Quem é esse Rei da Glória? – Pregação
Esboço de Pregação em Salmos 24:8 – “Quem é esse Rei da Glória? O Senhor Forte é poderoso, o Senhor poderoso na guerra.”
Introdução de Salmos 24:8
O texto que lemos nos fala de um dos nomes como Jesus é conhecido no Velho Testamento – Senhor Forte, Deus Forte – nome que assinala um atributo do Senhor Jesus e que contém evidente contraste com a essência da natureza material do homem: sua fragilidade.
Desenvolvimento
Quando o homem fala do seu tempo e de tudo aquilo que ele enfrenta neste mundo (suas lutas, seus anseios, suas limitações) o que fica logo transparente é a marca da sua fragilidade diante da vida. Nada é mais fraco do que o homem na natureza física. Alguns só descobrem isso quando estão passando pela prova da enfermidade. Outros, quando vitimados por fatalidades, acidentes e circunstâncias adversas que mudam, de forma abruta e definitiva, o destino e a razão de suas existências. E, além disso, a maior fragilidade do homem é a sua necessidade interior, da sua alma. São suas lutas interiores.
O salmista, neste versículo, mostra o aspecto profético da força do Senhor Jesus.
E Deus, que conhece o profundo da natureza humana, não quer que o homem passe os seus dias sem saber que existe um projeto, através do qual Deus enviou o seu Filho Jesus para que, como homem, na sua fragilidade, desde a manjedoura até o calvário, enfrentasse todas as lutas pelas quais um homem pode vir a passar.
Morreu e ressuscitou, vencendo a morte, o que foi a maior expressão da sua força.
“Tragada foi à morte na vitória” I Coríntios 15:54.
Isto quer dizer que o homem não está sozinho, ao sabor de sua própria sorte, mas o Deus Forte quer ajudá-lo. Jesus, quer se revelar a ele, demonstrar a sua natureza e o seu amor. Revelar-se como Deus Forte, “o Senhor Forte e poderoso na guerra” Salmo 24:8.
Como Deus Forte, o Senhor Jesus é aquele que vem resgatar e salvar o homem, aquele que deposita nele a sua confiança. Jesus é o que socorre o necessitado. O que traz, do seu santuário, da sua glória, a vitória que é a vida eterna.
“Quem é esse Rei da Glória? O Senhor Forte e Poderoso” Salmo 24:10.
Conclusão de Salmos 24:8
Quando o homem entende e vive essa descoberta, começa também a experimentar, na sua natureza frágil, a força e o poder do Rei da Glória.
Esboço de Pregação em Salmos 24:8 – “Quem é esse Rei da Glória? O Senhor Forte é poderoso, o Senhor poderoso na guerra.”