O TEMPO DO BREVE NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO – Pregação
Esboço de Pregação em Lucas 15:22-23 – “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai- o; e comamos e alegremo-nos.”
INTRODUÇÃO de Lucas 15:22-23
Este foi um momento sublime, de muita expectativa. O pai esperou muito por este momento, mais que o filho. Que momento de tamanha felicidade!!! O filho voltando para o pai, para o seu governo, para o seu domínio, o filho estava nascendo de novo, deixando para trás o velho homem. O pai nem escutou o que o filho tinha a dizer. O pai, meus irmãos, tinha um projeto para o filho. Ele usa uma expressão: DEPRESSA!
DESENVOLVIMENTO
Estamos vivendo um momento onde o Espírito Santo tem operado Salvação, onde muitos estão se voltando para o Senhor, para o seu projeto de Salvação. Meus irmãos, o Espírito Santo tem realizado uma grande Obra: Vidas estão sendo salvas. É o homem que tem deixado a bolota dos porcos e ido pelo caminho da obediência.
O Pai está recebendo todos quantos vierem pelo caminho da obediência, todos quantos caírem em si, e antes que o homem fale ou ache, o Pai já tem um projeto: A melhor roupa, o anel e a sandália. DEPRESSA!
“Eis que presto (sem demora, depressa) venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.”
Apocalipse 22:7
O Pai tem pressa!
Jesus cedo vem. Só Ele (o Pai) sabe o dia e a hora. Ele ordena (em todos os cultos) aos seus anjos para trazer depressa a melhor roupa. Não é qualquer roupa. Não é a roupa do materialismo, a roupa da carga pesada de Jezabel, não é a roupa da filosofia. Qual a melhor roupa? A de herdeiro – filho.
O Pai quer vestir o homem que, nesta última hora, se arrepende com a veste do breve, a veste de filho, de herdeiro, de quem vai herdar o Reino. Quer batizar com o Espírito Santo, quer preparar o homem para o arrebatamento. Depressa! Esse é o tempo do breve. O tempo onde o Pai quer preparar o que se arrepende e nasce de novo para o arrebatamento.
Por que o pai não pediu o anel e a sandália antes da melhor roupa? Por que primeiro a melhor roupa? Porque era o que o filho precisava em primeiro lugar: Mudar suas vestes. O que o homem precisa em primeiro lugar é mudar de vida, sair das trevas para a Luz. Luz, entenda, estar com a candeia acesa, preparado para o arrebatamento, estar com a melhor roupa. Isso o Pai quer DEPRESSA.
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;” Apocalipse 7:9
CONCLUSÃO de Lucas 15:22-23
Somente depois de ver o seu povo remido, o número dos que hão de ser salvos completos, somente após ver os que hão de ser salvos com a melhor roupa, então é hora de dizer: “..comamos e alegremo-nos…”
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” Apocalipse 19:7
O Pai tem pressa de te vestir da melhor roupa. Veste DEPRESSA!
Bruno Rocha
Maceió/AL
Mais Esboço de Pregação
O Casamento – Gênesis 24:31-32
Lucas 15:22-23 – O tempo do breve na parábola do Filho
Esboço bíblico – ROUPA DOBRADA – Casamento
Lucas 15:11-12 – Certo homem tinha dois filhos
O irmão do filho pródigo – Lucas 15:25
“…E ninguém lhe dava nada” – Lucas 15:16 b