Jesus não pode ser escondido
Esboço de Pregação em Marcos 7:24 – E, levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde esconder-se,
Introdução de Marcos 7:24
Este capítulo contém uma mensagem e dois milagres. A mensagem foi dirigida aos fariseus sobre os sinais externos de religiosidade, enquanto interiormente havia impureza. O primeiro milagre foi a cura da filha da mulher siro-fenícia, e o segundo foi a abertura dos ouvidos de um homem surdo. Tudo isso provocou uma resposta que está registrada no versículo 37: “E ficaram fora de si de espanto, dizendo: Ele tem feito bem todas as coisas; faz até os surdos ouvirem e os mudos falarem.” Nosso Senhor fez bem todas as coisas.
- Sua Criação Foi Feita Bem.
- Sua Salvação Foi Feita Bem.
- Sua Revelação Foi Feita Bem.
Escritura:
Não é à toa que as Escrituras dizem dele: “Ele não pôde ser escondido.” Após sua mensagem aos escribas e fariseus, ele se afastou deles e foi até as fronteiras de Tiro e Sidom. Ele entrou em uma casa para escapar da multidão, mas a Palavra diz: “Ele não pôde ser escondido.” Desde sua entrada no mundo, sua vida nunca pôde ser escondida.
No seu nascimento, ninguém pôde escondê-lo.
Na noite em que Jesus nasceu, Deus colocou uma estrela especial sobre Belém, e um grupo de anjos anunciou o evento a pastores humildes nas colinas de Judá. Um coro celestial começou a cantar: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra, boa vontade para com os homens.”
Na sua apresentação, ninguém pôde escondê-lo.
Quando os dias foram cumpridos, Maria trouxe Jesus ao templo para apresentá-lo ao Senhor, conforme a Lei de Moisés ordenava. No templo havia um homem idoso chamado Simeão. O Espírito Santo havia revelado a ele que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Quando Simeão viu Jesus, ele o tomou em seus braços, abençoou a Deus e disse: “Senhor, agora despedes o teu servo em paz, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação.”
No seu batismo, ninguém pôde escondê-lo.
João havia pregado sobre aquele que viria depois dele, cujas sandálias ele não era digno de desamarrar, e no dia em que Jesus apareceu, João levantou a mão e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Quando João batizou Jesus, os céus se abriram, e o Espírito desceu sobre Jesus em forma de pomba, e uma voz disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”
No seu ministério terreno, ninguém pôde escondê-lo.
Muitas vezes, Jesus ficava cansado e exausto. Ele tentava se afastar para descansar, mas não conseguia se esconder. Nosso texto revela isso: “Ele não pôde ser escondido.”
Na sua crucificação, ninguém pôde escondê-lo.
Embora o mundo negasse que ele era o Senhor, toda a criação revelou que ele era o Filho de Deus. O sol recusou-se a brilhar, a lua não deu luz. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Ele foi levantado, abertamente, publicamente entre o céu e a terra.
No seu sepultamento, ninguém pôde escondê-lo.
Eles colocaram seu corpo em um túmulo emprestado e selaram a entrada com uma grande pedra. Os soldados romanos tentaram escondê-lo para sempre. Eles colocaram o selo romano na porta; mas, quando chegou o momento de as Escrituras se cumprir, ele ressuscitou.Nem a morte, nem o inferno, nem o sepulcro puderam escondê-lo.
Três Coisas:
Quero compartilhar três verdades sobre nosso Senhor hoje, com base nessa escritura: “Ninguém pôde escondê-lo.”
I. Jeremias 29:13 – ELE NÃO PODE SER ESCONDIDO POR AQUELES QUE O BUSCAM
A. Quando a alma fica cansada e o coração fica pesado, e você começa a buscar ao Senhor, ele não se esconderá de você. Você pode encontrá-lo quando o busca. Ilustração: Jesus sempre está esperando que você dê o primeiro passo, e quando você abre a porta do seu coração, ele está pronto para entrar.
B. Todo cristão enfrentou momentos em que achou que não poderia continuar, mas na cruz encontrou Jesus. Foi na cruz que vimos a luz pela primeira vez. Foi na cruz que os fardos de nossos corações foram removidos. Ele não se escondeu no dia da salvação!
C. Todo crente que o busca o encontrará – Hebreus 13:5.
II. Atos 4:13 – ELE NÃO PODE SER ESCONDIDO NAQUELES QUE O ENCONTRAM
A. A salvação é como sarampo, ela se manifesta por todo o corpo. Ilustração: A salvação muda a aparência, o modo de falar, agir e até mesmo o cheiro de uma pessoa. (Ilustração: A salvação transforma você – 2 Coríntios 5:17!)
B. Quando uma pessoa é salva, o Espírito Santo toma morada em sua vida, e o mundo percebe que ela esteve com Jesus. (Ilustração: Você não pode esconder Jesus quando ele está dentro de você – João 14:16.)
C. Quem iria querer esconder Jesus, afinal?
III. Apocalipse 1:7 – ELE NÃO PODE SER ESCONDIDO DOS QUE O REJEITAM
A. Um pecador pode passar por esta vida indiferente, nunca buscando ao Senhor, nunca o encontrando e nunca se importando; mas chegará o momento em que até o incrédulo o verá. Então ele se dobrará diante dele e reconhecerá que ele é o Senhor. Ilustração: Paulo disse em Filipenses 2:9-11, que Deus deu a seu Filho um nome, e um dia “Todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que Jesus é o Senhor.”
B. Para o incrédulo será tarde demais. Não haverá como se esconder naquele dia!
C. Ilustração: Satanás receberá o que merece – Apocalipse 20:10.
Conclusão de Marcos 7:24
Graças a Deus por um Salvador que não pode ser escondido. (Ilustração: O jogo infantil de esconde-esconde.) Não é maravilhoso que você não precise brincar de esconde-esconde com Deus? Ele não está escondido, ele está de braços abertos esperando para receber você e todos os seus problemas. Se você precisa dele, você pode encontrá-lo hoje – Provérbios 8:17.
Esboço de Pregação em Marcos 7:24 – E, levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde esconder-se,