Que saístes a ver no deserto? – Pregação
Esboço de Pregação em Mateus 11:7 – E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?
Introdução de Mateus 11:7
Neste texto o Senhor Jesus usa uma expressão idiomática para se referir a João Batista. Expressões idiomáticas são conjuntos de duas ou mais palavras que têm um significado diferente, se elas foram compreendidas separadamente em sua forma literal.
Por exemplo: aqui no Brasil muitos falam: “Vamos arregaçar as mangas”, que significar começar algo ou um trabalho. As expressões bíblicas tem como objetivo expressar ideias comuns do cotidiano e também expressar ideias profundas acerca do reino de Deus, tanto para os ouvintes da época como para nós hoje em dia.
Em hebraico Jesus diria assim: ” Anavah Ruach “, esta expressão está ligada com os campos e plantações de trigo. Quando o vento sopra, o caniço ou trigo se inclina em direção ao vento.
ANAVAH – Significa humildade
RUACH – Significa vento, sopro, espírito
Desenvolvimento
Assim como o trigo ou cana que se inclina a favor do vendo, assim também João Batista se inclina ao Espírito. Por tanto, ao chamar joão Batista de caniço agitado pelo vento, Jesus o chameou de homem humilde, que se inclina, que é direcionado pelo Espírito.
E isto se confirma com o testemunho que o Senhor Jesus dá acerca de João Batista no Evangelho de Lucas 7:28 – “Eu lhes digo: de todos que nasceram de mulher, nenhum é maior que João Batista. E, no entanto, até o menor no reino de Deus é maior que ele”
O que tornou João Batista grande entre os homens foi sua submissão ao Espírito, e ser direcionado pelo Espírito Santo em fazer a vontade de Deus.
Conclusão de Mateus 11:7
O quanto temos sidos inclinados a direção do Espírito Santo?
Devemos ser como João Batista, inclinados a obedecer à vontade de Deus e sermos direcionados pelo espírito Santo em toda a nossa caminhada.
Esboço de Pregação em Mateus 11:7 – E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?