Pular para o conteúdo

O mensageiro e sua função – João 11:3-4


O mensageiro e sua função – Pregação

Esboço de Pregação em João 11:3-4 – Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

ANONIMATO

Meus irmãos, de início é bom lembrar que a bíblia não relata o nome deste mensageiro e nem suas origens, se torna, portanto, um Anônimo. O objetivo não é propagar/evidenciar o nome daquele que vai levar a mensagem e sim daquele que descreveu a mensagem.

A FUNÇÃO

Era responsável de encontrar o destinatário em meios de intempéries, frio, sol e dirigir com clareza a mensagem pela qual foi enviado.

Muitas vezes, nós como obreiros temos que enfrentar barreiras, dificuldades para que a mensagem seja entregue.

A 1° MENSAGEM (do homem, criadora, sem fé, sem esperança)

Vs.3 – Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Veja os irmãos, o texto se inicia dizendo que as irmãs o mandaram com essa mensagem. Este mensageiro está preocupado, com medo, não tinha 100% de certeza, desacreditado, sem esperança.

Quando o obreiro leva a mensagem da razão, da desesperança, sem fé, sem certeza, quando ao invés dela vir do céu, ela vem da terra de uma situação difícil… Nós como obreiros, toda vez que levamos essa mensagem, não veremos nenhum resultado. Mas tem um detalhe… Ele sabia como encontrar com JESUS, e ele vai até Jesus com essa mensagem… Jesus não o desprezou, mas agora ele tem uma outra mensagem…

A 2° MENSAGEM (de JESUS, da vida, redentora, Milagre, esperança)

Vs.4 – Não é para a morte… – Este homem agora tinha uma responsabilidade ainda maior que é de levar com clareza uma mensagem que saiu da boca de JESUS. Ele provavelmente volta agora com fé, esperança em meio a situação, pois teve um encontro com Jesus.

Quando nós encontramos com Jesus (a verdade) tudo muda, a mensagem é outra, é aquilo que saiu da boca do filho de Deus, e temos uma grande responsabilidade que é de falar tão somente o que veio de Jesus. O detalhe é que nós sabemos como o encontrar – Orando, buscando, usando os meios de graça que são recursos que nos leva ao autor da verdade.

A CONDIÇÃO (vida x morte)

Quando aquele mensageiro chega em Betânia na casa das irmãs de Lázaro, vê uma cena difícil: LÁZARO MORREU!

Ele tinha uma condição, crer na palavra de Jesus e por fé dizer aquelas mulheres em meio a dor que Jesus disse que não é para a MORTE, sendo que com seus próprios olhos viu na sepultura. Por certo, elas queriam saber de como foi o encontro com Jesus… E aquele mensageiro conta a ela: “Ele me disse que não é para a morte”

Essas mulheres tinham também uma condição, crer ou não na mensagem.

Meus irmãos, pode ser difícil o que nossa igreja, os membros estejam vivendo com lutas, provações em seus lares, trabalho, saúde. Mas temos que ter OUSADIA e FÉ para entregar a mensagem que não é nossa, é de JESUS, somos apenas instrumentos, veículos, vasos dele. Mesmo vendo a situação difícil, CREIA!

Muitas vezes não vão acreditar nessa mensagem, diante da MORTE que estão vivendo nos lares, em sua vida, vão duvidar se de fato estamos entregando algo que é do Senhor.

O TEMPO

Passaram-se 4 dias que Lázaro estava morto na sepultura, ou seja, humanamente falando: É IMPOSSÍVEL. Mas, Jesus chega naquela casa… Havia choro, tristeza, desesperança…

A partir de agora não se fala mais no mensageiro, pois já fez sua função.

O tempo pode passar, mas a palavra de Jesus, não volta vazia… Ele é fiel e justo ainda que alguns a tem por tardia, ele não retém sua promessa. O importante é que Jesus vai chegar para você, para sua dor, e vai mudar a tristeza em alegria.

O RESULTADO

Vs. 43,44 – …Sai para fora! …. E saiu o que estava morto….

Jesus foi ao encontro da necessidade e restituiu a esperança, a paz, a alegria, opera o milagre na vida do necessitado.

Veja os irmãos, quando ele entrega a mensagem não se fala mais do mensageiro e sim de Jesus. Cumpra sua função de levar a palavra, somos vasos, apenas ele opera, que se destaca.

Não se apareça, deixe Jesus aparecer que o milagre ele vai fazer.

Esboço de Pregação em João 11:3-4 – Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Livro – O Mensageiro da Cruz

O mensageiro de Eliseu – II Reis 5:10

O ofício do Profeta – Ezequiel 33:1-6

II Crônicas 26:18 – O Rei e o Sacerdote

João 5:6-7 – Queres ficar são?



Don`t copy text!
Alguma dúvida?