O navio – Pregação
Esboço de Pregação em Salmo 107:23-25 – Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas, 24 Esses veem as obras do Senhor, e as suas maravilhas nas profundezas. Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso, que eleva as suas ondas.
Tema: Obra, Eternidade, Experiência, Clamor
SALMO 107:23-25 e 28-30
Desenvolvimento
• Os que descem ao mar em navios mercando nas grandes águas, esses veem as obras do Senhor e as suas maravilhas no profundo: O navio é a obra, nela estamos embarcados para vencer as grandes águas que é o mar, e que por sua vez fala do mundo pela sua inconstância.
• Ele manda e levanta o vento tempestuoso, que eleve suas ondas: São as provas. Somos provados para sermos aprovados.
• Então clamam ao Senhor na sua tribulação, e ele os livra das suas angústias: O Senhor não nos prova mais que podemos suportar, conhece nossos limites, e nas provas ou mesmo nas lutas que não é a mesma coisa, está sempre pronto para abençoar, livrar, proteger.
• Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as ondas: Cessar é acabar, ser aprovado. Acalmar as ondas é conter as lutas que o mundo impõe, o mar.
• Então se alegram com a bonança: A alegria do povo do Senhor é usufruir das vitórias, é louvar o Senhor pelo êxito, pelas experiências.
• Ele assim os leva ao porto desejado: O navio em que viajamos, cujo piloto é o Espírito Santo e cujo mestre é o Sr. JESUS só tem um destino, o porto desejado, a eternidade.
Mais Esboço de Pregação
Carta à Igreja de Esmirna – Apocalipse 2:8-11
Salmos 46:9 – Deus quer cessar as guerras
A ORAÇÃO – I Tessalonicenses 5:16-23
As consequências por não ouvir a voz de Deus – Jonas 1:1
Manda chamá-lo – 1 Samuel 16:11
Afinados como a prata – Salmos 66:10
Eclesiastes 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um