Pular para o conteúdo

O que é Obra? – Mateus 24:46


O que é Obra? – Pregação

Esboço de Pregação em Mateus 24:46 – “Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.”

Introdução de Mateus 24:46

A Obra do Senhor nas nossas vidas, deve ser algo perceptível, não só enquanto estivermos aqui atravessando esse mundo, mas principalmente no momento da vinda do Senhor Jesus, pois tudo o que realizamos dentro do Projeto de Deus, se tornará completo e culminará no cumprimento da nossa esperança.

O QUE É OBRA?

Igreja, placa, não é Obra. Obra é uma Construção. Obra somos nós.

Somos uma construção espiritual. Cada um é responsável pelo seu crescimento, amadurecimento diante de Deus, da sua instrumentalidade. 

Se o que estou construindo me fará, resultará em: vaso de honra ou de desonra.

I Coríntios 3.9. “Vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus”.

Colossenses 6:16, Efésios 2:21, I Pedro 1:14-16

Deus mostra que existe um tempo para tudo isso acontecer, dentro de um processo que não é o tempo do homem, CHRONOS, mas no tempo de Deus, KAIROS.

O Senhor nos alerta acerca da vigilância, indicando a qualidade de dois servos de um senhor, sendo, um dedicado e vigilante, outro distraído e despreocupado com relação a esta Obra, essa construção que a ele foi confiado edificar.

Desenvolvimento de Mateus 24:46

Parábola é um código, e Deus usa alguém na Bíblia para falar com você. Jesus fala para a pessoa entender e é como se estivesse fazendo uma pergunta: “Como está a sua vida”?

A resposta da parábola é uma sentença de vida para alguém, e de morte para outro.

Nesta parábola, Jesus adverte aos seus servos, sobre a qualidade daqueles que se antecipam em viver o momento do arrebatamento, não negligenciado a sua posição diante do Seu Senhor, quer Ele estando ausente, ou presente, este servo age da mesma forma, conforme lhe foi orientado fazer.

Deus mostra que existe um tempo determinado pelo senhor, e independente de tempestades, circunstâncias, Jesus quer encontrar seus servos, servindo assim!

“Bem-aventurado”

O Que Significa Ser Bem-Aventurado: Ao afirmar que “Bem-Aventurado” o servo que quando o Senhor vier, achar servindo assim, o Senhor da recompensa e do galardão, coloca-o debaixo de uma promessa. 

A expressão hebraica é ר ְׁש ַא„ — esher — cujo significado é felicidade ou bem-aventurança.

O termo é difícil de traduzir porque se encontra no plural, e aponta para uma multiplicidade de bênçãos e não apenas para uma somente.

Ser Bem-Aventurado então significa receber quantidade de bênçãos incontáveis, vindas de todas as direções da parte de Deus, porque somos redimidos, justificados, perdoados, santificados, Cem vezes mais nesta vida, e no porvir, a vida eterna.

Esta palavra é utilizada em hebraico para expressar uma condição de felicidade que independe das circunstâncias e é normalmente usada de forma interjetiva: Como são felizes!

Ele te chamou para servi-lo só hoje, 5 anos, 10, 30, anos? Não!

Ele te chamou para servir hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não ocorra de morrer um servo, ou que um dia foi um servo, fora de Jerusalém, fora do Projeto do Senhor, da Salvação, sendo contado com os infiéis.

Instrumentalidade e fidelidade caminham juntas. 

Conclusão de Mateus 24:46

Para ser servo, tem que anular o livre-arbítrio.

“Tome sua cruz e siga-me…”

A escolha, o conduzir, o sustento, tudo provém do senhor do servo. Mora na casa Dele, come da sua mesa, seu tempo é organizado em função das responsabilidades que lhe foram confiadas, enfim, tudo para agradá-lo. 

Há uma recompensa. Um preço foi pago, essa é a sua oportunidade.



Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?