Parábola do Semeador – OS QUATRO TIPOS DE TERRENOS
Esboço de Pregação em Lucas 8:4 -15 – Ricos detalhes sobre a Parábola do Semeador
INTRODUÇÃO
A Obra de Deus na vida do homem é realizada no coração (Hebreus 10:16), pois é do coração que procedem às saídas da vida (Pv 4:23), isto é, o homem reage de acordo com o que possui no coração. A resposta à Obra de Deus depende da condição de cada coração, e o Senhor Jesus mostrou através da parábola do semeador que existem basicamente quatro tipos de terrenos (corações) que também reagem de quatro maneiras ao receber a semente (Palavra de Deus). Vejamos estes quatro tipos de terrenos e suas respectivas reações:
A SEMENTE À BEIRA DO CAMINHO, QUE FOI PISADA E COMIDA PELAS AVES
Trata-se do homem que está fora do caminho (Jesus), e que demonstra insensibilidade à Palavra de salvação. Ele não atenta para o Evangelho e o rejeita, despreza a boa semente e a pisa. Tudo que ouve é removido facilmente do seu coração pelos maus espíritos (aves) que operam na sua vida. Este tipo de coração é insensível (Isa 6: 9 e 10), é duro (Zac 7: 12) e insensato (Sl 53:1).
A SEMENTE QUE CAIU ENTRE PEDRAS, NASCEU E DEPOIS SECOU-SE
São as pessoas que recebem a Palavra com alegria, com admiração e até alegria (emotividade), mas voltam atrás diante das tentações, das provas, de repressão da família, da atração do mundo, etc. porque não têm raízes (firmeza, definição e convicção). Este tipo de coração é emotivo (Tg 4: 8) e não está preparado para sofrer e compartilhar as aflições da cruz de Cristo (I Pe 4: 13), é fraco (Heb 12: 3), por isso desfalece e desanima facilmente.
A SEMENTE QUE CAIU ENTRE OS ESPINHOS, CRESCEU, MAS FOI SUFOCADA
É o que recebe a Palavra no coração, mas não quer renunciar àquilo que tem. Os cuidados e preocupações da vida (trabalho, família, bens, etc.), a busca de riquezas, os prazeres e deleites da vida (diversões profanas, praias, etc.) terminam sufocando a Palavra de Deus e impedindo o seu crescimento e frutificação no coração e na vida do homem. É o coração que quer servir ao Senhor, mas ao mundo também (Mt 6: 24), é o coração cobiçoso (Lucas 21: 34; I Tm 6: 9 e 10) e dobre (Tg 1: 8).
A SEMENTE QUE CAIU EM BOA TERRA E DEU FRUTO EM ABUNDÂNCIA
É o homem que abre o coração totalmente para receber a Palavra do Senhor, deixando tudo por amor a Ele. A partir do momento que recebe a Palavra no coração não cessa de crescer no conhecimento do Senhor, andando no seu Projeto que é a Revelação, obedecendo e colocando as coisas do Senhor em primeiro lugar na sua vida.
Este homem produz muitos frutos porque persevera diante das lutas e tentações que surgem, não se deixando levar pelas dificuldades da caminhada. Para o Senhor o importante é que a semente frutifique, a quantidade do fruto é de acordo com o grau de fertilidade de cada coração.
O fato do terreno ser fértil não significa que não tenha pedras e espinhos. Isto quer dizer que aquele que tem um coração firme no Senhor, remove as pedras e espinhos para que a semente não sofra nenhum prejuízo no seu desenvolvimento e frutificação. O servo assim é aquele que tem o coração quebrantado (Sl 51: 17), puro (Sl 24: 3 e 4) e bom (Luc 6: 45).
CONCLUSÃO
Deus olha para o coração do homem, Ele sonda seu interior e conhece o que há dentro dele. Ele busca corações férteis, onde possa plantar a boa semente e operar pelo Espírito Santo a sua Obra e o seu Projeto, cujo propósito é fazer com que o seu Reino, isto é, sua Seara cresça e frutifique abundantemente, até a chegada do dia glorioso da colheita dos frutos, que é o arrebatamento da igreja.
Mais Esboço de Pregação
Cria em mim, ó Deus… – Salmo 51:10
O fogo do altar – Levítico 6:12-13
O Servo vigilante – Lucas 12:35-48
Trigo no Lagar – Mensagem para Jovens
Fugi do meio da Babilônia – Jeremias 51:6
Mistérios de Deus – Eclesiastes 11:5
Guardaste a minha Palavra – Apocalipse 3:8-10
A torrente das águas purificadoras – Ezequiel 47: 3-6
Não semearás a tua vinha – Deuteronômio 22:9