sujeitos a esses embates destas lutas e somos reféns da mente.
“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11
O nosso Deus deseja preservar nossa mente!
“…Vê se há em mim algum caminho mau…”
Caminho é uma escolha pessoal, a cada dia fazemos escolhas em qual caminho andar, e muitas vezes tropeçamos por escolher o caminho diferente de Deus. Davi sabia disso, por isso diz: “Vê se há em mim algum caminho mau”.
“…E guia-me pelo caminho eterno.”
Só existem dois caminho: o caminho para a morte eterna e o caminho da Vida eterna em Cristo. O projeto de Deus em Jesus é o caminho eterno que Davi menciona no seu Salmo.
Só o deus vivo pode apontar o caminho certo até ele, e o caminho foi feito para caminhar nele. E o Espírito Sando nos guia neste caminho.
Conclusão de Salmos 139:23-24
O Senhor está disposto a libertar a sua mente. Hoje é um dia de libertação aqui para todos nós porque o Senhor é onisciente, ele conhece a nossa mente. Um coração livre das coisas desse mundo é um coração liberto para ser usado.
O Espírito Santo está aqui para nos guiar no caminho certo, na certeza de que Deus tem cuidado e sondado nossa mente e coração.
Esboço de Pregação em Salmos 139:23-24 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.