O Senhor nas alturas – Pregação
Esboço de Pregação em Salmos 93:3-4 – “As águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram seu bramido. Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor nas alturas.”
Introdução de Salmos 93:3-4
Este salmo traz uma aplicação profética maravilhosa do processo de Salvação na vida do homem. O salmista escreve como a Salvação começa e é consolidada na vida do homem que conhece ao Senhor.
Desenvolvimento
Meus irmãos, a obra que o Espírito Santo faz na vida do homem é algo tão maravilhoso que se levantam lutas para a destruir. Vamos ver em cada versículo a obra de Deus sendo realizada na vida do homem.
Verso 1 – O Senhor reina…
Nos fala do estágio da vida do crente em que o Senhor reina. O homem aceita Jesus como seu Salvador, começa a viver para o Senhor, seu “eu” começa a morrer e o Senhor começa a governar sua vida, a reinar em sua vida.
É o estágio da vida do crente de total dependência do Senhor, onde ele vive o que Paulo escreveu “não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”. A presença do Senhor é visível em sua vida.
A majestade de Deus na vida do crente é o seu testemunho sendo dado ao mundo.
Verso 2 – O teu trono está firme
O estágio de total definição na vida do crente, onde o trono de Deus, o governo de Deus está firme. O crente aqui vive um amadurecimento espiritual.
Verso 3 – As águas se levantaram
Por estar definido, por estar firme, por estar amadurecido, agora ele passará um período de provações, é quando as águas (lutas) se levantam…3 estágios das provas:
1- A voz: O salmista expressa que as lutas que ele estava vivendo tinham “voz”, e é aquele momento em que estamos sofrendo e surgem pensamentos, e vozes surgem na mente do crente querendo o desanimar. “Será que Deus me abandonou?” . Na vida de Jó, sua esposa trouxe a voz das lutas, mandando ele amaldiçoar o seu Deus. Mas nenhuma voz pode ser mais forte nas nossas vidas que a voz do Senhor. A voz do Senhor prevalece acima das lutas;
2- O bramido: Bramido é um rugido, um grito, um berro. O salmista passa a viver um estágio mais intenso e forte das suas lutas. A voz se transforma num bramido. Nos fala das perseguições, dos ataques, das investidas.
3- O estrondo: O último estágio é o estrondo, o impacto das provas e lutas na vida do crente. Para alguns, frustrações, mas para o servo de Deus um testemunho, uma experiência. Na vida de Jó houve um estrondo, mas Deus mudou o cativeiro de Jó. Mais poderoso foi o Senhor, pois não existe nada que seja mais poderoso do que o agir de Deus na vida do seu servo.
4 – O Senhor nas alturas: Não podemos buscar a Deus no comodismo. Em meio as provas, precisamos ter uma experiência com o Deus das alturas, o Deus da bíblia, o Deus vivo. Só conheceremos o poder de Deus nas nossas vidas se buscarmos o Senhor das alturas, na comunhão, no pó.
Conclusão de Salmos 93:3-4
Ainda que as águas se levantem, o Senhor quer nos levar a conhecê-lo nas alturas, conhecer o seu poder além daquilo que o homem possa imaginar.
Não há limites para a operação de Deus na vida daquele que o busca, que espera Nele.
Esboço de Pregação em Salmos 93:3-4 – “As águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram seu bramido. Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor nas alturas.”
Mais Esboço de Pregação
Glória a Deus nas alturas – Lucas 2:13-14
Onde se ouve o estrondo dos flecheiros – Juízes 5:11
A torrente das águas purificadoras – Ezequiel 47:3-6
As Portas de Jerusalém – A Porta das Ovelhas