Ele é digno!
Esboço de Pregação Expositiva em Salmo 146:1-10 – Louvai ao SENHOR! Ó minha alma, louva ao SENHOR! Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver. Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação.
Introdução de Salmo 146:1-10
Este Salmo é o primeiro de cinco Salmos que recebem o título de “Salmos de Aleluia” ou “Salmos de Louvor”. Esses cinco Salmos provavelmente foram escritos por volta do tempo em que Israel retornou de um terrível período de cativeiro na Babilônia. Após retornarem do exílio, os judeus reconstruíram as muralhas de Jerusalém, reconstruíram seu Templo e reestabeleceram sua nação.
Para comemorar a graça de Deus em trazê-los de volta da beira da extinção, esses Salmos de louvor foram escritos para glorificar o nome do Senhor. Parece que os judeus estavam tão comovidos pelo que o Senhor havia feito neles e por eles que não conseguiam conter seu louvor a Ele. Portanto, todos esses cinco preciosos Salmos começam e terminam com uma declaração de louvor a Deus e um chamado para que outros se envolvam no louvor a Deus. Todos começam e terminam com a frase “Louvai ao SENHOR!” Essa frase traduz a palavra hebraica “Aleluia!”
Essas pessoas estavam louvando o Senhor por tudo o que Ele havia feito por elas. Elas entendiam a verdade de que seus anos de cativeiro foram o resultado direto de seus pecados. Elas perceberam que estavam de volta à sua terra pela pura graça de Deus. Sabiam que haviam sido punidas porque adoraram outros deuses; e sabiam que haviam sido trazidas de volta para casa pelo único Deus verdadeiro. Portanto, elas O louvam por uma razão: Ele é Digno!
Quero lembrar você hoje que Ele ainda é digno! Assim como fez por esse povo antigo, Deus agiu com graça e poder para libertar nossas almas do tormento e do cativeiro de nossos pecados. Ele nos libertou de uma eternidade no inferno e nos adotou em Sua família quando nos salvou. Se esse povo antigo podia louvar o Senhor por Sua graça em trazê-los de volta à sua terra natal, quanto mais o povo redimido de Deus deve louvá-Lo por nos tirar da vergonha, condenação e tristeza de nossos pecados?
Hoje, quero olhar para o Salmo 146. Quero tentar mostrar a você, a partir desses versículos, que Ele é Digno! Quero lembrar você de que Ele é digno do seu amor. Ele é digno da sua devoção. Ele é digno da sua obediência. Ele é digno de tudo o que você pode oferecer a Ele. Mas, nesta mensagem, quero focar, na verdade, de que Ele é digno do seu louvor. Vamos refletir sobre isso enquanto pensamos no tema: Ele é Digno!
I. v. 1-2 O DESAFIO PARA LOUVAR
A. v. 1 Um Chamado para Louvar
O salmista convoca sua alma a louvar o Senhor. Há muitos momentos em que esses corpos carnais não encontram razão para louvar o Senhor; mas a alma redimida pode encontrar justificativas ilimitadas para um louvor alto e prolongado ao Todo-Poderoso. (Ilustração: Salmo 103:1-5; Efésios 1:3.)
B. v. 2 Um Compromisso de Louvar
O escritor continua nos dizendo que seu louvor não terá limites.
- Um Compromisso Terreno – Enquanto houver fôlego em seus pulmões, este salmista declara sua intenção de louvar o Senhor. Se você é salvo, doença, idade, dor, sofrimento, tristeza e até a morte nunca poderão tocar as razões para o verdadeiro louvor.
Somos comandados a ser gratos por todas as coisas, até mesmo pelas coisas negativas da vida, 1 Tessalonicenses 5:18; Efésios 5:20; Filipenses 4:6. Mas, as verdadeiras razões para o louvor genuíno são internas e não externas. Elas são algumas das coisas que mencionamos anteriormente ao considerar o Salmo 103:1-5. Somos salvos; somos filhos de Deus; estamos seguros em Jesus para sempre; estamos a caminho de uma cidade chamada Céu; essas coisas são nossas e não podem ser tocadas por este mundo, pelo tempo ou por Satanás! Portanto, temos razão para nos alegrar, mesmo quando a vida é dura, Lucas 10:20.
- Um Compromisso Eterno – O salmista continua nos dizendo que, enquanto ele existir, em qualquer forma, ele ainda estará pessoalmente envolvido no louvor ao Senhor. Como eu disse, há momentos em que é difícil encontrar uma razão para louvar o Senhor a partir de uma perspectiva terrena. Mas, quando trocarmos o terreno pelo celestial e estivermos aperfeiçoados em Sua presença na glória, teremos ainda mais razão para exaltar o nome do Senhor. E faremos exatamente isso! Se você não acredita em mim, dê uma olhada no seu próprio futuro, Apocalipse 4:1-11; Apocalipse 5:9-14.
II. v. 3-4 A ADVERTÊNCIA NO LOUVOR
Somos advertidos contra louvar outros homens nestes versículos. Há uma razão dupla para isso.
A. O Homem é uma Criatura Impotente
O salmista nos adverte contra fazer de qualquer homem o objeto de nosso louvor. Somos informados de que o homem carece da capacidade de “ajudar”. Essa é uma palavra interessante! Ela é frequentemente traduzida como “salvação, libertação e vitória” no Antigo Testamento. A ideia aqui é esta: o homem pode ser útil de tempos em tempos nesta vida; mas o homem nunca pode oferecer ajuda eterna.
Portanto, devemos ser cautelosos ao dar nosso louvor aos homens. (Ilustração: A tendência em nossa sociedade de louvar atores, cantores, atletas, etc. Ilustração: A tendência na igreja moderna de louvar pregadores e cantores. O único que é digno de nosso louvor é o Senhor. Ele é o único que pode nos redimir de nossos pecados e mudar nosso destino eterno.)
B. O Homem é uma Criatura Passageira
No seu melhor, o homem é uma criatura transitória. Ele está neste mundo por um curto período de tempo e então se vai, Tiago 4:14. E, quando o homem passa da cena; tudo o que ele era e tudo o que ele oferecia aos outros homens desaparece com ele, Eclesiastes 2:16; 8:10; 9:5. Deus, por outro lado, é eterno. O que Ele faz e o que Ele dá também são eternos. Portanto, Ele, e não o homem, merece todo o louvor que podemos render a Ele! Ele é digno!
III. v. 5-10 A CAUSA PARA O LOUVOR
Para apoiar o que está dizendo, o salmista nos mostra por que a pessoa que conhece o Senhor tem muitas razões para louvar Seu nome. Veja, aqueles que colocam sua confiança em si mesmos ou em outros não têm razões confiáveis para se alegrar; mas todos aqueles cuja fé está em Deus têm mais razões para louvá-Lo do que podem compreender! Essa é a mensagem do versículo 5. E o suporte para essa posição é oferecido nos versículos 6-10.)
A. v. 6 A Grandeza de Deus
Sempre podemos louvar o Senhor por Sua grandeza, que é revelada de duas maneiras especiais.
- A Grandeza de Seu Poder – Ele é o Deus da criação! Ele é o Deus que disse “Haja…” e houve, Salmo 19; Isaías 40:12! Seu poder é impressionante e ilimitado! É esse poder que Ele estende a nós na salvação e em nosso sustento dia após dia! Quando você estiver sobrecarregado pela vida, lembre-se de quem é seu Deus e o que Ele fez. Então lembre-se de que Ele ainda é “capaz”, Efésios 3:20, e que Ele ainda é o “Eu Sou”, Êxodo 3:14. Quando você confia Nele, Seu poder se torna seu poder!
Meu carro pode se mover pela estrada em altas velocidades. Ele pode manter esse ritmo por horas a fio. Ele pode subir colinas que me deixariam exausto muito antes de eu chegar ao topo. Meu carro pode fazer muitas coisas que eu não posso fazer; mas quando eu confio em seu poder e me entrego às suas capacidades; as capacidades do meu carro se tornam minhas! De repente, eu posso fazer o que ele é capaz de fazer, tudo porque eu confio nele. O mesmo é verdade, em um sentido muito maior, quando se trata do Senhor.
Quando eu confio Nele, Sua riqueza se torna minha riqueza. Seu poder se torna meu poder. Sua capacidade se torna minha capacidade. Eu sou capacitado a permanecer, a caminhar, a vencer, tudo porque estou descansando em Seu poder e não no meu. Ele é digno!)
- A Grandeza de Suas Promessas – Somos informados de que Deus “guarda a verdade para sempre”. Tenho certeza de que há muitos significados nessa frase. Mas, acho que ela se refere ao fato de que Deus cumprirá Sua Palavra.
Em outras palavras, o que Deus prometeu, Deus realizará. Os filhos de Deus nunca precisam temer que uma única de Suas promessas passe sem ser cumprida. Deus fará tudo o que disse que faria. Cada promessa, desde colocar comida em sua mesa e roupas em suas costas, Mateus 6:25-34; até salvar você e mantê-lo salvo, João 10:28; até Sua promessa de um lar perfeito no Céu um dia, João 14:1-3; Apocalipse 21:4, será perfeitamente e completamente cumprida. Ele guarda a verdade para sempre!
B. v. 7-9 A Graça de Deus
Acho que poderíamos parar por aqui e entender a grande verdade de que Ele é digno de todo o nosso louvor. Mas, o salmista continua a listar as razões pelas quais os redimidos têm para louvar o Senhor. Basta olhar para o que Ele faz por Seu povo e acho que você concordará: Ele é digno!
- v. 7 Ele Luta pelos Desamparados – Ele ajuda aqueles que não podem se ajudar! Assim como Ele libertou Israel do cruel cativeiro de seus captores; Ele libertou Seu povo redimido do cruel cativeiro do pecado e de Satanás. Quando não podíamos nos libertar, Ele interveio por graça e nos salvou, Salmo 40:1-3. Ele é digno!
- v. 7 Ele Alimenta os Famintos – Não apenas nosso pão diário; mas cada necessidade que temos, tanto física quanto espiritual, é suprida por nosso maravilhoso Pai, Filipenses 4:19! Gostamos de focar nas bênçãos que são físicas por natureza; mas as maiores bênçãos de Deus são espirituais. Posso me lembrar de vezes em que precisei de uma palavra para minha alma; e Ele nunca me decepcionou. Ele é digno!
- v. 7 Ele Liberta os Cativos – Ele libertou Israel de seus opressores e fez o mesmo por você e por mim. Jesus veio para libertar o homem, João 8:36. Ele nos libertou do maior perigo de todos; Ele nos libertou de nossa condição perdida, condenada ao inferno, Lucas 4:18. Ele é digno!
- v. 8 Ele Ilumina os Cegos – Novamente, há louvor por um benefício físico. Mas, a abertura dos olhos cegos seria uma das marcas do Messias quando Ele viesse, Isaías 42:16-18; Lucas 4:18. Ao longo de Seu ministério, Jesus fez exatamente isso. Ele abriu os olhos dos cegos em muitas ocasiões. Mas, eu lembraria você de que há uma escuridão maior que a escuridão física! Aquela pobre alma presa no pecado está cega para as coisas de Deus. Ele é mantido prisioneiro em sua escuridão por Satanás, 2 Coríntios 4:4. Eu estava lá um dia, mas Jesus veio até onde eu estava e curou minha cegueira e restaurou minha visão espiritual e me trouxe para Sua maravilhosa luz, 1 Pedro 2:9. Ele é digno!
- v. 8 Ele Ergue os Quebrantados – A ideia aqui é que Deus levanta o fardo das costas dos cansados. Oh, quantas vezes Ele levantou meu fardo e me deu descanso, Mateus 11:28. Quantas vezes tive o privilégio de lançar meu fardo sobre Ele simplesmente porque Ele cuida de mim, 1 Pedro 5:7; Salmo 55:22. Mas, então houve aquele dia em que o fardo do pecado em minha alma era tão pesado que eu sentia que não podia dar mais um passo. Eu vim a Ele pela fé, lancei meu fardo de pecado sobre Jesus e Ele me levantou com Seu poder poderoso! Ele é digno!
- v. 8 Ele Ama o Crente – Deus tem um lugar especial em Seu coração para aqueles que estão em um relacionamento correto com Ele, Jeremias 31:3. Ele nos diz que nada pode jamais romper esse vínculo de amor que nos une ao Senhor, Romanos 8:38-39. Ele nos ama mesmo quando somos indesejáveis! Ele nos ama quando merecemos ódio. Ele nos ama apesar de nossa tolice e nossos fracassos. Ele nos ama incondicionalmente, completamente e eternamente! Ele é digno!
- v. 9 Ele Protege os Estrangeiros – O salmista até louva o Senhor porque Ele cuida daqueles que nem mesmo fazem parte da nação de Israel. Ele cuida daqueles que são estrangeiros por nascimento, mas adotaram Israel como seu novo lar. Que graça! Claro, há um sentido em que você e eu somos estrangeiros e peregrinos, 1 Pedro 2:11. E, enquanto viajamos por esta terra como peregrinos a caminho de uma cidade, podemos contar com o Senhor para nos proteger, nos guardar e estar sempre presente conosco em nossa jornada, Mateus 28:20; Hebreus 13:5. Eu tenho certeza de que, enquanto viajo por este mundo, estou seguro por Sua proteção e por Sua promessa, João 10:28; 1 Pedro 1:5. Ele é digno!
- v. 9 Ele Apoia os Sofredores – Os membros mais desfavorecidos daquela sociedade eram o foco do cuidado e proteção de Deus. Aqueles que outros muitas vezes ignoravam e esqueciam nunca estavam fora da mente de Deus. Ele cuidava dos sofredores. A propósito, Ele ainda cuida! Quando você e eu sofremos enquanto percorremos este caminho, podemos confiar Nele para nos confortar em nosso sofrimento para Sua glória, 2 Coríntios 12:9; Hebreus 4:15-16. Você e eu podemos não ter muito pelos padrões do mundo, mas o crente mais pobre possui mais do que a pessoa mais rica do mundo! Graças a Deus, há graça para a jornada! Ele é digno!
- v. 9 Ele Julga o Pecador – Isso pode não parecer uma grande razão para louvor, mas quando vemos da perspectiva de Deus, é. Veja, assim como o Senhor cuida dos Seus ao longo do caminho da vida; Ele frustra os planos dos ímpios. No final, Deus vindicará Seu nome e Se exaltará. Todos aqueles que O amam viverão com Ele no céu. Mas, aqueles que O negam enfrentarão o julgamento do inferno.
Como isso é graça? Imagine, se puder, um céu cheio de pecadores não regenerados, não redimidos. O céu seria o inferno! Podemos não entender completamente essa verdade hoje; mas quando chegarmos ao Céu, com uma mente como a do Senhor, entenderemos! Ele é digno!
C. v. 10 A Glória de Deus
Ele será para sempre Deus. Ele reinará para sempre. Ele será para sempre digno de nosso louvor. Suas promessas permanecerão para sempre. Seu povo será preservado para sempre. E, enquanto a expansão infinita da eternidade se desdobra diante de nossos olhos, nós levantaremos nossas vozes em louvor ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Declararemos para sempre que Ele é digno!
Conclusão de Salmo 146:1-10
Os hinos dos redimidos no céu giram em torno do fato de que Ele é digno, Apocalipse 5:9, 12. Mas, deixe-me lembrar você de que Ele é digno agora! Portanto, deixe-me desafiar você a louvar o Senhor e a exaltar Seu nome, porque Ele é digno!
Se você está atrasado na área de louvor e quer se atualizar; você pode começar esse processo agora mesmo. Se você não é um filho de Deus e gostaria de experimentar todas as grandes coisas que Ele pode fazer por você; você pode ter isso. Se há um fardo, uma necessidade ou uma situação que precisa ser trazida a Ele; você também pode fazer isso.
Esboço de Pregação Expositiva em Salmo 146:1-10 – Louvai ao SENHOR! Ó minha alma, louva ao SENHOR! Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver. Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação.
Mais Esboços de Pregação
Não chores! – Apocalipse 5:4-5