Um vaso de honra – Pregação
Esboço de Pregação em João 2:6-7 – E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
OBJETIVO: Despertar os irmãos para a humildade e o desejo de servir ao Senhor.
Introdução de João 2:6-7
Quando estudamos a Palavra de Deus, podemos ver que, cada história, cada acontecimento, nos traz ensinos para nossa vida aqui neste mundo, mas também para a vida eterna. Tudo que está na Palavra de Deus mostra o plano de salvação do homem.
Em João 2:6, o que representa profeticamente o número 6?
O número 6 representa o homem. Foi no sexto dia que Deus criou o homem. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.” Gênesis 1:26- 31
O homem é o grande instrumento de Deus para a realização de sua obra.
A função profética do homem no contexto do milagre das Bodas de Caná da Galileia
O homem é o vaso. E a função profética do homem é ser um vaso usado nas mãos de Deus. Deus nos ama, nos vê, se importa conosco e quer nos usar no seu projeto. Antes da criação do mundo, Ele já fazia planos para nossa vida! “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 2:21
Quando Jesus encontrou as talhas, o que continha nelas?
Estavam vazias. Um vaso vazio, fica estático, é apenas um enfeite, isso é figura do homem vivendo de aparências, sem um encontro com Jesus. Mas, a partir desse encontro, somos como o vaso cheio de água, que servia para lavar as mãos, dessedentar e cheio de vinho, alimentando, dando alegria, assim, o homem que se enche da Palavra, do Espírito Santo é útil na Obra de Deus.
Assim é o testemunho de vida do servo fiel. O valor do vaso depende do seu conteúdo, tem dentro de nós a transformação, o milagre da salvação em Jesus “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” 2 Coríntios 2:7
O que Jesus ordenou que colocassem nas talhas? Qual foi a quantidade?
Jesus ordenou que enchessem de água. “Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.” João 2:7. Jesus fez o milagre só quando os vasos estavam cheios de água, nos ensinando a importância da nossa disposição em buscar, nos entregar ao Senhor sem reserva. Deixamos o mundo e Ele nos dá a eternidade!
O que Jesus usou para fazer a transformação da água em vinho?
Talhas e a água. Para o milagre de Jesus acontecer só precisa do homem e a Palavra de Deus. O poder da Palavra transforma. Em cada culto, cada Escola Bíblica Dominical, estamos vendo este poder libertando mentes e corações, salvando, curando, operando maravilhas.
Conclusão de João 2:6-7
O Senhor nos quer na sua presença! Somos pequenos, falhos, barro…mas, lembram de quando o rei Davi mandou chamar Mefibosete? Um pobre, aleijado, não vinha de uma família boa, sentenciado a morte pela tradição da época… e o rei Davi lhe deu Jerusalém para morar e uma mesa farta na sua presença todos os dias! “E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa.” 2 Samuel 9:7
Esboço de Pregação em João 2:6-7 – E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.