O SANGUE QUE NOS DÁ VIDA
Judas 1:11 – “Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.”
INTRODUÇÃO
O apóstolo Judas fala a respeito daqueles que deturpam a graça de Deus e que não permanecem no amor de Cristo, e que são comparados a animais irracionais. Para esses está decretado um juízo pois, conforme o texto,agiram como homens que não agradaram ao Senhor: Caim, Balaão e Coré.
DESENVOLVIMENTO
Caim ofereceu a Deus o sacrifício da terra a Deus e este não foi aceito, enquanto seu irmão Abel sacrificou um animal e, segundo a Palavra, foi agradável ao Senhor.
Somente o sangue de Jesus é que faz com que sejamos reconhecidos e agradáveis aos olhos do Pai Celestial. Nada que ofereçamos desta terra, por melhores que sejam nossas intenções, agrada a Ele, pois só entra na eternidade o que veio da eternidade.
O profeta Balaão recebeu uma proposta de Balaque, para que amaldiçoasse o povo de Israel. Balaque mandou homens pela segunda vez, só que príncipes mais honrados e que prometeram honras a Balaão. Balaão foi levado pelo caminho de Balaque, mas diz a Palavra que que Balaque o levou aos altares de Baal.
O sangue de Jesus preserva a vida do crente. O mundo quer ditar o que devemos fazer, como devemos agir, como devemos nos vestir e como devemos viver, mas o precioso sangue de Jesus faz-nos conhecedores da profecia para que não sejamos corrompidos. O caminho de Balaque se torna atraente muitas vezes, mas o sangue do Cordeiro não deixa vacilar os pés dos que caminham seguros em Jesus.
Coré foi um dos homens que se rebelaram contra Moisés e Arão a caminho da Terra Prometida. Deus os havia tirado do Egito e lhes deu vida mesmo durante sua peregrinação no deserto. Porém, Coré se queixou de que não haviam chegado à terra que mana leite e mel e incitou o povo a se voltarem contra os escolhidos de Deus para estar a frente do povo.
Coré os tirou do caminho de vida e os levou para o caminho de morte, pois foram consumidos vivos pela terra. Nisso está a contradição de Coré
O caminho de Caim (caminho sem sangue) faz o homem se perder da direção de Deus e, muitas vezes, negar o que Deus já fez por ele um dia; faz o homem achar que a alegria e a vida plenas estão nesse mundo. Coré mudaria o rumo da caminhada em direção à Terra Prometida. O homem que trilha pelo caminho onde não há o sangue (direção do ES) contradiz o projeto de Deus para sua vida.
CONCLUSÃO
Em Jesus, por conta de seu sacrifício de sangue, nós somos livres do juízo sobre qual o apóstolo Judas fala.
“Disse-lhe Jesus: eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6
Caminho de Jesus é o caminho em que seu sangue (ES) faz com que sejamos aceitos pelo Pai. Verdade – a palavra de Deus nos livra do caminho do engano pelo qual Balaão foi levado.
A vida eterna que o ES nos revelou por Jesus nos livra de sermos consumidos por este mundo.
Mais Esboço de Pregação
SE SÃO PROFETAS… – Jeremias 27:18
A mula de Balaão – Números 22:9
Oração de mentira de Caim – Gênesis 4:8-9
Gênesis 39:2 – A túnica de José