Pular para o conteúdo

O ataque da víbora na mão – Atos 28:3-6


O ataque da víbora na mão – Pregação

Esboço de Pregação em Atos 28:3-6 – E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal. E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.

Introdução de Atos 38:3-6

No capítulo 27 nós vemos uma grande luta travada por Paulo no naufrágio. Este servo de Deus passou por muitos momentos difíceis por amor ao Evangelho. O adversário certamente investiu contra a vida dele muitas vezes, com o intuito de impedir o projeto de Deus e propagação do evangelho de Cristo.

Desenvolvimento

Não diferente nos dias de hoje, muitos servos verdadeiros enfrentam grandes lutas em prol do evangelho de Cristo, em favor da Salvação de muitos.

Podemos fazer algumas comparações para alcançarmos um melhor entendimento. Podemos usar alguns elementos do texto para enfatizarmos um entendimento.

A VÍBORA: FIGURA DO ADVERSÁRIO – OBSTÁCULO;

Após conseguirem chegar a ilha de Malta, logo tiveram que se aquecer. Apalavra fala que Paulo, ajuntado uma quantidade de vides para aumentar o calor do fogo, não percebeu que ali havia uma víbora. E a mesma lhe picou na mão.

A víbora nos lembra muito a astúcia do adversário nas suas investidas na vida do homem sem deus e no homem de Deus. Assim como a víbora se esconde nos arbustos, o adversário se camufla para nos atingir, é preciso estar vigilante e em comunhão Deus para receber o livramento.

O VENENO: TENTATIVA DE ATINGIR O CORPO

Uma vez o veneno mão de Paulo, era só uma questão de minutos ou horas para ele perecer.

O adversário tenta lançar seu veneno de diversas formas na nossa vida. Observe que a víbora atingiu a mão de Paulo, e quando falamos da mão, isso nos lembra muito do trabalho que realizamos na obra de Deus. O projeto de Deus não pode parar!

SACUDIR NO FOGO: VENCER O INIMIGO;

Não precisamos aqui enumerar as maneiras que o adversário usa para nos parar, mas é importante afirmamos que diante das investidas precisamos agir. Paulo sacudiu a víbora!

Quando percebemos que existe uma cilada posta diante de nós precisamos agir, é na oração, no jejum, se alimentando da palavra de Deus que ficaremos aptos para resistir as astutas ciladas do adversário.

Conclusão de Atos 28:3-6

Devemos ter consciência que estamos sendo vigiados a todo momento, seja pelo adversário como pelo próprio homem sem Deus, que aguarda a nossa queda. Assim os homens que estavam com Paulo o fizeram, esperavam que Paulo caísse morto depois da picada da víbora, mas nada lhe aconteceu, pois esta debaixo da mão do Senhor que o protegia e velava sobre sua vida.

Que possamos ficar firmes na nossa caminhada ao lado Senhor, lembrando sempre que Ele tem cuidado de nós, para isso devemos estar vigiando para não tombarmos na caminhada da fé.

Esboço de Pregação em Atos 28:3-6 – E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal. E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?