Parábola do Semeador – Pregação
Esboço de Pregação em Mateus 13:24 – Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;
Desenvolvimento
Trigo – Projeto de Deus (Jesus) Princípio.
Joio – Projeto do Homem.
Os homens dormiram.
O inimigo semeando o joio.
E retirou-se.
Quer que arranquemos?
Deixa que cresça até a ceifa.
O joio ajunta em feixes.
O trigo recolham ao celeiro.
O trigo e o joio
– O trigo e o joio só são identificados na ceifa, antes de amadurecer são inseparáveis, só quando madura podemos diferenciar.
– O trigo amadurece aparecendo as espigas.
– O joio cresce a um tamanho determinado, semelhante ao pé de trigo.
– O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo.
– O homem começa a preparar seu próprio projeto.
– Identificar o homem no seu projeto – o joio.
– Quem Deus quer preparar – O TRIGO, nossas vidas nesta Obra.
O projeto de Deus
– O projeto de Deus já vem sendo preparado desde Abel, Abraão, Moisés, Noé, os reis, etc., que são os patriarcas. São pessoas que Deus quis usar para preparar este projeto.
– As igrejas primitivas se identificaram com o Senhor Jesus homem, mas eles dormiram, não estão mortos porque dormiram no Senhor; a passagem de Lázaro: “Não está morto, Lázaro dorme”.
– Quando a igreja dorme, o adversário lança sua semente, artimanhas, armadilhas. Por isso devemos estar vigilantes a tempo, todo tempo, constantemente.
– Paulo temia que quando ele partisse a igreja fosse tomada pelo adversário. E nesta confusão toda o adversário semeia o joio e se retira.
– Vem a pergunta ao dono do trigal: “Quer que arranquemos?”. Não, porque o joio trança as suas raízes com o trigo e, ao colher o joio, para que não arranqueis também o trigo, deixai-o.
Não semeastes boa semente?
– Vem a pergunta: “Não semeastes boa semente?”. Sim, todas as sementes eram boas, as sementes semeadas pelos nossos patriarcas Abel, Abraão, Moisés, etc., eram boas. Por que apareceu o joio no meio do trigal? Porque a Obra de Deus se identifica (destaca) no meio do joio, porque a Obra é única.
– Uma pergunta de um visitante: “Por que o joio?”. É necessário os escândalos sobre a obra, para que se cumpram as escrituras.
– “Quer que arranquemos?”. Não, porque nós na Obra do Senhor não temos méritos para julgar quem é da Obra do Senhor, e quem não é da Obra do Senhor. Qual o perigo? Por que não identificaríamos? Então o projeto do homem está crescendo junto com o projeto de Deus? Deixa crescer até a ceifa, os feixes do joio só fazem enfeite, são palha. O trigo é o resultado unânime.
O trigo guarda-o no celeiro
– “O trigo guarda-o no celeiro”. “Porém, muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.”
– O trigo em meu celeiro. Onde tem trigo tem pão, mesmo assim nunca houve tanta fome como hoje. Os homens no meio do trigal não encontram alimento, nunca estiveram tão famintos.
– O trigo quando maduro ele se curva.
– O joio permanece altivo.
– O religioso não é submisso, é orgulhoso, não se dobra.
Esboço de Pregação em Mateus 13:24 – Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;
Mais Esboço de Pregação
Espírito de Conselho – Culto de Senhoras
Atualização de Slides – Usuário Premium
Carta à Igreja de Esmirna – Apocalipse 2:8-11
Gideão na revelação – Juízes 6:11-12
Trigo no Lagar – Mensagem para Jovens