A resplandecente estrela da manhã – Pregação
Esboço de Pregação em Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”
TEMA: A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ.
Introdução de Apocalipse 22:16
Todo louvor, honra e glória, sejam dadas ao Rei dos Reis, ao Senhor dos Senhores, aquele que Reina e Reinará eternamente.
Está é a alegria da Igreja Fiel, ofertar ao Rei dos Reis toda a sua gratidão, a sua adoração o seu louvor àquele que a remiu, aquele que fez dela identidade sua, através do seu sangue, ao Deus Justo (O Sol da Justiça) que a julgará com justiça, ao Eu Sou, ao Alfa e o Ômega, A Rosa de Sarom, e O Lírio dos Vales, A Brilhante Estrela da Manhã, ao Leão da Tribo de Judá.
A Ele só a Ele a nossa gratidão e o nosso louvor.
Desenvolvimento
Na caminhada do Seu povo no deserto o Senhor Deus fala numa profecia a respeito do Senhor Jesus, daquele que viria para reinar e usa a expressão estrela.
“Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto, uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel”. (Números 24:17).
A promessa de que a estrela (Jesus) procederia do trono de Jacó, também é feita a Davi.
“A tua casa e o teu reino será firmado para sempre diante de ti, teu trono será firmado para sempre”. (II Samuel 7:12).
O povo na caminhada foi vencedor. Passou por grandes lutas, grandes obstáculos, mas tomaram posse da promessa feita a eles, chegaram a Canaã, a terra prometida por Deus.
Jesus nasce da descendência de Davi, como fora profetizado. Os anjos anunciam seu nascimento de forma gloriosa. Os magos viram a estrela que apareceu a eles como sinal e vão à Belém para adorá-lo. A estrela que viram no Oriente ia adiante deles até chegarem ao lugar onde estava o menino (Jesus).
A igreja se desponta, cresce, cai na graça do povo, mas é provada, passa por lutas, perseguições. Os apóstolos e discípulos são usados com poder, são honrados pelo Senhor, mas vão para as prisões, cova dos leões, fogueiras, mas o nome do nosso Deus era exaltado.
João pastoreava a igreja de Éfeso, foi levado preso e desterrado para a Ilha de Patmos.
Em Patmos João foi arrebatado em espírito e em visão recebeu as revelações do Apocalipse. Vê Jesus glorificado, vê a respeito das sete igrejas da Ásia, vê a nova Jerusalém. A igreja de Tiatira vivia em meio ao engano, mentira, feitiçaria, idolatria, prostituição, falsos profetas. A ela foi feito uma promessa “Ao que vencer, dar-lhe-ei a Estrela da Manhã”. (Apocalipse 2:28).
A Estrela da Manhã (Jesus) nos fala de um novo dia, um novo amanhecer, uma nova vida para a igreja (a eternidade). O encontro da igreja com o Senhor Jesus, A grande vitória, o Sentido da igreja.
O Senhor depois mostrou a João a Nova Jerusalém, faz algumas admoestações e promessas, Ele fala: “Eu Sou a Raiz e a Geração de Davi a resplandecente Estrela da Manhã”.
Conclusão de Apocalipse 22:16
Vivemos o período profético, período da meia-noite, momentos de provas, aflições e lutas. Estamos caminhando no deserto, porém se aproxima o término da caminhada. A promessa está próxima a se cumprir, o Senhor Jesus virá e veremos “A Resplandecente Estrela da Manhã”.
Tudo se fará novo, então louvaremos, cantaremos com os anjos na eternidade.
“Deus limpará dos nossos olhos toda a lágrima…” (Apocalipse 21:4).
“E verão o seu rosto, e na sua testa estará o Seu Nome”. (Apocalipse 22:4).
Esboço de Pregação em Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”
Mais Esboço de Pregação
A terceira trombeta – Apocalipse 8:10-11
Seguir nas mesmas pisadas – II Coríntios 12:17-18
A enxertia do Zambujeiro – Romanos 11:17-18
Jesus, o novo dia – Salmos 30:5