Jesus no mar de Tiberíades – Pregação
Esboço de Pregação em João 21:1-12 – E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
Desenvolvimento
Verso 3 – Disse-lhe Simão Pedro: vou pescar…
O religioso age sempre por conta própria, e não busca a orientação do Senhor, pois para ele Jesus está morto. Ele sai de noite (sem a revelação) e se lança ao mar, para procurar o alimento de que necessita, mas não consegue resultados satisfatórios deste trabalho, ele trabalho muito, se esforça e não apanha nada, porque busca fora da vontade do Senhor.
Verso 4 – Jesus aparece de manhã na praia, mas os discípulos não o reconhecem
Jesus se revela no alvorecer da nossa vida espiritual, quando os primeiros raios de luz começam a brilhar, é o primeiro amor. A partir deste momento o servo começa a trilhar o caminho dos justos, que como a luz da aurora vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito. A cada passo na caminha desfrutamos de muitas experiências com o Senhor e seu Espírito Santo.
Verso 5 – Filhos, tendes o que comer?
Esta pergunta de Jesus aos discípulos, reflete a preocupação com suas vidas espirituais e se têm com que se alimentar. O homem vive lutando neste mundo (mar) em busca do alimento de que a sua alma necessita, mas nada tem encontrado. Jesus se preocupa porque sabe que sem o alimento o homem morre, e só Ele tem o alimento que dá vida eterna, Jesus disse: “Eu sou o pão da vida”. O homem deve se alimentar logo de manhã, logo que tem um encontro com Jesus.
Meditar na palavra de dia e de noite, é o preparo e alimento do servo para a caminha ruma a eternidade.
Verso 6 – Lançai a rede para a direita do barco…
A orientação do Senhor nos leva ao lugar onde encontraremos alimento em abundância, e para obtê-lo precisamos obedecer sua Palavra. Jesus está à direita do Pai, intercedendo por nós, de modo que aquilo que pedirmos a Ele, segundo a sua vontade, alcançaremos, pois Ele é o nosso intermediador diante do Pai. Obedecer é o segredo na caminhada do servo!
Verso 7 – Então um discípulo disse: É o Senhor. E quando Pedro ouviu isso, cingiu-se e lançou-se ao mar…
A experiência de salvação é diferente para cada um, observe que Pedro ao tomar conhecimento que o Senhor estava presente logo tomou uma atitude diferente de todos, ele quis antecipar-se e buscou estar logo junto ao Senhor Jesus.
Verso 8 – Logo que chegaram na praia, viram brasas e um peixe em cima e pão…
O Senhor já tem tudo preparado para nós, basta nos alimentarmos daquilo que Ele tem providenciado para o nosso crescimento. As escrituras são o alimento verdadeiro e sustém nossa caminhada.
Vemos também no ato do Senhor Jesus em apresentar os alimentos a doutrina do corpo, era algo que eles sempre faziam, sentar a mesa com o Senhor. Hoje não é diferente, como Igreja nos reunimos para participarmos do grande banquete preparado pelo Senhor Jesus, onde o prato principal é a Salvação.
Verso 11 – Os 153 peixes pescados
Falam daquilo que deve estar na igreja, resultado da obediência à revelação do Senhor.
1 = A unidade do Corpo, a Obra na vida da Igreja (um só Senhor, um só Espírito, uma só fé);
5 = Os ministérios de Jesus operando;
3 = A presença da Trindade na vida da igreja.
Conclusão
Verso 12 – Vinde e jantai… – Depois que o Senhor estabelece todas as coisas e realiza a sua Obra no meio da igreja, segue-se o arrebatamento, pois a igreja já atravessou todas os períodos do “Dia Profético” e está pronta para cear com o Senhor na eternidade.
Esboço de Pregação em João 21:1-12 – E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
Mais Esboço de Pregação
O lado correto da bênção – João 21:3-10
Deus vai se lembrar! – 1 Samuel 1:19
Amor forte como a morte – Cantares 8:6
Parábola da rede – Mateus 13:47–50
As Portas de Jerusalém – A porta do peixe
Põe-me teu selo no meu coração – Cantares 8:6