Vigilância – Pregação
Esboço de Pregação em Marcos 13:34-35 – “É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa;…”
Introdução de Marcos 13:34-35
Estamos estudando sobre as parábolas do Senhor Jesus. Hoje vamos falar de uma parábola que Jesus contou acerca da vigilância.
Desenvolvimento
Certa vez Jesus saiu do templo com Seus discípulos e começou a ensiná-los acerca dos sinais que aconteceriam antes da Sua volta. Esses sinais seriam para nos avisar que o momento do arrebatamento da igreja fiel estava próximo.
Jesus começou a falar de muitos sinais que aconteceriam nesses dias: guerras e rumores de guerras, terremotos em diversos lugares. Também haveria fomes, tribulações (sofrimentos) e muitos outros sinais. Quando vemos os jornais, as notícias na internet, não temos dúvida: esses sinais já se cumpriram.
O alerta
Jesus nos alertou para estarmos atentos para esses sinais e acerca da vigilância, porque o momento profético que vivemos é o da noite e ninguém sabe o dia e a hora que Jesus virá.
Nessa hora da noite muitas pessoas estão dormindo espiritualmente, estão desatentas. Muitos deixaram a fé morrer nos seus corações (Lc 18:8). Por causa do pecado, as pessoas têm deixado de servir a Deus para serem escravos do mundo.
Interessante que, nessa parábola, Jesus falou de um senhor que viajou e deixou seus servos vigiando sua casa. Mas em especial, ele chamou o porteiro e pediu que ele vigiasse a porta da casa. Ele voltaria num momento que ninguém esperava – Mc 13:35 – poderia vir à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo, ou pela manhã.
Nesses quatro tempos, Jesus estava falando das quatro vigílias da noite: 18h às 21h (1ª vigília – tarde); 21h à 00h (2ª vigília – meia-noite); meia-noite às 3h (3ª vigília – cantar do galo); e 3h às 6h da manhã (4ª vigília – manhã).
Na parábola, os servos foram alertados para que, quando o senhor chegasse, eles não fossem encontrados dormindo. E no final Jesus falou: “E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.” Mc 13:37.
O porteiro
O porteiro era o responsável de abrir e fechar as portas da casa para o seu senhor. Ele também ficava em constante vigilância, para guardar a casa de todo perigo. A casa deveria estar guardada, vigiada em todo o tempo.
A porta serve para entrada e saída. Nesse tempo em que vivemos, onde o pecado tem dominado a tantos, o Espírito Santo é o porteiro que fecha a porta do nosso coração para as obras da carne (o pecado e tudo que não agrada a Deus). É Ele quem nos fortalece, nos faz viver uma vida de santificação. Então, precisamos orar, pedindo que o Espírito Santo faça morada na nossa vida em todo o tempo.
Praticar
O Espírito Santo também nos faz lembrar e praticar os ensinos da Palavra de Deus. De nada adianta ouvirmos a Palavra de Deus se não praticarmos o que temos aprendido. Isso é deixar de vigiar, é estar dormindo espiritualmente
Quando guardamos a Palavra de Deus em nosso coração estamos fechando a porta para o pecado. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Sl 119:11.
Nessa última hora, muitas são as investidas, os convites contra os servos do Senhor. Mas, se estivermos em oração, em vigilância constante, seremos preservados, pois o Espírito Santo vai nos dar discernimento e sabedoria para vencermos o mundo. Discernir é saber o que vem de Deus e o que não vem.
O Senhor Jesus nos orientou “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.” Mc 13:33. Precisamos guardar o que temos recebido do Senhor e vigiar para que ninguém tome a nossa coroa (Ap 3:11).
Conclusão de Marcos 13:34-35
É tempo de vigilância! Jesus vai voltar no dia e hora que ninguém sabe e só vai subir aquele que estiver preparado! A porta do nosso coração precisa estar guardada. Precisamos viver uma vida de comunhão e intimidade com Deus, deixando o Espírito Santo operar no nosso coração.
Vamos mostrar ao mundo, à nossa família que estamos definidos em servir ao Senhor. E quando Jesus voltar, nós vamos fazer parte deste povo que vai morar na eternidade! Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Esboço de Pregação em Marcos 13:34-35a – “É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa;…”