Os verbos da salvação – Pregação
Esboço de Pregação em Mateus 7:7 – “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.”
Introdução de Mateus 7:7
Os verbos são palavras de ação, e nesta passagem encontramos seis verbos que revelam o plano salvífico de Deus para a humanidade. Cada um desses verbos expressa uma etapa do relacionamento do homem com Deus, desde o clamor por salvação até a plenitude da eternidade com Ele. Vamos meditar sobre como essas ações refletem o propósito divino em nossas vidas.
Desenvolvimento
1. PEDIR
Após a queda do homem no Éden, a alma humana ficou distante de Deus, clamando por redenção. O pecado trouxe vazio, culpa e separação, mas o clamor por salvação ecoa no coração humano. “O Senhor ouviu a voz do meu clamor” (Salmo 6:9). Pedir é reconhecer a nossa necessidade de Deus, é admitir que somos incapazes de salvar a nós mesmos, que somos dependente de Deus e de sua misericórdia.
Examine sua vida: Você tem clamado a Deus por transformação, ou está tentando resolver tudo sozinho? Se humilhar diante de Deus é receber sua exaltação e cuidado. O Espírito Santo tem te chamado para se lançar aos pés do Senhor, ele deseja ouvir o seu pedido.
2. DAR
A resposta de Deus ao pedido humano é a dádiva da salvação por meio de Jesus Cristo. Dar é um ato de graça, um favor imerecido. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8). Deus deu Seu único Filho como prova de Seu amor e provisão para o nosso maior problema: o pecado.
Jesus é o maior presente de Deus para a vida do homem, Deus deu seu único filho em favor de nossas vidas, para que nele tenhamos vida eterna. O que você tem feito com o presente da salvação? Está aceitando e vivendo a graça, ou negligenciando-a?
3. BUSCAR
Após recebermos o dom da salvação, nossa atitude deve ser de busca constante pelo Salvador. Buscar é um verbo que implica ação contínua, uma fome por conhecer mais de Deus. Ele promete: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13). Essa busca nos leva a viver em santidade e a nos aproximarmos mais de Cristo. Em meio as lutas e provações sempre buscamos a presença de Deus e no momentos de alegria o louvamos por estar conosco todos os dias.
Dedique tempo diário para buscar a Deus por meio da oração, leitura da Palavra e comunhão com a Igreja.
4. ENCONTRAR
A busca sincera por Deus sempre resulta em encontro. Jesus deseja se revelar à Sua Igreja e trazer transformação. Encontrar não é apenas um momento, mas um estilo de vida. Em Cristo, encontramos paz, propósito e direção. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Precisamos de muitas coisas em nossas vidas, mas somente Cristo pode saciar as necessidades da nossa alma, ele nos satisfaz e sempre tem a resposta aos nossos anseios.
Onde você tem procurado respostas? Deus tem prazer em se revelar àqueles que O buscam.
5. BATER
À medida que avançamos na caminhada cristã, nossa busca se torna mais intensa. Bater é insistir, é desejar uma intimidade ainda maior com Deus. A Porta é Cristo (João 10:9), e ter comunhão com Ele é crucial nos tempos finais. Nesta última hora, somos chamados a uma relação profunda, de fé e obediência.
Bater implica persistência. Você tem perseverado na oração e na comunhão com Deus, mesmo em meio às dificuldades?
Somos levados a fazer muitas escolhas todos os dias e a cada momento, a melhor escolha e bater na porta que é Cristo, estaremos certos que a mesma já está berta para nos proporcionar o melhor de Deus em nossas vidas.
6. ABRIR
A promessa é clara: se batemos, a porta será aberta. Esta abertura aponta para duas realidades: aqui na terra, quando experimentamos a presença de Deus, e na eternidade, quando habitaremos com Ele para sempre. A vida eterna é o objetivo final do plano salvífico, e ela se manifestará plenamente quando estivermos face a face com o Senhor. “Na casa de meu Pai há muitas moradas…” (João 14:2).
Você está preparado para o momento em que Deus abrirá as portas da eternidade?
Conclusão de Mateus 7:7
Os verbos da salvação nos mostram o plano perfeito de Deus: pedir, dar, buscar, encontrar, bater e abrir. Esses passos nos levam da nossa condição de pecadores à gloriosa comunhão com o Pai na eternidade. Cada ação nos desafia a avançar na fé e no relacionamento com Cristo.
Reflita sobre sua jornada espiritual. Em que verbo você está atualmente? Peça a Deus que o ajude a avançar no Seu plano salvífico.
Esboço de Pregação em Mateus 7:7 – “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.”
Mais Esboços de Pregação
- O amigo importuno – Lucas 11:5-8
- A partilha dos bens – Lucas 15:12
- Nada pode invalidar o plano de Deus – 2 Reis 11:1