A mulher Samaritana – Pregação
Esboço de Pregação em João 4:23 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Introdução de João 4:23
Jesus no início do seu ministério ia de aldeia em aldeia vendo e percebendo a necessidade do povo.
João 4:3 Deixou a Judéia e foi outra vez para a Galiléia.
A rota usada pelos judeus era seguindo o vale do rio Jordão, pelo norte, evitando passar por Samaria, mas Jesus fez este percurso porque era necessário passar por Samaria. João 4:4
Se revelar como Messias, Era necessário passar por Samaria para a quebra de preconceitos, a fim de atingir a alma e remi-la.
Chegando a Samaria, a palavra nos relata que Jesus se assenta junto à fonte, tipificando o lugar onde se recebe a benção, a água da vida, o refrigério Jesus.
João 4:7 Veio uma mulher Samaritana.
E ali Jesus começa a dialogar com esta mulher:
Jesus conhecia o propósito que tinha para a mulher salvação.
Depois de tudo que ouviu e sentiu, essa mulher começa a compreender que aquele que estava ali não tinha preconceitos, com raça, posição social nem aponta os seus pecados, mas é conhecedor de todas as coisas. Então Jesus leva esta mulher a discernir o que é plano material e o que é plano espiritual.
Então ela começa a abrir o seu coração.
João 4:19 Vejo que és profeta. Jesus revela o escondido.
Diante da revelação, nossos argumentos caem. Ficamos calados.
Em João 4:20 A mulher faz uma pergunta para Jesus.
Agora tocada pelo Espírito Santo, já sente o desejo de adorar.
Esclarece-me! Onde devo adorar. Qual o lugar certo. Qual a religião certa. (perguntas que sempre ouvimos) Os judeus dizem que é em Jerusalém e os samaritanos em Gerezim.
Talvez ela tivesse esperando que, como judeu, ele respondesse Jerusalém, mas este profeta responde:
João 4:21_ “… Mas à hora vem, e agora é em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura tais que assim o adorem”.
A verdadeira adoração acontece onde quer que estejamos vivendo em Espírito e em Verdade.
Não ser servo só na Igreja, mas no lar, no trabalho, na escola.
O Senhor nos chamou para sermos adoradores. Os verdadeiros adoradores adoram ao Senhor em todo lugar, através das atitudes demonstram a verdadeira adoração a Deus. Ser adoradores não só de ouvir falar, mas de ter experiências com o Senhor. Adoração é uma proclamação, proclamar a vontade de Jesus. Os sacerdotes, os arautos se vestiam de linho fino (pureza, santificação).
Conclusão de João 4:23
Para sermos verdadeiros adoradores devemos santificar as nossas vidas.
Esboço de Pregação em João 4:23 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.