Espero ficar convosco algum tempo
I Coríntios 16:7-9
“Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo.”
Introdução
Paulo, tipificando o Espírito Santo ou sendo sua voz pelas epístolas, escreveu aos romanos, como já vimos anteriormente, que sempre ora, pedindo que se lhe ofereça boa ocasião para estar com a Igreja (Romanos 1:10).
Agora nesse texto de Coríntios ele diz que não quer ver a Igreja de passagem, mas espera ficar algum tempo com ela. Que desejo glorioso e amor maravilhoso O Espírito Santo tem dedicado à igreja!
Assim como Jesus disse: desejei muito comer convosco essa páscoa (Lucas 22:15), demonstrando o quanto Ele desejou vir cumpriu seu ministério e se entregar pelo homem, agora o Espírito Santo faz o mesmo dizendo que “espera ficar conosco algum tempo”.
Desenvolvimento
“Ficarei, porém, em Éfeso”
O Espírito Santo desceu sobre a igreja primitiva e permanece com ela até os nossos dias e permanecerá até o arrebatamento.
A Palavra apresenta a história da Igreja lançando mão das características de sete igrejas da Ásia, em que João foi pastor.
E o nome de cada uma delas demonstra a ênfase histórico-profética que ela viveria em seus dois mil anos de existência, aproximadamente. A primeira Igreja chamava-se Éfeso, que significa “aceitável”.
O Espírito Santo diz, então, que ficará em Éfeso.
A igreja que está sob o governo do Espírito Santo é a Igreja aceitável a Deus.
A igreja que será arrebatada é a Igreja aceitável.
Ele ficará até o dia do Pentecostes
E aqui ele fala do momento da sua partida.
Há dois mil anos, no dia de Pentecostes, de repente veio do céu um som, como um vento veemente e impetuoso. Era a descida do Espírito Santo.
Nesse dia não veio só de passagem, como fez tantas vezes no Velho Testamento, mas permanece conosco algum tempo – entre esse Pentecostes até o próximo Pentecostes.
No primeiro Pentecostes “uma porta grande e eficaz se abriu” (I Coríntios 16:9) – a porta da salvação, que alcançou tanto judeus quanto gentios.
Tanto os que estavam ali, quanto aos que seriam gerados por eles, e a todos os que estavam longe (no tempo – ou seja, a igreja de nossos dias). (Atos 2:38-39)
No próximo Pentecostes, de repente virá do céu um som, um vento (um sopro veemente e impetuoso) – um toque de trombeta – e virá nosso Salvador a encontrar-se com sua igreja aceitável e levá-la para sua eternidade.
O Espírito Santo ficará até esse dia
Assim, Ele termina a carta falando da vinda do Senhor Jesus:
“Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!” (I Coríntios 16:22).
Mais Esboço de Pregação
2 Reis 13:21 – Os ossos de Eliseu
Ao Deus desconhecido – Atos 17:23-24
Livro das Lamentações de Jeremias
A quem o nosso Deus é semelhante? – Isaías 40:25
Certamente cedo venho – Apocalipse 22:20
A Igreja não precisa do mundo – Números 21:22-24
A vontade de Deus – Romanos 12:1-2
O Pardal solitário – Salmos 102:7
Estudos Bíblicos – Doutrina de Corpo no Velho Testamento