A Temporalidade do Homem – Pregação
Esboço de Pregação em Salmos 90:1 – SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração a geração. 2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Introdução de Salmos 90:1
A Temporalidade do Homem – O homem é um ser temporal, se desgasta com o tempo e morre, fruto do pecado e da sua distância de Deus e do seu projeto. Mas tudo isso é mudado quando o homem aceita o projeto de Deus e sua Eternidade.
Desenvolvimento
A Eternidade de Deus – Deus é um ser eterno, e o tempo para ele não existe, Ele é o Senhor do Tempo. Tudo está em suas mãos!
O homem conta o seu tempo de geração a geração: “…Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração a geração”.
Contudo, a eternidade de Deus é manifesta: “…de eternidade a eternidade tu és Deus”.
“Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. João 5:24
O Senhor nos proporciona a vida eterna!
Confronto da Temporalidade do homem com a Eternidade de Deus
No texto o Senhor ressalta a temporalidade do homem:
“Tu reduzes o homem à destruição…” “…são como a erva, que cresce… e floresce… e seca…” “… acabem-se os nossos anos como um conto ligeiro”.
O pecado é o grande motivo de nossa temporalidade, mas Cristo aniquilou o pecado na cruz e em Seu nome temos vida eterna.
O Projeto de Deus
Deus tem um projeto para a eternidade do homem, o qual é alcançado na expressão do verso ”Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios(Salmos 90:12)”. A forma de alcançar coração sábio é reger a vida dentro do projeto de Deus que é Jesus Cristo.
A morte tem sido o tempo final para aqueles que não estão em Cristo. Contudo, para aqueles que têm guardado o projeto de Deus em seus corações garantem a vida eterna e um tempo que não é contado diante de Deus.
Conclusão de Salmos 90:1
O homem tem seus projetos e pode realizá-los. Tem direito a ser bem-sucedido. No entanto, Deus tem um projeto de eternidade. Em Jesus, que podemos direcionar a nossa vida com sabedoria; Ecl. 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem industria, nem ciência, nem sabedoria alguma”.
Esboço de Pregação em Salmos 90:1 – SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração a geração. 2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.