Pular para o conteúdo

Esdras 9:5-8 – Rasgou as vestes pelo homem


O SACERDOTE QUE RASGOU SUAS VESTES PELO HOMEM

Esdras 9:5-8 E, perto do sacrifício da tarde, me levantei da minha aflição, havendo já rasgado a minha veste e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o Senhor , meu Deus.
E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus.
Desde os dias de nossos pais até ao dia de hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniquidades, fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, ao roubo e à confusão do rosto, como hoje se vê.
E, agora, como por um pequeno momento, se nos fez graça da parte do Senhor , nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos uma estabilidade no seu santo lugar; para nos alumiar os olhos; ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão;

INTRODUÇÃO

Esdras era um sacerdote e sua função era de mediar entre o Deus e o Homem. Quando ele percebe a situação terrível do Povo, a mistura que havia em Israel, a sua postura foi exatamente de buscar o perdão do Senhor. 

DESENVOLVIMENTO

Vemos no versículo 5 que, perto do sacrifício da tarde, rasgou suas vestes, se pôs de joelhos, estendeu suas mãos para o Senhor e pediu livramento da espada, do cativeiro, do roubo e da confusão. O resultado foi: Um momento de graça se fez, para dar escape, estabilidade no santo lugar e luz aos olhos. Hoje vivemos em um tempo não diferente daquele povo, com os mesmos problemas.

Livramento da espada

O homem está debaixo de um juízo de morte, mortos em seus delitos pecados. 

O cativeiro

Dos vícios, cativo do pecado deste mundo, cativo na sua religiosidade, etc.

O roubo

Da nossa felicidade, da esperança do futuro por aquele que vem roubar, matar e destruir.

A confusão

Das trevas espirituais na qual todos se encontram sem saber aonde ir.

CONCLUSÃO

Como Esdras, também Jesus veio como sacerdote interceder por nos. Ele também se afligiu no Getsemani. Ele também teve suas vestes rasgadas, e também suplicou ao Pai “perdoa-lhes”.

Com seu sacrifício as três horas da tarde não houve um momento de graça, mas foi inaugurada a graça por Jesus Cristo. E pela graça nós escapamos da morte.

“…Eu sou a ressurreição e a vida…”

Nos deu estabilidade não no lugar santo, mas no santo dos santos (com ousadia pelo sangue de Jesus) e iluminou nossos olhos (eu sou a luz do mundo e quem está em mim não andará em trevas.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuário Premium

Mais Esboço de Pregação

Mensagem para Família – I Samuel 17:17-18

João 19:23-24 – Lançaram sortes sobre as vestes de Jesus

Você sabia? – Rasgar as vestes

AS VESTES DE JESUS – João 19: 23

Apostila – Vestes Sacerdotais

Jó 1:20 – “Então Jó se levantou e rasgou o seu manto…”

Você Sabia? – O véu do templo

Zacarias – Esboço bíblico

Livramento de morte – João 8:11

Templo do Espírito Santo – Ageu 2:6-9



Alguma dúvida?