O grande dia do SENHOR está perto – Pregação
Esboço de Pregação Sofonias 1:14-16 – O grande dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.
INTRODUÇÃO
Os versículos que lemos no livro do profeta Sofonias falam de um momento profético para o mundo, e que nesse momento, os sinais prenunciariam a proximidade da vinda do Senhor Jesus.
DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO:
ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS MUNDIAIS LIGADOS COM A PROFECIA BÍBLICA EM SOFONIAS 1:14-16
O profeta Sofonias, um dos chamados “profetas menores”, viveu no tempo do rei Josias, 640 anos antes de Cristo, sendo contemporâneo dos profetas Joel, Habacuque e Amós. No seu livro, o profeta Sofonias começa falando de um momento profético relacionado a acontecimentos que se dariam nos últimos tempos no mundo e que tais acontecimentos estariam relacionados ao abreviamento da Segunda Vinda do Senhor Jesus, por ele chamado de: O grande dia do Senhor.
Esse dia se refere há um tempo, um momento relacionado a acontecimentos geofísicos, como terremotos, maremotos, furacões, bem como políticos e sociais, tais como as guerras, rumores de guerras, fome, pestes e convulsões sociais. Esses acontecimentos prenunciam o grande dia da retirada da igreja deste mundo através do seu arrebatamento.
As palavras da profecia que lemos nos versos 14 a 16 do capítulo 1 do livro do profeta Sofonias estão ligadas diretamente com os fatos presenciados pelo mundo inteiro nestes últimos anos, relacionados com os atos terroristas de setembro de 2001, nos Estados Unidos e suas consequências. Isto é apenas um sinal daquilo que ainda continuará ocorrendo como desdobramento de uma crise de inquietação que se tem se propagado no mundo inteiro.
O relato do profeta Sofonias não está relacionado com um dia específico, nem um lugar determinado, mas a tempo, um momento profético que envolve o mundo todo. Estes acontecimentos estão no contexto da expressão do profeta Sofonias sobre o “grande dia do Senhor”.
SIGNIFICADO PROFÉTICO DA EXPRESSÃO:
“A VOZ DO DIA DO SENHOR”, citada no verso 14, é descrita no verso 16, como: dia trombeta e de alarido. 2.1. DIA DE TROMBETA – A trombeta é para dar um sinal, um aviso. É para aviso (despertamento) para quem está apercebido – A igreja discerne o momento profético, ou seja, o cumprimento da profecia.
A trombeta era um instrumento de grande utilidade para o povo no VT, pois anunciava vários eventos relacionados ao povo. A trombeta para a igreja está ligada aos dons espirituais, a voz do Espírito Santo, que a mantém sempre vigilante.
DIA DE ALARIDO
O alarido é o resultado dos acontecimentos prenunciados pela trombeta. É dia, ou tempo de confusão, choro, lamento, gemido, estrondo, gritaria, para quem não está apercebido quanto ao cumprimento da profecia. Enquanto esse dia para a igreja é um cântico de vitória, para o mundo é angústia e ânsia, alvoroço e desolação.
O mundo vê os acontecimentos, mas não os discerne a profecia. O mundo não ouve o toque da trombeta, mas somente o alarido.
Esse dia de alarido demonstra a uníssona voz de choro e lamúria que o mundo expressa e continuará expressando, do qual temos sido testemunhas.
O dia de trombeta em Apocalipse capítulo 8, descreve o desmatamento, a morte dos seres marinhos e a poluição das águas potáveis, enquanto o dia de alarido descreve o desespero e o clamor mundial tentando salvar, por todos os meios, o ecossistema, sem dar conta do cumprimento da profecia.
O dia de trombeta
Refere-se ao momento em que o senhor mostra para o mundo que seu projeto está se cumprindo e assim alertando a igreja a estar vigilante. O dia de alarido mostra que a vinda do Senhor vai trazer ao mundo um grande e terrível sofrimento pela rejeição ao Senhor.
O profeta Sofonias chama a atenção para tais acontecimentos e descreve a impotência dos poderosos e das nações para impedi-los, ainda que detenham o poder religioso, político e econômico. “…amargamente clamará ali o homem poderoso”. (verso 14).
2 (DOIS) TEXTOS DO VELHO TESTAMENTO (V.T.) ASSOCIADOS ÀS EXPRESSÕES ACIMA:
Isaías 13:6 – “Uivai, porque o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-poderoso como assolação”.
Joel 1:15 – “Ah! Aquele dia! Porque o dia do SENHOR está perto e virá como uma assolação do Todo-poderoso”.
Joel 2:1-2 e 31 – “Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, ele está perto”;
verso 2 – “dia de trevas e de tristeza; dia de nuvens e de trevas espessas; …”.
Verso 31 – “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR”.
Conclusão de Sofonias 1:14-16
O mundo religioso não está preocupado em dar respostas sobre as verdades da palavra de Deus, mas NÓS ESTAMOS, porque conhecemos e discernimos a profecia.
Esboço de Pregação Sofonias 1:14-16 – O grande dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.
Mais Esboço de Pregação
O DIA DO SENHOR – SOFONIAS 3:12
O grande dia do Senhor 2 – Sofonias 1:14-18
Sofonias 1:7 – Cala-te diante do Senhor
Mãos enfraquecidas – Sofonias 3:16-17
TIRA ÁGUA PARA O CERCO… – Naum 3:14