Pular para o conteúdo

Estejam cingidos os vossos lombos – Lucas 12:35


Estejam cingidos os vossos lombos – Pregação

Esboço de pregação em Lucas 12:35 – “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias;”

Introdução de Lucas 12:35

A Bíblia se refere aos “últimos dias” ou “fim dos tempos” como um tempo profético que antecede a vinda do Senhor Jesus, que é chamado de “noite”.

O Senhor Jesus ao se referir a sua vinda exorta os seus discípulos à vigilância, já que profeticamente o tempo do fim seria um período difícil para os crentes, devido ao grande envolvimento e ação do mundo sobre a igreja dos últimos dias, para descaracterizá-la, anulando a sua missão e desviando-a do seu objetivo final que é a vida eterna.

Momento da NOITE

As trevas que caem sobre o mundo nesta hora, anunciadas pelos profetas do Velho Testamento e prenunciadas pelo Senhor Jesus, apontam para a necessidade da Igreja fiel estar em “ativa vigilância”.

Noite ou trevas, portanto, falam de um tempo profético que antecede a volta do Senhor Jesus para buscar a sua Igreja, tempo de grandes acontecimentos em todo mundo, que incluem acontecimentos físicos, com alterações no universo; acontecimentos sociais, com agitações e guerras em vários lugares; o aumento e domínio do pecado, tornando o homem refém de todo tipo de pecado e contaminação e destruição moral e física.

PREPARO E VIGILÂNCIA

A Bíblia diz que “todo homem é mentira” e nós constatamos a cada dia esse mal que domina todos os povos sem exceção, permeando não só a sociedade e o homem comum como também a própria religião. A mentira é fácil de ser conduzida porque é leve e agrada ao ser humano, já que é inerente a ele dado também a sua própria temporalidade.

 A verdade é pesada, repudiada por muitos e quando mencionada provoca reações tão profundas que desequilibram os que tentam conduzi-la.

“LOMBOS CINGIDOS COM A VERDADE

Era comum a utilização de faixas com determinadas regiões para ajustar os músculos e mantê-los adequadamente na posição para suportar determinados esforços físicos, desde levantamento de pesos e até para lutadores que eram obrigados a desenvolver certos esforços.

Os lombos cingidos falam do ajuste na vida do servo, baseado na Palavra de Deus, no projeto de salvação em Jesus Cristo. A palavra de Deus é luz para nossos caminhos, a palavra testifica do Senhor Jesus que ‘o caminho, verdade e a vida.

Nesta última hora precisamos estar firmes na sua palavra e bem ajustados com o projeto de Salvação para não desfalecermos no caminho.

“PREPARO DO CORPO”

Jesus, quando se refere a este momento profético que antecede a sua vinda, fala da necessidade do preparo do corpo para desempenhar todas as tarefas que lhe cabem nesta última hora, conduzir principalmente a palavra da verdade (citação de Paulo: “Lombos cingidos com a verdade”).

Que grande peso, que dificuldade para se conduzir esta verdade, tão necessária para um mundo de enganos e mentiras. Só um corpo em equilíbrio ajustado e preparado pode conduzir esta verdade, a verdade do evangelho, da salvação, na luta contra o mundo, contra a mentira e contra o pecado. Só o corpo de Cristo é capaz de suportar e conduzir o peso da verdade. “Lombos cingidos…”

“ACESAS AS VOSSAS CANDEIAS”

Um corpo em desequilíbrio não estaria em condições de conduzir uma candeia cheia de óleo e de fogo.

A segunda recomendação do Senhor Jesus para a igreja dos últimos dias fala da necessidade da igreja caminhar, ou melhor, do corpo caminhar sem tropeçar, devido ao momento de trevas que antecedem o grito da meia-noite.

Caminhar em trevas, sem luz, é um risco incalculável para o momento que estamos vivendo. A igreja fiel, que já acendeu as suas candeias, não tropeça desequilibrada, nem erra o caminho, muito menos dorme com óleo e fogo nas mãos, já que o chamado ou grito da meia-noite se aproxima: “Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro”.

O preparo da Igreja para esta última hora está relacionado com estas duas recomendações:

Cingidos os lombos – verdade da palavra

Acesas as vossas candeias – cheios do Espírito Santo.

VIGILÂNCIA

Segredos para o serviço:

1º      Atento à voz do Senhor (para que quando bater possam abrir a porta do coração);

2º      Ninguém sabe o dia e nem a hora (SURPRESA);

3º      Ele virá numa hora que não imaginais;       

4º      Servindo ao Senhor em fidelidade e prudência. (PREPARO)

 Fiel – no serviço

Prudência – não se descuidar

Vigiar é: servir em fidelidade e prudência, cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias. Tiradas do mundo para o grande propósito de Deus, de levá-las a eternidade.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?