Pular para o conteúdo

Os lavradores maus – Mateus 21:33-40


Os lavradores maus – Pregação

Esboço de Pregação em Mateus 21:33-40 – Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país.

Desenvolvimento

Deus enviou seus servos, os profetas, para requererem os frutos de Israel, mas eles foram desprezados, perseguidos e até mortos pelo povo. Por muitos anos Deus enviou profetas, mas Israel nunca tinha frutos para o Senhor (Mt 23: 34, 35).

Por fim, na plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus, para revelar o Projeto do Pai e o seu propósito para com seu povo. Jesus passou mais de três anos procurando frutos, mas Israel não entendeu a mensagem de Jesus e terminou condenando-o à morte de cruz.

Por causa disso, Deus transferiu a sua vinha para as mãos de outros povos, os gentios, para que dessem frutos a seu tempo. A vinha agora está arrendada aos gentios, e através do Sangue do seu Filho, Deus tem feito uma Nova Aliança com eles. A igreja gentílica agora é a vinha, onde a Obra do Senhor frutifica, produzindo o vinho que alegra a Deus e aos homens. A igreja agora possui os componentes que fazem parte da vinha:

O Valado

Fala da separação do mundo, da proteção, do zelo e do cuidado que o Senhor tem para com a sua Obra (Isa 27: 3).

O Lagar

Lugar onde o vinho era produzido sendo amassado com os pés. O lagar fala da comunhão com o Espírito Santo, da vida e do caminhar na sua presença, que produz um fruto que não é humano, mas do próprio Espírito.

A Torre

Fala da vigilância, da oração, da sobriedade com que temos que cuidar da Obra do Senhor. Também fala da segurança que temos na Palavra do Senhor, palavra da verdade que nos guia no caminho certo.

Conclusão e Mateus 21:33-40

Os lavradores (trabalhadores) de hoje somos nós. O Senhor a todo momento procurando os seus frutos na nossa vida. Precisamos produzir frutos a todo instante, zelando pela Obra que nos foi confiada, conduzindo-a segundo a revelação, com amor e dinamismo.

Se o Senhor não encontrar os frutos do Espírito em nós, será obrigado a arrendar a sua vinha a outros trabalhadores, como fez com Israel.

Por isso, o apóstolo Paulo escreveu: “Portanto, meus irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na Obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Co 15: 58).

Esboço de Pregação em Mateus 21:33-40 – Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país.



Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?