Pular para o conteúdo

Andando como filhos da luz – Efésios 5:8-14


Acesso Premium

Andando como filhos da luz

Esboço de Pregação Expositiva em Efésios 5:8-14 – Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe. Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Introdução de Efésios 5:8-14

O capítulo 5 de Efésios trata sobre mudança. Ele nos ensina que somos diferentes do mundo ao nosso redor e, por sermos diferentes, devemos viver de maneira distinta. A verdade é simples: os crentes devem ser diferentes daqueles que não conhecem o Senhor Jesus Cristo.

Uma breve revisão dos primeiros sete versículos deste capítulo deixa isso claro:

  • No versículo 1, somos ordenados a viver como Deus.
  • No versículo 2, somos ordenados a amar como Deus.
  • Nos versículos 3-7, somos ordenados a deixar para trás este mundo e seus caminhos.
  • A partir do versículo 8, o apóstolo Paulo nos explica por que devemos ser diferentes.

Precisamos ouvir e obedecer a esse ensino. Afinal, vivemos neste mundo. Somos “forasteiros e peregrinos” aqui (1 Pedro 2:11). Antes, porém, éramos cidadãos deste mundo. Vivíamos como os ímpios vivem, pensávamos como eles pensam, fazíamos o que eles fazem. Éramos parte deles. Mas, quando fomos salvos pela graça de Deus, fomos libertos da nossa vida antiga de pecado e recebemos uma nova vida de justiça.

Apesar de termos sido libertos do mundo, ainda conhecemos profundamente seus caminhos. Ainda há em nós — na nossa natureza carnal — um desejo pelas coisas que deixamos para trás quando fomos salvos.

  • Além disso, há sempre pressão para que os santos de Deus se tornem mais parecidos com o mundo.
  • Há pressão direta da publicidade, do entretenimento e de outras formas de mídia para que façamos o que o mundo faz.
  • Há pressão sutil até mesmo de pessoas que amamos e que gostariam que nos comportássemos mais como elas. Querem que façamos o que elas fazem. Creio que essas pessoas agem assim porque nosso estilo de vida as faz sentir culpadas pela maneira como vivem.
  • Há pressão interna, pois a carne ainda anseia pelas coisas que agora lhe são proibidas. Podemos ser salvos, mas ainda há uma parte de nós que ama o pecado e odeia o rigor da santidade.

Enquanto há pressão para voltarmos atrás, também há pressão para avançarmos. Assim como a carne e o mundo desejam que nos conformemos a seus caminhos, o Espírito de Deus e o espírito renovado dentro de nós querem que sejamos transformados para nos tornarmos o que Deus nos salvou para ser (Gálatas 5:16-17).

Alguns versículos tornam isso mais claro:

  • “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)
  • “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17)

O último versículo que estudamos (Efésios 5:7) diz: “Portanto, não sejais participantes com eles.” Os versículos de hoje nos ensinam como tornar isso realidade em nossas vidas.

Vamos analisar estes versículos e destacar algumas lições sobre “Andando como Filhos da Luz”. Este texto nos ensina como nos tornarmos a pessoa justa que Deus nos salvou para ser.

Vivemos em um mundo duro e tenebroso, dominado e conduzido pelo pecado. No meio dessa escuridão e depravação, Deus redimiu um povo. Um povo que Ele espera que seja diferente. Um povo que Ele capacitou para ser diferente. O restante deste livro nos mostra como tornar isso realidade. Vamos examinar estes versículos e falar sobre Andando como Filhos da Luz.

I. V. 8 COMO SOMOS MUDADOS

O que éramos – “Éreis outrora trevas”. 

Isso significa que estávamos perdidos, nas trevas do pecado e da depravação. Estávamos cegados pelo deus deste século (2 Coríntios 4:4). Vivíamos como qualquer outro perdido e gostávamos disso (Efésios 2:1-3). Os pecados mencionados nos versículos 4-5 eram o que éramos e o que fazíamos. Éramos escravos do pecado. Não conhecíamos nada além disso. Não desejávamos nada além disso. Estávamos perdidos nas trevas e a caminho do inferno. Vivíamos como os perdidos que éramos.

O que somos – “Agora, sois luz no Senhor.” 

Quando o Senhor nos salvou, Ele nos libertou das trevas. Colossenses 1:13 diz: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Quando o Senhor nos libertou das trevas, Ele nos libertou do poder do pecado. Ele nos transformou e nos fez filhos da luz. Como fomos transformados, devemos andar na luz e não mais nas trevas que antes nos caracterizavam.

Romanos 13:12-14 diz:
“A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em orgias e bebedeiras, não em impureza e dissolução, não em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Nossas vidas antes manifestavam as obras do mundo, da carne e do diabo. O pecado era nosso modo de vida. As trevas eram onde vivíamos e o que amávamos. Pelo poder da graça, o Senhor nos tocou, nos salvou, nos libertou e nos transformou. Ele nos tirou das trevas e nos trouxe para Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9).

Como isso é verdade, devemos “andar como filhos da luz”. Como fazemos isso? Evitando pensamentos e comportamentos pecaminosos. Entregando-nos completamente ao Espírito Santo, que produzirá em nós o “fruto pacífico da justiça”. Fomos transformados e devemos viver de maneira diferente. Aliás, isso não é algo que devemos ser constantemente encorajados a fazer. Se verdadeiramente fomos salvos e transformados, a santidade deve ser nosso modo de vida! (2 Coríntios 5:17).

II. V. 9-10 COMO SOMOS CARACTERIZADOS

Esses dois versículos tratam da realidade do nosso andar espiritual. Se verdadeiramente somos salvos e andamos na luz, isso será evidente em nossa vida. Paulo diz que o “fruto da luz” se manifesta em três aspectos:

  1. Bondade – Refere-se à retidão de coração e vida. Fala de piedade em motivos, pensamentos e ações. É a qualidade de ser semelhante a Deus. Também tem a ver com nosso tratamento aos outros. Quando praticamos a bondade, estamos andando em amor para com os que nos rodeiam, tratando-os como Deus nos trata.
  1. Justiça – Refere-se ao nosso status diante de Deus. Quando Ele nos salvou, nos declarou justos. Removeu toda nossa culpa, imputou-nos a justiça de Cristo e nos fez santos aos Seus olhos. A justiça se manifesta em nossas vidas quando vivemos a realidade do que somos e do que fomos feitos em Cristo Jesus. Fala de uma piedade que torna a vida diferente e pertencente ao Senhor.
  1. Verdade – Tem a ver com honestidade, confiabilidade e integridade. Quando essa qualidade é vista na vida de um crente, contrasta fortemente com a hipocrisia, o engano e a falsidade do mundo.
  • Bondade trata do nosso relacionamento com os outros.
  • Justiça trata do nosso relacionamento com Deus.
  • Verdade trata da integridade pessoal da nossa própria vida.

Essas três características são chamadas de “fruto”. O fruto é a manifestação da vida. Nenhuma delas, em sua plenitude, é encontrada na vida dos incrédulos. Elas são a prova da presença da vida do Senhor em nós. Quando O conhecemos, seremos como Ele!

Note que Paulo não mencionou orar uma oração, ser batizado, frequentar a igreja, ser bom para os outros ou fazer boas obras. Todas essas coisas são boas, mas são obras que podem ser realizadas na carne. Qualquer um pode fazê-las, mesmo alguém que nunca foi salvo.

Por outro lado, as três características que Paulo mencionou (bondade, justiça e verdade) só são possíveis por meio da obra do Espírito na vida de um crente redimido.

III. V. 11a COMO SOMOS COMANDADOS

A expressão “não vos associeis” significa não participar. Aqueles que conhecem o Senhor não devem ter parte nas coisas más, nem mesmo por associação.

Devemos evitar todo tipo de mal, até mesmo a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22).

Temos que estar no mundo — se não estivermos, não poderemos testemunhar aos perdidos. No entanto, devemos ter cuidado para não nos deixarmos enredar pelos caminhos do mundo. Devemos ser um povo separado e santo para a glória do Senhor.

Os tipos de pecados que devemos evitar foram mencionados em Efésios 4:25-31 e Efésios 5:4-6. Essa não é uma lista exaustiva — devemos evitar todo pecado! A profundidade da nossa separação é destacada em 1 Coríntios 5:9-11.

Devemos guardar nossos corações, mentes e corpos. O pecado está ao nosso redor, mas o Espírito de Deus também está (1 João 4:4). Se confiarmos nEle, Ele nos ajudará a viver de maneira santa e agradável a Ele.

IV. V. 11b-13 COMO SOMOS COMISSIONADOS

  • Nossa responsabilidade de abster-nos do pecado vai além de simplesmente não praticá-lo. Aqui, somos ordenados a “repreendê-lo”. Isso significa expor o mal pelo que ele é. Quando nos calamos diante do pecado, estamos encorajando-o. Quando o ignoramos, estamos promovendo-o.

A palavra “repreender” carrega a ideia de correção, disciplina e punição. Significa que confrontamos o pecado recusando-nos a tolerá-lo. Há momentos em que devemos falar. Devemos dizer aos outros o que a Bíblia afirma ser certo ou errado. Às vezes, nossa intolerância ao pecado será direta, lidando face a face com os envolvidos em atividades pecaminosas.

Outras vezes, nossa repreensão será indireta. Ou seja, fazemos o oposto do que o mundo faz, e Deus usa isso para repreendê-los. Eles são egoístas; nós, generosos. Eles amaldiçoam; nós abençoamos. Eles vivem para si mesmos; nós vivemos para Deus e para os outros. Eles mentem; nós falamos a verdade. Simplesmente viver para o Senhor já é um poderoso testemunho diante do mal.

Um dos nossos problemas é que não levamos o pecado a sério o suficiente. Fazemos vista grossa, rimos dele, vemos outros envolvidos no pecado e não confrontamos. Ainda que nunca façamos muitas das coisas que os ímpios fazem, nos divertimos com elas à distância. Assim, ainda somos contaminados, porque nos recusamos a tomar uma posição contra o pecado e repreendê-lo.

  • O versículo 12 diz que é vergonhoso até mesmo falar sobre o que os ímpios fazem em segredo. Adoramos ouvir um fofoca suculenta, não é? Falamos sobre os pecados dos outros, espalhando de ouvido em ouvido. Mas Deus diz que algumas coisas devem ser tratadas com o mínimo de palavras possível. Falar sobre o pecado de maneira que o espalhe é uma coisa vergonhosa. Às vezes, falamos assim porque, secretamente, desejamos fazer as mesmas coisas. Deus diz que é vergonhoso agir assim!
  • O versículo 13 nos ensina como lidar com o pecado: trazendo todas as ações à luz da Palavra de Deus. Devemos examinar tudo à luz da Bíblia. Se a Bíblia é contra, nós também somos. Se a Bíblia é a favor, nós também somos. A Palavra de Deus deve ser o único padrão para nossas vidas.

A luz torna as coisas manifestas (fáceis de ver). Quando andamos na luz, o mal do mundo ao nosso redor se torna evidente. Os filhos de Deus devem viver de maneira tão santa, pura e próxima dEle que nos destacamos como luzes em um mundo tenebroso.

Nem todos ficarão felizes quando expusermos o pecado e levantarmos a verdade. Mesmo assim, isso honra o Senhor e é um testemunho muito melhor do que uma vida que participa dos pecados do mundo.

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

Somos comissionados a ser diferentes. Quando o pecado é exposto, o Evangelho é exaltado, e Deus é glorificado. Essas são razões suficientes para andarmos na vontade dEle!

V. V. 14 COMO SOMOS CHAMADOS

Paulo encerra esta seção com um convite aos perdidos para virem a Jesus e serem salvos. Se simplesmente despertarem e vierem a Ele, Ele os salvará e lhes dará luz. Esse chamado ainda ecoa hoje. Se você está perdido, pode ser salvo. O Senhor mudará sua vida, o libertará das trevas e o encherá de Sua luz.

Há também um chamado aqui para os crentes despertarem. Temos vagueado por este mundo em um sono espiritual por tempo demais. É hora de acordarmos e nos dedicarmos à obra do Senhor. Quando fizermos isso, seremos luz para um mundo preso nas trevas. Talvez o Senhor use essa luz para salvar pecadores.

Como Paulo disse em outra passagem:
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando cremos. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.” (Romanos 13:11-12)

A igreja precisa ouvir isso hoje!

Conclusão de Efésios 5:8-14

O mundo precisa da luz que temos para mostrar. É vontade do Senhor que Seus filhos sejam luz em um mundo tenebroso. É o poder da Sua luz em nós que destacará a diferença entre nós e o mundo perdido ao nosso redor.

Vamos buscar o Senhor hoje e pedir que Ele nos ajude a “Andar como Filhos da Luz”.

Esboço de Pregação Expositiva em Efésios 5:8-14 – Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe. Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!
Alguma dúvida?