ASSUNTO: ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR.
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 14:16
O SENHOR JESUS NOS ENVIOU O ESPIRITO SANTO, O CONSOLADOR.
ATIVIDADE
IDENTIFICAR OS BENEFÍCIOS DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA, CONFORME TEXTOS: JOÃO 14:16, JOÃO 14:26, JOÃO 15:26.
Significado da palavra benefício:
- Direito conferido a alguém. Bem que se faz gratuitamente; favor, mercê, graça.
INTRODUÇÃO
O nome Consolador no original na língua grega é a palavra: PARÁCLETO. Esta palavra significa: CHAMADO PARA ESTAR AO NOSSO LADO. Trata-se do mesmo nome aplicado à palavra “ADVOGADO” na citação de I João 2:1. “Temos um advogado junto ao Pai…”, ou seja, aquele que foi chamado para estar ao nosso lado advogando a nossa causa.
Outro Consolador: a palavra usada aqui no grego é:
Allos: que significa outro igual – Hetero: outro diferente. Portanto, a expressão outro Consolador significa outro semelhante ao Senhor Jesus.
Este estudo fala sobre a benção da presença do Espirito Santo na vida da igreja, como aquele que foi enviado pelo Senhor Jesus para dar continuidade à Obra redentora do Senhor Jesus em favor da igreja e santificar a igreja preparando-a para entregá-la ao Senhor Jesus no dia do arrebatamento dela.
Na qualidade de “Consolador”, o Espirito Santo foi enviado para estar ao lado da igreja a fim de confortá-la e sustentá-la nas suas lutas e provas pelas quais ela passa ao longo de sua existência. Ele foi enviado para assistir a igreja nas horas de aflição. Enxugar o pranto da tristeza do pecado substituindo pela alegria da salvação, que é a alegria do Espírito Santo. Ele veio para interagir com a nossa alma, a alma remida, aquela que foi lavada por ele.
O Consolador veio a nós, enviado pelo Senhor Jesus quando foi para o céu, pois como Pessoa da Trindade é Ele quem dá consumação, ou seja, quem vai concluir a Obra que o Pai iniciou na Criação, que o Filho deu continuidade na Redenção é agora o Espirito Santo na santificação da igreja (16:7).
Portanto não se trata de alguém escolhido pelos homens para ser o representante de Cristo na Terra, pois esse representante é o Espirito Santo enviado da parte do Pai pelo Senhor Jesus como o Consolador, para estar ao lado da igreja fiel de Jesus “para sempre”.
BENEFÍCIOS DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA, CONFORME OS TEXTOS:
FICAR CONOSCO PARA SEMPRE
JOÃO 14:16 – “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,”.
“Ficar convosco para sempre”: permanecer. Estar ao lado é servir de companhia, encorajar, ao lado é para ajudar na caminhada. Estar ao lado é habitar conosco. Não estamos na carne, mas no Espírito (Rom. 8:9). Estar ao lado significa também proteger e amparar. Estar ao lado é ajudar-nos em nossas fraquezas: Rom 8:26 – “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; (…), mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Ao longo de toda a existência da igreja nunca faltou a presença consoladora do Espirito Santo todos os dias na vida igreja, pois é por causa do Seu consolo que os irmãos da igreja perseguida iam para as cruzes, fogueiras ou arenas cantando louvores ao nome do Senhor. É o Espirito Santo quem consola a igreja nos seus últimos dias quando as opressões deste mundo tentam impedir que ela seja preparada para o seu arrebatamento.
A companhia do Espirito Santo ao lado da igreja lhe dá o suporte (apoio) necessário para a sua caminhar, dispensando qualquer tipo de apoio do homem.
O Espirito Santo fica ao lado da igreja não somente no tempo de existência dela neste mundo, mas também na eternidade, porque Ele é quem vai entregar a igreja nas mãos do Senhor Jesus no seu arrebatamento e permanecerá eternamente com ela.
ENSINAR-NOS TODAS AS COISAS e FAZER-NOS LEMBRAR TUDO QUANTO O SENHOR JESUS NOS TEM DITO – JOÃO 14:26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”
O ESPIRITO SANTO
É o mestre por excelência, pois o seu maior ensino a igreja recebe nas horas do conforto e consolo nas aflições, pois através das operações do Espirito Santo a nossa fé é fortalecida e as nossas experiências com o Senhor são multiplicadas.
O ensino do Espírito Santo se refere à doutrina revelada. O ensino do Espirito Santo é total, por isso a expressão “todas as coisas” é porque a igreja fiel sabe tudo. (I João 2:20).
Alguns ensinos do Espirito Santo: dar vida à letra – II Cor. 3:6 / O Evangelho revelado – Gál.1:12 / Demonstração de Espirito e de poder – I Cor. 2:4. / Conhecer a salvação – I Cor. 2:12. / Ensina-nos a orar – Rom. 8:26
É o Espirito Santo quem nos faz lembrar as promessas de bênçãos do Senhor Jesus sobre a igreja, e nos reitera essas promessas, sendo que a principal delas é que um dia Jesus voltará para buscar a sua igreja. É Ele quem nos faz guardar a palavra do Senhor Jesus no nosso coração e torna-nos capazes de coloca-la em prática. Fazer lembrar é revelar Jesus à igreja na sua caminhada. Fazer lembrar é discernir as profecias (Apoc. 2:7) – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz às igrejas”. Faz-nos lembrar inclusive as promessas que nos faz quando nos fala individualmente.
A expressão lembrar revela o benefício de a todo tempo termos vivas as promessas do Senhor em nossos corações (Atos 11:15-16) não deixando assim que o seu povo se desvie, permanecendo no caminho que o Senhor tem preparado.
TESTIFICAR DE JESUS
JOÃO 15:26 – “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.”
Todo o conhecimento que temos do Senhor Jesus é através da revelação do Espirito Santo. É Ele quem nos revela o caráter salvador do Senhor Jesus. Revela um Jesus que salva, cura e batiza com o Espirito Santo. Testificar do Senhor é a ação do Espirito Santo no sentido de manifestar Jesus no meio da igreja através dos sinais, dos dons espirituais e toda forma de operações, libertações e vitórias concedidas pelo Espirito Santo na igreja.
Os dons espirituais são o resultado das operações do Espirito Santo no meio da igreja. O Espirito Santo é aquele que testifica do Senhor Jesus, pois Ele é o único que conhece plenamente o Senhor Jesus e revela o caráter do Senhor Jesus como o Senhor e salvador da igreja fiel. Lc. 3:16, Jesus é o que batiza com o Espirito Santo e com fogo.
Aquele Espírito da verdade: que não deixa a igreja confusa, pois testifica que Jesus está vivo. Testifica ainda para a igreja que Jesus voltará, dizendo: “…certamente cedo venho” – Apoc. 22:20. Somente o Espirito Santo nos testifica o senhorio de Jesus. (I Cor. 12:3).
Mais Esboço de Pregação
O Espírito Santo é uma pessoa – Jo 14:15
O lado correto da bênção – João 21:3-10
Esboço Bíblico – O CONSOLADOR – Salmo 23:4