Pular para o conteúdo

Fidelidade – Fruto do Espírito – Gálatas 5:22


Acesso Premium

Fidelidade – Fruto do Espírito

Esboço de Pregação em Gálatas 5:22 – “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade…”

Introdução de Gálatas 5:22

Hoje, vamos nos concentrar em fidelidade.

Deus demonstra e honra a fidelidade. O Salmo 100:5 diz: “Porque o Senhor é bom; a sua misericórdia dura para sempre, e a sua fidelidade estende-se de geração em geração.”

Cada vez que você vê um arco-íris, lembre-se de que Deus é fiel — Ele cumpre Suas promessas. Cada vez que você pega uma Bíblia, lembre-se de que Ele disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35).

Cada vez que você se reúne para adorar com irmãos e irmãs em Cristo, lembre-se de que Ele disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18:20).

Cada vez que você participa da ceia do Senhor, cada vez que alguém responde ao apelo, lembre-se de que Ele disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

E quando você estiver à beira da morte, lembre-se da Sua promessa: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (João 14:2-3).

O compositor estava certo:
“Grande é a Tua fidelidade, ó Deus meu Pai…
Manhã após manhã, novas misericórdias eu vejo.
Tudo o que eu preciso, Tua mão tem provido.
Grande é a Tua fidelidade, Senhor, para comigo.”

Se permitirmos que o Espírito Santo trabalhe em nós, o fruto da fidelidade será real e evidente em nossas vidas. Quanto mais nos rendemos à Sua orientação, menos volúveis e menos vulneráveis ao desânimo e à tentação nos tornamos.

E, à medida que somos cheios do Seu Espírito, os outros encontrarão em nós uma confiabilidade, uma integridade, uma perseverança tanto nos bons quanto nos maus momentos — uma fidelidade que o mundo não entende.

Desenvolvimento

I. UMA DEFINIÇÃO DE FIDELIDADE

A. Se você fosse definir fidelidade, como Paulo a usa no Novo Testamento, como faria isso? Bem, se você procurasse no dicionário, encontraria uma definição técnica que diz: “Cumprir um compromisso, independentemente das dificuldades.”

Fidelidade é o amor que persiste. É o amor dizendo: “Eu não vou desistir. Pode haver mal-entendidos, decepções, desânimos, mas eu não vou desistir.” É o amor que persiste.

Ilustração: Se alguém diz: “Eu realmente amo o Senhor” ou “Eu realmente amo a igreja”, e depois é infiel, fica difícil acreditar que essa pessoa realmente ama o Senhor. Porque, veja, fidelidade e amor sempre andam de mãos dadas. Fidelidade é o amor que persiste.

Você pode se desanimar. Pode ficar decepcionado. Mas a fidelidade diz: “Mesmo que haja desânimo e decepção, eu não vou desistir. Vou continuar frequentando, dando, servindo, porque Deus me chamou para ser fiel.”

B. Ouça o que a Bíblia diz. Aqui estão algumas escrituras que nos desafiam a ser fiéis:

  • 1 Coríntios 4:1-2 nos desafia a ser fiéis na mordomia.
  • Efésios 6:21 fala sobre ser fiel no serviço.
  • 1 Timóteo 5:9 fala sobre ser fiel no casamento.
  • Apocalipse 2:15 fala sobre ser fiel no testemunho.
  • Romanos 12:12 diz que devemos ser fiéis na oração.
  • Colossenses 1:7 fala sobre ser fiel no ministério.
  • Apocalipse 17:14 diz que devemos ser fiéis em seguir o Senhor.
  • Provérbios 31:26 fala sobre instrução fiel.
  • 3 João 3 diz que devemos ser fiéis na verdade.
  • Apocalipse 13:10 fala sobre fidelidade mesmo em tempos de perseguição.
  • Apocalipse 2:10 diz que devemos ser fiéis até a morte para receber a coroa da vida.

II. UMA DEMONSTRAÇÃO DE FIDELIDADE

A. Para nos ajudar a entender melhor, vamos olhar para uma demonstração de fidelidade na Bíblia. Mais uma vez, o exemplo é Jesus, e está no capítulo 16 de Mateus.

O versículo 21 nos diz que Jesus reúne Seus discípulos e lhes diz que vai a Jerusalém. Ele diz: “Eu sei o que vai acontecer lá. Serei preso, espancado e crucificado. Mas vou mesmo assim.”

Você pode se lembrar de que, no versículo seguinte, Pedro tenta impedi-Lo. Ele diz: “Senhor, não vá!” 

Mas Jesus responde: “Para trás de mim, Satanás!” A razão pela qual Jesus chamou Pedro de “Satanás” é que Satanás estava usando Pedro para tentar fazer Jesus desistir, para ser infiel.

Vez após vez, durante Seu ministério, Satanás tentou fazer Jesus ser infiel. “Não vá para a cruz. Não morra pelos pecados deles. Apenas desista. Vai ser muito difícil. Haverá muitos obstáculos, muitas dificuldades. Apenas vire-se e desista.”

No entanto, a versão King James nos diz que “Jesus firmou o rosto decididamente para Jerusalém.” Jesus estava determinado a, não importasse o que acontecesse, ser fiel à missão que Deus Lhe havia dado. Então, com firmeza, Ele vai para Jerusalém.

Ilustração: George Müller começou a orar por 5 amigos. Ele orou por 5 anos até que o primeiro se convertesse; pelo próximo, ele orou por 10 anos; pelo terceiro, 25 anos; pelo quarto, quase 50 anos. O último foi convertido após 52 anos, no funeral de George Müller. George Müller foi fiel, até a morte.

III. COMO DESENVOLVEMOS FIDELIDADE?

A. Para responder a isso, você precisa entender que uma macieira não fica no meio de um pomar dizendo: “Como eu desenvolvo maçãs?” Uma macieira produz maçãs porque é isso que macieiras fazem.

E quando somos cristãos guiados pelo Espírito, quando somos um ramo ligado à videira que é Jesus Cristo, então produzimos frutos porque é a coisa natural a se fazer. Não precisamos ficar pensando e analisando. Mas precisamos ter cuidado para que nosso ramo nunca se desprenda da videira ou que alguma doença destrua nossa frutificação.

B. Então, há certas coisas sobre as quais precisamos ter cuidado:

  1. Precisamos entender que as tentações virão. Assim como Jesus foi tentado a ser infiel, nós também seremos tentados — no casamento, no relacionamento com o Senhor e na igreja. É isso que Satanás faz. Ele nos tenta a ser infiéis.
  2. Precisamos buscar o reforço do Espírito Santo e desenvolver hábitos espirituais regulares e positivos. Este mundo não é um mundo cristão. Esta nação não é uma nação cristã. E estamos sendo pressionados por todos os lados a desenvolver hábitos negativos, que nos tentam a ser infiéis na frequência à igreja, na oração e no estudo da Palavra de Deus.
  3. Precisamos nos levantar quando caímos ou somos derrubados.

Ilustração: Simão Pedro é um dos meus heróis nas Escrituras, não porque ele sempre fez o certo. Às vezes, ele cometia erros, até negando o Senhor, e chorou amargamente por isso. Mas toda vez que ele caía, ele se levantava novamente. Então, quando chegou a hora de escolher alguém para pregar o primeiro sermão do evangelho no Dia de Pentecostes, adivinhe quem foi escolhido?

Conclusão de Gálatas 5:22

Fidelidade é o Amor que Persiste

Eu me pergunto: você está passando por uma experiência dolorosa? Sente que foi derrubado ou que caiu? Você foi irresponsável? Está tentado a desistir? Não pare. Continue avançando. Persista, porque fidelidade é o amor que persiste.

Seja fiel a Deus, à sua família, à sua igreja e ao chamado que Ele colocou em sua vida. Grande é a fidelidade do Senhor!

Amém.

Esboço de Pregação em Gálatas 5:22 – “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade…”


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!
Alguma dúvida?