Pular para o conteúdo

Como voltar para casa – Lucas 15:11-24


Acesso Premium

Como voltar para casa

Esboço de Pregação Expositiva em Lucas 15:11-24 – Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Introdução

A amnésia é uma condição estranha que envolve a perda de memória. Há casos registrados em que a vítima esqueceu seu próprio nome e endereço, a data de seu nascimento e seus relacionamentos familiares. Esses fatos foram completamente apagados de sua mente. Ele tem um bloqueio mental e não consegue lembrar nenhum evento significativo que ocorreu antes de ser afetado. Até os marcos mais importantes da vida do indivíduo não significam nada para ele quando são mencionados.

Nesta semana, ouvi a história de um homem no Colorado que foi encontrado à beira da estrada. Ele não sabia quem era ou onde estava e não tinha nenhuma identificação. Isso foi há cinco anos, e até hoje ele ainda não tem ideia de como voltar para casa.

Receio que muitos cristãos estejam na mesma situação. Eles sofrem de uma espécie de amnésia espiritual. Parece-me que eles se esqueceram de tudo o que o Senhor fez por eles. Eles se esqueceram da salvação e de suas bênçãos. Eles se esqueceram da glória de estar em um relacionamento correto com o Pai. Eles se esqueceram de como a vida é maravilhosa na casa do Pai. Eles têm amnésia espiritual e parecem não ter ideia de como voltar para casa.

Bem, esta manhã, somos confrontados com um texto que nos diz, de forma clara, exatamente como voltar para casa. Na história do Filho Pródigo, somos apresentados à história de um jovem que, por todos os aspectos, sofria de amnésia espiritual. Podemos olhar para sua história e aprender com sua jornada de volta para casa. Vamos juntos olhar para esta maravilhosa história e falar sobre Como Voltar para Casa. Enquanto fazemos isso, há três perguntas que queremos considerar esta manhã. Essas perguntas nos ajudarão a fazer uma jornada segura e bem-sucedida de volta para casa.

Pergunta #1

I. v. 11-17 QUANDO DEVEMOS VOLTAR PARA CASA?

A. v. 12-13a Quando Você Deixa a Casa do Pai Para Trás – (Ilustração: O Contexto, este jovem fez um pedido muito cruel. Na prática, ele estava desejando que o Pai estivesse morto. Seu desejo era se livrar da autoridade do pai e viver sua vida como se o pai estivesse morto.) Para o cristão, o momento ideal para voltar para casa é no instante em que você percebe que deixou a Casa do Pai. Assim que você sentir que seu amor por Ele diminuiu, assim que perceber que não está tão próximo quanto antes, assim que vir os sinais de desvio, esse é o momento de se curvar em arrependimento diante do Pai. O afastamento não precisa chegar ao seu limite máximo. O arrependimento pode evitar a tragédia!

(Ilustração: Simão Pedro nos dá um bom exemplo desse princípio. Quando Jesus chamou Pedro para caminhar sobre as águas e vir até Ele, Pedro começou bem, mas assim que tirou os olhos de Jesus, começou a afundar. Naquele exato momento, ele clamou ao Senhor e disse: “Senhor, salva-me.” Quando ele clamou a Jesus, a Bíblia relata que Jesus estendeu a mão e levantou Pedro das ondas que ameaçavam engoli-lo. Mateus 14:28-31)

B. v. 13b Quando Você Começa a Viver Como o Mundo – (Ilustração: O Contexto – Este jovem deixou a casa do Pai e começou sua espiral descendente. O texto diz que ele “desperdiçou” o que tinha. Essa palavra se refere à debulha do grão. Este rapaz pegou sua fortuna, todas as coisas recebidas de seu pai, e as jogou ao vento do pecado e viu tudo ser levado embora.) Vamos encarar, há uma diferença marcante entre o cristão e o mundo – 2 Coríntios 5:17. 

No entanto, quando vemos essa linha começando a se desfazer, isso é um indicador de que é hora de voltar para casa, para o Pai. Sempre que começamos a andar, falar, agir, parecer, pensar ou qualquer outra coisa como o mundo perdido ao nosso redor, precisamos acordar e ver o perigo que estamos enfrentando. Você não pode estar certo com Deus e viver como o mundo! (Ilustração: Isaías 59:2)

C. v. 14 Quando Você Perde as Bênçãos do Pai – (Ilustração: O Contexto – Este jovem jogou fora todas as bênçãos do pai e ficou sem nada.) Ilustração: Este é o estado de muitos crentes esta manhã. Quando eles deixaram a casa do Pai, estavam cheios, mas agora viram o pecado e a vida desregrada tirar as bênçãos do Pai deles, e eles ficaram sem absolutamente nada daquilo que desfrutavam do Pai.

(Ilustração: Você vê, o pecado vai tirar sua paz, sua certeza, sua alegria, sua vida de oração, sua vida devocional, seu testemunho. Ele vai tirar tudo o que tem valor e deixar você espiritualmente falido e desamparado. Quando essas coisas começam a ser tiradas da vida de alguém, esse é um bom sinal de que essa pessoa precisa voltar para a casa do Pai!)

D. v. 15-16 Quando Você Fica Sem Nada – (Ilustração: O Contexto – Este jovem se viu completamente falido, trabalhando como alimentador de porcos, observando os porcos comerem e desejando a comida deles, porque ele não tinha nada para si e ninguém para cuidar dele.) Esta é uma imagem poderosa do que o pecado pode e fará em sua vida. Quando ele entra, ele o separa daqueles que o amam, o envia para longe da casa do Pai e literalmente tira tudo de você, deixando-o quebrado e morrendo de fome. Não é à toa que a Bíblia diz, Provérbios 13:15, “O bom entendimento traz favor, mas o caminho dos transgressores é áspero.”

(Ilustração: O pecado traz seu próprio clube! Amigo cristão, você está enganando a si mesmo se acha que pode pecar sem consequências. Se você acha que Deus vai apenas fechar os olhos e esquecer, então você está enganado. Quando o pecado vem, ele traz um companheiro que o Diabo não anuncia. Esse companheiro se chama Disciplina. Todo cristão que deixa a casa do Pai e vai para o pecado e permanece lá por algum tempo experimentará esse companheiro do pecado – Apocalipse 3:19; Hebreus 12:5-12)

(Ilustração: Deus sabe exatamente o que será necessário para trazê-lo de volta para casa, e Ele não hesitará em fazer isso!)

(Ilustração: A hora de voltar para casa é antes que essas coisas comecem a acontecer! Como eu disse antes, o melhor momento para voltar para casa é quando você se vê começando a sair. Quando ainda é apenas uma semente no coração. Depois que ela cresce e sufoca tudo o mais, é preciso muito mais esforço para removê-la.)

E. v. 17 Quando Você Sente Saudade da Casa do Pai – (Ilustração: Contexto – Este homem caiu em si e lembrou que os servos em casa estavam em uma situação muito melhor. Eles comiam melhor do que ele. Eles viviam melhor do que ele e eram mais felizes do que ele. Ele sentiu saudade da casa do pai.)

(Ilustração: O afastamento é uma forma de insanidade! É insano se afastar do Senhor e de todas as Suas bênçãos. No entanto, não importa o quão longe o cristão vá no pecado, não importa o quão sujo ele fique no caminho do mundo, chegará um dia em que ele sentirá saudade da casa do Pai. Ele se lembrará da comunhão, da comida, da alegria e da paz que tinha lá. A pessoa que pode se afastar, permanecer longe e não se importar, provavelmente não é salva de qualquer maneira – 1 João 2:19.)

(Ilustração: Quando houver esse desejo de voltar para casa, essa é a hora de voltar. Eu prometo a você, Deus nunca o deixará ir, se você for realmente dEle!)

É quando você deve voltar para casa. Agora, há outra pergunta.

Pergunta #2

II. v. 18-19 COMO DEVEMOS VOLTAR PARA CASA?

A. v. 18a Com Determinação – (Ilustração: O Contexto – Este jovem decidiu que voltaria para o Pai. Assim como ele havia deixado o Pai no início, agora ele deixa tudo para trás para voltar para casa.)

(Ilustração: Amigo cristão, você precisa decidir por si mesmo o que estar de volta na casa do Pai e sob Sua bênção significa para você. Então, você deve estar disposto a pagar qualquer preço necessário para que isso aconteça. É preciso um coração decidido para voltar para casa! Você tem que querer Deus mais do que quer este mundo!)

(Ilustração: Se você está fora da vontade do Senhor hoje, então não permita que nada ou ninguém atrapalhe seu retorno ao Pai. Não importa o custo: um relacionamento, um emprego, amigos, interesses, vícios, etc., eles devem ser abandonados se você quiser voltar para o Pai. Ele vale qualquer preço!)

B. v. 18b Com Arrependimento – (Ilustração: O Contexto – Este jovem não apenas experimentou uma mudança de circunstâncias, mas também uma mudança de coração. Ele estava disposto a confessar seus pecados e se colocar sob a autoridade do pai.)

(Ilustração: Se você se desviou da casa do Pai, você precisa voltar para casa, mas terá que fazer isso nos termos dEle! Ele o receberá, mas isso exigirá que você se arrependa dos seus pecados – Ilustração: 1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Quando nos dispomos a admitir nossos erros e confessar nossos pecados ao Senhor, Ele está mais do que disposto a nos ouvir e nos perdoar. Nunca podemos voltar para casa até que primeiro nos arrependamos dos nossos pecados!)

(Ilustração: Davi – Depois de seu pecado com Bate-Seba, ele se arrependeu de seus pecados, confessando-os diante do Senhor e recebendo purificação e perdão em troca –

Salmo 32:5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. Selá.”

Salmo 51:3-4 “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. (4) Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.”)

C. v. 19 Com Respeito – (Ilustração: O Contexto – Este jovem estava disposto a se humilhar diante do pai. Antes, ele havia ficado diante do pai com arrogância e exigido seu próprio caminho. Agora, ele está disposto a ser um servo diante do pai. Ele está humilde diante dele.)

(Ilustração: Lembra quando você foi salvo? Como se sentiu humilhado? Parecia que Deus era tão imenso e você tão pequeno, não é? Bem, é assim que será quando você voltar para casa após uma vida de desvio e afastamento. Deus aceitará o coração humilde – Salmo 51:17 “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

Tiago 4:10 “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.”

1 Pedro 5:6 “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo devido.”)

(Ilustração: Um espírito humilde percebe que não merece nada além de julgamento e punição. Ele não exige nada do Senhor, mas vem diante dEle disposto a ser e fazer o que Deus exigir. Um espírito humilde só quer estar de volta na casa do Pai!)

Agora, vimos quando precisamos voltar para casa e como devemos voltar, mas há mais uma pergunta que precisa ser considerada nesta passagem.

Pergunta #3

III. v. 20-24 O QUE ENCONTRAREMOS QUANDO CHEGARMOS EM CASA?
A. v. 20-21 Encontraremos Amor

(Ilustração: O Contexto – Este jovem encontrou algo esperando em casa que ele nunca havia experimentado no país distante. Esse algo era o amor do Pai!) Esse amor foi manifestado de várias maneiras:

  1. Um Pai Esperando e Vigiando – (Ilustração: Sem dúvida, o pai esperava o filho voltar todos os dias. Cristão, Deus também não parou de procurar por você.)
  2. Um Pai Movido de Compaixão – (Ilustração: Este pai sentiu a dor do filho. Ilustração: Sem dúvida, o filho parecia terrível. Provavelmente vestido em trapos, com a sujeira do chiqueiro sobre ele. Mas o pai não se importou. Seu filho estava em casa, e isso era o mais importante!)

Cristão, você pode ter ido longe no mundo, mas o Pai ainda o ama. Seu desejo, mais do que qualquer outra coisa, é tê-lo em casa, e Seu coração é movido por sua necessidade. Se você vier a Ele, você O encontrará esperando e pronto para restaurar sua vida.

  1. Um Pai Que Correu Para Encontrá-Lo – (Ilustração: Era considerado indigno para um homem mais velho correr. No entanto, este pai jogou essas considerações ao vento e correu para encontrar este filho que retornava.

Há uma razão muito boa para ele correr para encontrar este filho – Deuteronômio 21:18-21.)

(Ilustração: Cristão, posso garantir que, se você der o primeiro passo, o Pai Celestial correrá para encontrá-lo e restaurará imediatamente aquela comunhão quebrada.)

  1. Um Pai Que Estendeu o Beijo da Comunhão – (Ilustração: O Contexto. Este pai caiu sobre este filho e, apesar do cheiro e da sujeira, começou a beijá-lo. Ilustração: O beijo está no tempo presente. Isso significa que ele continuou beijando-o.)

(Ilustração: Cristão, quando você voltar para o Pai, Ele estenderá a você o beijo de Seu perdão. Deus o amará de volta à comunhão com Ele.)

B. v. 22-23 Encontraremos Luxo
  1. Uma Veste Para Cobrir Sua Imundície – (Ilustração: Este filho foi adornado com a melhor veste. Quando esta veste foi colocada sobre seus ombros, toda a sujeira do chiqueiro foi escondida.)

(Ilustração: Cristão, quando você voltar para casa, o perdão de Deus Todo-Poderoso cobrirá as manchas dos seus pecados, e em sua aparência, será como se você nunca tivesse saído de casa. O que Deus dá é restauração total!)

  1. Um Anel Para Usar em Seu Dedo – (Ilustração: Aquele anel representava o amor eterno do pai. Também representava a autoridade do pai. O pai havia restaurado este filho.)

(Ilustração: Cristão, quando você voltar para casa, o Pai o lembrará de Seu amor e cuidado infalíveis por você. Ele também o restaurará a um lugar de autoridade. Você vê, quando você está no pecado, você não tem testemunho nem autoridade para falar pelo Pai. No entanto, quando tudo é restaurado, Ele devolve a você esse testemunho e o usa na vida dos outros!)

  1. Sapatos Para Seus Pés – (Ilustração: Apenas os escravos andavam descalços. Este pai estava determinado a dizer ao mundo que este rapaz ainda era seu filho.)

(Ilustração: Cristão, não importa o quão longe você vá no pecado, você nunca deixa de ser um filho. Você pode não parecer, pode não viver como um, mas se você é salvo, você sempre será um filho do Pai! Mas, quando você voltar para casa, Ele colocará os sapatos da filiação em seus pés e o restaurará àquele lugar de posição diante dEle e diante do mundo. Outros podem não recebê-lo, Ilustração: O irmão mais velho, v. 28, mas Deus o receberá, e Ele nunca terá vergonha de você – Hebreus 11:16.)

  1. Um Lugar à Mesa do Pai – (Ilustração: O bezerro cevado era morto apenas em ocasiões especiais, e esta se qualificava! Não mais este filho teria que desejar a comida dos porcos. Agora, ele foi restaurado à mesa do Pai e poderia comer até se satisfazer.)

(Ilustração: Cristão, não há necessidade de nenhum filho de Deus se alimentar nas manjedouras do mundo. O Pai está esperando, e Sua mesa está posta com abundância para todos que voltarem para casa e se juntarem a Ele lá.)

C. v. 24 Encontraremos Alegria

(Ilustração: O Contexto. Quando este filho voltou para casa, a alegria encheu uma casa que havia sido silenciada pela tristeza.)

(Ilustração: Quando um crente está fora da comunhão com o Senhor, há uma quebra em sua alegria. Mas, quando ele voltar para casa, haverá grande regozijo na casa do Pai –

Lucas 15:10 “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Você não gostaria de ser a causa de alegria no céu? Você pode ser, se estiver fora da vontade do Pai e tomar a decisão de voltar para casa hoje.

Conclusão de Lucas 15:11-24

Hoje, muitos estão na mesma posição que este Filho Pródigo. Você se afastou muito de casa, e agora é hora de voltar. Tudo o que você precisa fazer é dar esse passo e seguir para casa. Lá, você encontrará o Pai esperando para recebê-lo. Você O encontrará exatamente onde O deixou. Você virá?

Alguns aqui hoje nunca conheceram o Pai. Tudo o que você já conheceu foi o país distante. Você nunca conheceu a alegria e o riso da casa do Pai. Você nunca experimentou a bênção de ser um dos filhos de Deus. Se essa é a sua situação hoje, deixe-me encorajá-lo a vir a Ele agora mesmo. O Pai está sempre procurando por novos filhos para encher Sua casa, e Ele tem um lugar especial para você. Você virá a Ele para salvação hoje?

Independentemente de onde você está hoje, se você pudesse ver o Pai, você O veria de pé, de braços abertos, chamando você para Ele. Você não virá ao Pai agora mesmo?


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!
Alguma dúvida?