A FRAUDE DE ZAQUEU – Pregação
Esboço de Pregação em Lucas 19:8 – “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”
Introdução de Lucas 19:8
Para o homem ter Salvação precisa admitir que é pecador, que seu pecado o leva para longe de Deus. Este é o primeiro passo. Depois precisa entender que tem que mudar de vida, foi o que Zaqueu entendeu. Ele dispôs a metade de seus bens, mostrando a atitude do homem que é de tirar da sua vida tudo aquilo que não agrada a Deus. Mais que isso, ele precisava restituir. Restituir algo que não era dele.
Desenvolvimento
O homem é eterno devedor de Deus. A afirmação de Zaqueu foi profética: Ele precisava devolver. Como nós pagaremos ao Senhor por tudo que Ele fez e faz por nós? Ele nos pede o coração e que aceitemos o seu projeto de Salvação em Cristo.
Se nalguma coisa tenho defraudado alguém…
Zaque era judeu. Ele conhecia a Palavra. Vemos hoje um cristianismo defraudando o homem. Fraude quer dizer enganar, trocar o que é original, mudar as verdadeiras regras. O homem defraudou os valores celestiais. O homem defraudou a bênção do Senhor em sua vida. Hoje há também crentes assim, defraudaram a si mesmos espiritualmente.
O restituo quadruplicado…
O desejo de Zaqueu era reparar os danos que ele cousou, um coração arrependido é agradável ao Senhor.
“SE alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas.” Êxodo 22:1
Conclusão de Lucas 19:8
Zaqueu teve essa atitude depois de ter um encontro com Jesus e recebê-lo em sua casa. Em sua casa, ele entende que era hora de restituir.
É hora de restituir, ou seja, de voltar ao original, aos valores celestiais. De restituir o tempo que tomamos para nossos interesses e deixamos tão pouco tempo para o Senhor. É hora de restituir a submissão ao Senhor, onde muitas vezes colocamos nossa vontade acima da Dele.
Restituir é devolver a Deus o que lhe pertence: Nossa adoração, nosso tempo, nosso amor, através de uma vida transformada no seu altar.
Esboço de Pregação em Lucas 19:8 – “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”
Mais Esboço de Pregação
Zaqueu o Publicano – Lucas 19:03/05
O caminho de Zaqueu – Lucas 19:3-5
Ilustração bíblica – Cristo é Eterno
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração – Salmos 139:23-24
AQUI MORRO DE FOME – Lucas 15:11-23