Não levaram azeite consigo – Pregação
Esboço de Pregação em Mateus 25:3-4 – As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas”.
Introdução de Mateus 25:3-4
Nessa parábola, aprendemos sobre algo fundamental, que é o reconhecimento da Igreja como virgem pura e Jesus, seu Único esposo.
Ainda nos traz um alerta para esta hora que vivemos, pois como noiva, devemos estar atentos, preparados!
Hoje, mais do que nunca, a nossa necessidade é de nos apropriar do ensino, pois com esse ensino estamos salvos, alcançamos o entendimento da Doutrina e aprendemos como andar no caminho. Encontrar o caminho é importante, mas muito mais importante é andar nele.
NAQUELA HORA DA NOITE tiveram o óleo para ACENDER SUAS CANDEIAS e não ficaram no escuro.
Faltou o AZEITE, FALTOU LUZ, FALTOU O ESPÍRITO SANTO.
As VIRGENS LOUCAS, tentaram lançar mão de outro recurso para entrar na festa, O ARGUMENTO, letra vazia e que não é reconhecido pelo Senhor, o Noivo: “Não vos conheço”.
Levar azeite de reserva ou não é que definia a condição da noiva que estava à espera da chegada do noivo, ou seja, quais eram as virgens prudentes e quais as loucas (ou imprudentes). O azeite de reserva era necessário, porque a luz da candeia permanecia acesa até ao tempo em que houvesse necessidade de reposição de azeite para a candeia continuar acesa. O azeite de reserva era necessário também, porque não se sabia a que hora da noite o noivo chegava. As candeias de uso individual mantinham a chama acesa por cerca de uma hora apenas, por isso era necessário azeite de reserva suficiente para 12 reposições numa noite.
C) E o que faltou?
O AZEITE DE RESERVA
“3 – As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 – Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas”. – Mateus 25:3-4
A Igreja fiel nesta hora se destaca pelo seu testemunho. A igreja que vai subir é a que tem óleo nas suas candeias. Hoje há um cristianismo de facilidades, por isso a Igreja que vai partir é pequena. São poucos os que se salvam. O importante é o preparo.
SENTIDO PROFÉTICO
O azeite é figura do Espírito Santo como aquele que enche o nosso coração (a candeia) para que o brilho da luz (da revelação) de Jesus resplandeça em nós.
O Azeite é o Espirito Santo que gera vida em nossa alma, o azeite mantém acesa a chama no coração. Nesta hora da noite espiritual em que o mundo vive é prudente para a igreja estar sempre com a revelação de Jesus no meio dela como a uma candeia constantemente acesa. Essa candeia acesa manifesta sempre que a igreja não está misturada com as trevas do mundo.
A comunhão da igreja é sempre renovada pela benção do Espírito Santo para repor a necessidade espiritual dela, renovando-lhe as forças na caminhada e mostrando que é necessário estar em constante vigilância, porque não se sabe o dia nem a hora em que o Senhor virá. O número 12 fala da doutrina dos apóstolos.
Conclusão de Mateus 25:3-4
Quantos estão com as suas candeias acesas e com provisão de óleo para o amanhã? Estamos próximos da meia-noite. Todos estão avisados e devidamente cientificados de que Jesus está às portas. A porta vai se fechar e ninguém vai poder abrir. “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.” Apocalipse 3:7
Os recursos foram dados: a roupa, o linho, a santidade, a candeia acesa e o fogo do Espírito para iluminar nesta hora. É o que precisamos. Que o Senhor nos abençoe.
Mais Esboço de Pregação
Levaram meu Senhor – João 20:13
Estudo Bíblico para Jovens e Obreiros – Parábola das dez
Ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti – I Samuel 10:8
A CANDEIA – 10 VIRGENS A CANDEIA – Mateus 25:6
Estejam cingidos os vossos lombos – Lucas 12:35