Pular para o conteúdo

Caiu da Graça de Deus – Atos 20:9-12


Caiu da Graça de Deus – Pregação

Esboço de Pregação em Atos 20:9-12 – Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!”

Introdução de Atos 20:9-12

O livro de Atos dos Apóstolos relata grandes experiências vividas pela Igreja Primitiva, muitas vidas foram alcançadas e libertas, os sinais na operação de Deus nomeio da Igreja era evidente, e dia após dia a graça do Senhor transformava as vidas.

O texto lido mostra um grande milagre na vida de um jovem, e, ao mesmo tempo, uma grande experiência para toda a Igreja ali presente. Podemos fazer um paralelo no que tange ao espiritual, usando os fatos do texto com os nossos dias. Vejamos!

Desenvolvimento

Êutico: Caiu do 3º andar

A palavra relata que o motivo da queda de Êutico foi o sono que o cometeu, fazendo despencar da janela em que estava. Vivemos dias em que muito se encontram num sono espiritual, falando dos que estão dentro da Igreja, fazendo com que muitos caiam da graça de Deus.

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41

…durante o extenso discurso de Paulo

Este foi um dos gatilhos para gerar o sono em Êutico. Trazendo para o contexto espiritual em nossos dias, podemos ver que muitos têm se enfadado na caminhada, quando a vida espiritual não anda muito bem as coisas de Deus na vida do servo tendem a enfadar ou perder o interesse.

É preciso estarmos atentos em nossa caminha de fé, a oração e leitura da palavra nos fortalece e nos vacina contra as enfermidades espirituais.

Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. I Coríntios 10:12

…e foi levantado morto.

Podemos imaginar a tristeza no coração dos irmãos ali presentes, a morte sempre causa uma grande tristeza e perda. O discurso de Paulo logo parou, e um grande alvoroço tomou conta daquele lugar!

Infelizmente muitos têm morrido espiritualmente e caído nas mãos do adversário, e isso gera um grande dano na Igreja e numa família de servos de Deus. A morte espiritual não acontece do nada, ela vem acompanhada de sinais de uma má conduta na caminha com Deus. É preciso vigiar!

Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.

Podemos ver o cuidado de Paulo e sua rápida ação diante do fato ocorrido. É assim que um líder na congregação deve agir, a ovelha deve ser cuidada e preservada sua salvação. Vemos atualmente muitos líderes somente preocupados com números, enquanto muitos estão morrendo espiritualmente.

O apóstolo Paulo usou todos os recursos que tinha para ajudar aquele jovem, contudo, Paulo não tinha a vida em si para devolver ao jovem. Era preciso a intervenção de Deus naquela causa, quando estamos aos pés do Senhor ele sempre ouve a nossa oração, Paulo ali foi o instrumento usado por Deus para levar a vida para quele jovem. Assim, também nós como Igreja somos instrumentos para levar o projeto de Salvação para muitos.

Conclusão de Atos 20:9-12

Resultado: Vida

A tristeza foi convertida em alegria! Se confirmou que Deus verdadeiramente estava no meio deles, só Deus pode dar a vida. Aleluia!

Todos poderiam agora voltar ao momento de comunhão, Êutico não estava mais morto. Esta operação continua presente em nossos dias, há uma igreja fiel que zela pela palavra da verdade.

  • O PARTIR DO PÃO
  • O JOVEM VIVO
  • TODOS CONSOLADOS

Esboço de Pregação em Atos 20:9-12 – Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?