Nem deiteis aos porcos as vossas pérolas – Pregação
Esboço de Pregação em Mateus 7:6 – Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.
Introdução de Mateus 7:6
O capítulo 7 do livro de Mateus é a continuação do sermão da montanha. Ali Jesus passou diversos ensinos e conselhos para a multidão que o cercava. No versículo que lemos, o Senhor Jesus nos mostra a importância das coisas santas e que estas não devem ser apresentadas aos que desprezarão e profanarão.
Desenvolvimento
Os cães simbolizam aqueles que já estiveram em nosso meio, mas voltaram para a vida que tinham antes de conhecer ao Senhor. Não devemos levar a esses aquelas coisas que são santas.
2 Pedro 2:22 diz: Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: “O cão volta ao seu vômito” e ainda: “A porca lavada volta a revolver-se na lama”.
Os porcos são animais considerados imundos pelo Senhor no Velho Testamento. O povo hebreu foi
proibido de comer.
Os porcos são animais que adoram ficar sujos, e sempre buscam a lama. Assim também é comparado àqueles que rejeitaram as ciosas de Deus, e muitos chegam a até zombar da Palavra de Deus.
As vossas pérolas
Agora o Senhor Jesus mostra o quanto as coisas santas têm valor ao compará-las com as pérolas. Assim é tudo aquilos que recebemos da parte do Senhor, a sua Palavra, seu Espírito Santo.
O cão e os porcos sempre estarão junto a imundícia, assim também o homem profano e zombador, para estes não devemos lanças as coisas santas. Desta forma evitaremos ser despedaçados conforme a palavra menciona.
Conclusão de Mateus 7:6
Desta forma, existem coisas referentes à obra que pertencem somente aos servos.
As bênçãos do Senhor também são para os servos, porque da mesma forma como um porco não sabe o valor de uma pérola, o ímpio não compreende o valor daquilo que és espiritual; não aceita a forma de vida do crente; zomba dos dons; não crê na profecia; não entende o valor do culto etc.
Então não é bom fazer comentários com esses a respeito dessas pérolas que O Senhor nos dá a todo o tempo.
Esboço de Pregação em Mateus 7:6 – Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.