O Pardal solitário – Pregação
A POSIÇÃO DE VIGILÂNCIA DO FIEL
Esboço de Pregação em Salmos 102:7 – “Vigio, sou como o pardal solitário no telhado.”
Introdução de Salmos 102:7
O homem dos nossos dias é um homem que não tem uma definição, uma posição, ele vai para onde o vento soprar, para onde lhe for conveniente. Assim tem sido também o meio evangélico.
Desenvolvimento
Mas há um segredo maravilhoso nessa expressão do salmista, é uma expressão de definição.
O pardal é uma ave frágil, desprezada. O servo que é fiel a Deus é desprezado neste mundo, desprezado até por crentes “modernos”. É como o pardal solitário no telhado.
Pardal: Uma ave desprezada por seu valor;
No telhado: Num lugar que ninguém queria estar, debaixo de chuva, de frio, mas é a posição dele.
Estar no telhado é viver pela fé. Ser crente todo mundo é, mas viver pela fé, ser fiel nas lutas, não é para todos. A casa da religião tem lugar para todos, mas o fiel fica no telhado, fica longe do pecado, longe da mentalidade religiosa.
“E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;” Mateus 24:17
Solitário: Num meio cristão que não vive a expectativa do toque do Espírito Santo, que não vive Salvação, que não se santifica, que não adora nas provas.
Veja que mesmo como o pardal solitário no telhado ele diz:
VIGIO
É a posição da igreja de preparo para o arrebatamento. Ela não sai da sua posição, mesmo não tendo lugar nesta casa que é o sistema religioso corrompido, que não se dispõe a sofrer pela fé. A igreja vigia e ora estando no telhado.
“SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido.” Habacuque 2:1
Conclusão de Salmos 102:7
Em que posição você está? Está pensando em voltar atrás porque se sente como um pardal solitário, por que é diferente do mundo?
Se somos como um pardal, já encontramos casa. Não é este mundo nossa casa, não é este cristianismo nossa casa, não desceremos do telhado, não negaremos tudo que já vivemos e pregamos. O pardal continuará no telhado, e mesmo no telhado já encontrou casa para si.
“Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.” Salmo 84:3
Bruno Rocha
Maceió/AL
Esboço de Pregação em Salmos 102:7 – “Vigio, sou como o pardal solitário no telhado.”
Mais Esboço de Pregação
Que o solitário more em Família – Salmos 68:6
Não aconteça no inverno nem no sábado – Mateus 24:15-20
A Construção do parapeito Deuteronômio 22:8
O paralítico de Cafarnaum – Marcos 2:1-12