Na oração temos a recompensa – Pregação
Esboço de Pregação em Mateus 6:6 – “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”
Introdução de Mateus 6:6
A oração é um dos grandes recursos que o servo tem para alcançar a benção de Deus. Jesus ensina que todo servo deve orar, pois na oração com fé receberemos do Senhor a recompensa.
Desenvolvimento
Mas tu, quando orares… -> Singular, mostra a necessidade de cada um de nós temos de buscar a Deus. A igreja ora, e Deus opera porque ouve a oração do corpo. Mas cada um de nós deve ter a experiência pessoal de orar ao Senhor.
…entra no teu aposento… -> Aposento é lugar de intimidade e de descanso. Entramos neste lugar quando clamamos em nome de Jesus, o Santo dos Santos, lugar onde encontramos descanso, pois através da oração nossas necessidades estarão diante de Deus Pai.
…fechando a tua porta… -> Deve ser um momento sem interferências, momento de comunhão. Fechar a porta é deixar as situações externas, deixar a ansiedade, deixar a preocupação, que por vezes toma nosso coração e mente. O momento é de falar com o Senhor (oração).
ora a teu Pai… -> Não somos órfãos, não estamos desamparados. Temos um pai que cuida de cada um de nós. Pai que pode suprir todas as necessidades, seus recursos não se findam, pois Ele é o Todo Poderoso.
…que vê o que está oculto… -> Lembrar que Deus vê todas as coisas, sabe de todas as necessidades, mesmo aquelas que ninguém sabe (oculto), Ele conhece. Mas a palavra nos ensina a buscar o pai “ora a teu Pai”. “… a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” João 15:16
…e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. -> A afirmação é “te recompensará”, ou seja, é certo que a recompensa pela oração virá do Pai. A resposta, o livramento, a vitória, o renovo, seja qual for, a recompensa virá pela oração e confiança no Pai.
Conclusão de Mateus 6:6
Em todo o versículo Jesus fala no singular, para nos mostrar a necessidade de termos nossa experiência pessoal na oração. Buscar ao Pai, que sempre estará pronto para nos ouvir, com a certeza (fé) de que Ele nos dará a sua benção, a recompensa.
Esboço de Pregação em Mateus 6:6 – “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”
Mais Esboços de Pregação
A revelação do que está oculto – Atos 9:11-12
Uma recompensa – II Crônicas 15:07
Fugi do meio da Babilônia – Jeremias 51:6
Palavra de Esperança – Zacarias 9:12