O testemunho verdadeiro – Pregação
Esboço de Pregação em João 19:35 “E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.”
Introdução de João 19:35
João teve a maravilhosa experiência de testemunhar o momento da crucificação. Ele faz questão de dizer que viu com seus próprios olhos.
Desenvolvimento
Quando falamos em testemunho, existe o testemunho verdadeiro e o testemunho falso. Um testemunho com poder, e um sem poder.
Vemos isso quando alguns judeus exorcistas (Atos 19:13-16) vão expulsar demônios em Nome de Jesus, o adversário diz: “…Jesus bem sei quem é, Paulo também. Mas vós, quem sois?” . Ali era um testemunho falso daqueles homens. Há alguns pontos interessantes no testemunho de João que mostram o que é um testemunho verdadeiro:
a) “Aquele que viu…”
Para testemunhar o homem precisa ver. Para um crente testemunhar do Senhor, ele precisa antes ter uma experiência de ver o Senhor. Jesus tem que se revelar.
b) “…que viu, testificou…”
Se o crente não testemunha, é porque não viu. Mas se teve uma experiência pessoal com o Senhor, se Jesus se revelou, então o testemunho flui naturalmente.
c) “…sabe que é verdade”
É a vida definida. É a vida que entende, por exemplo, que não realiza a Obra para homens, mas entendeu quem o chamou. Entendeu e tem plena convicção da verdade.
Conclusão de João 19:35
O testemunho verdadeiro não tem por finalidade uma exibição humana, uma projeção, um “show”, não é uma emoção. É para que o homem creia e aceite Jesus como seu único e suficiente Salvador. Se não há esta finalidade, o testemunho não é verdadeiro.
Qual o seu testemunho?
Esboço de Pregação em João 19:35 “E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.”
Mais Esboços de Pregação
- A Chave de Davi – Apocalipse 3:7-9
- A resposta de Itai – 2 Samuel 15:18-22
- O testemunho na vida do servo – Daniel 5:12