As aflições neste mundo – Pregação
Esboço de Pregação em Marcos 4:36-39 – E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia de água. E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada; e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Desenvolvimento
O Senhor Jesus avisou à igreja que ela passaria aflições neste mundo, mas deixou duas palavras de fortalecimento:
a) Ele venceu todas as coisas pelo homem (João 16:33 e Romanos 8:37);
b) Prometeu estar com o homem todos os dias (Mateus 28:20).
O texto que lemos acima narra uma travessia que os discípulos fizeram que foi muito dura por causa de uma tempestade que se levantou e as ondas subiam por cima do barco. Eles tiveram medo de soçobrar.
Alguns pontos importantes:
O versículo 36 diz que havia outros barquinhos também.
Algumas pessoas pensam que somente elas estão passando por lutas e precisam entender que ao lado existem outras sofrendo exatamente a mesma situação.
A grande diferença entre o barco dos discípulos e os outros é que Jesus estava com eles.
O que faz diferença na hora da luta é se o homem tem Jesus em sua vida ou não.
No versículo 38 o texto diz que Jesus dormia sobre uma almofada. Eles acordaram O Senhor e reclamaram: será que Ele não se importava com eles?
Algumas pessoas ao passarem pelas lutas pensam que Deus não se importa com elas. Isso não é verdade! É preciso despertar o Mestre na sua vida. Através da busca, da oração Ele vai dar a vitória.
Quem está passando por lutas não pode deixar o Mestre dormir, mas deve incomodá-lo com orações, jejuns…
Quando a tempestade acalmou, não foi somente o barco dos discípulos que recebeu o livramento, os demais também foram salvos.
Existem situações que são exatamente assim.
É comum no local de trabalho: O Senhor preserva e prospera a empresa por causa do servo e todos ali são abençoados.
Conclusão de Marcos 4:36-39
No local onde o servo mora existe segurança, tranquilidade, conforto, por causa do servo, mas quem mora perto também desfruta da bênção.
“Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” (Mateus 5:45)
“E será que, vindo tu conosco, e sucedendo o bem que o Senhor nos fizer, também nós te faremos bem.” (Números 10:32)