Família de Deus – Pregação
Esboço de Pregação em Efésios 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
Introdução de Efésios 2:19
A família é uma instituição criada por Deus e, ainda que o homem tente destruí-la, não consegue, porque para o homem nascer, ele passa por uma ligação familiar.
Todo homem conhece família, ou vive em família, tornando fácil o entendimento da salvação, como sempre é o propósito do Senhor.
JUÍZO E SALVAÇÃO
A palavra do Senhor nos mostra, que só alcançamos salvação se estivermos em família.
Quando os juízos vieram sobre o homem, houve sempre o escape, a salvação, e Deus salva uma única família em cada juízo.
a) Dilúvio
No dilúvio, o Senhor salva a família de Noé, porque ouviram a voz de Deus.
b) Sodoma e Gomorra
No juízo a Sodoma e Gomorra o Senhor salvou da destruição a família de Ló pela intercessão de Abraão (seu tio).
c) Jericó
No juízo de destruição a Jericó o Senhor salva a família de Raabe.
d) Egito
Na saída do povo do Egito estava ali uma família (Israel), que o Senhor cria um plano e executa através de Moisés para salvá-los.
Há um juízo eminente sobre a terra, porque as profecias apontam para este momento, e o Senhor preparou um plano de salvação para o homem através do Senhor Jesus.
Quando disseram ao Senhor Jesus, que a sua mãe e seus irmãos estavam lá fora querendo vê-lo, Ele disse: Qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.
A família do Senhor Jesus estava sendo formada e continua com aqueles que desejam fazer a vontade do Pai.
Conclusão de Efésios 2:19
Israel, que rejeitou Jesus, é uma família só, porque Israel (que era Jacó), foi o patriarca desta família que foi iniciada com a promessa a Abraão, seu avô. Mas nós não somos da mesma família, e a salvação é ampliada para todo homem, cumprindo a promessa feita ao próprio Abraão “…em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Mas para a salvação temos que ser da mesma família – Família de Jesus.
Para sabermos se somos de uma mesma família, temos que ter o mesmo sangue, e o projeto do Senhor não deixam dúvidas, sendo o mesmo, porque ele envia o seu filho (Jesus) para constituir uma família derramando o seu sangue, que é o Espírito Santo. E quando o homem recebe o Espírito Santo ele passa a fazer parte desta família. Por isso somos irmãos em Cristo Jesus, o filho que derramou o seu sangue, para que cada um, que receber deste sangue (Espírito Santo), seja também chamado filho de Deus, formando a família de Deus.
“…não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas…da família de Deus.
Esboço de Pregação em Efésios 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,